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dc.contributor.authorArcenio, Cláudia Rodrigues do Carmo
dc.date.accessioned2023-12-21T18:54:41Z-
dc.date.available2023-12-21T18:54:41Z-
dc.date.issued2022-11-09
dc.identifier.citationARCENIO, Cláudia Rodrigues do Carmo. Travessias iguaçuanas de letramento escolar: narrativas sobre os programas federais de formação continuada de professores alfabetizadores (1990-2020). 2022. 277 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2022.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9934-
dc.description.abstractTravessia significa passagem, atravessamento, caminho percorrido. No contexto dessa escrita, a travessia se realiza por meio das trajetórias de vida de sete professoras cujas vivências atravessaram a história do letramento escolar na cidade de Nova Iguaçu, contribuindo para que os programas federais de formação continuada de professores alfabetizadores se concretizassem. A cartografia dessas trajetórias buscou elaborar uma imagem colaborativa de como se deu a implementação desses programas na rede municipal. Nesse sentido, a presente pesquisa procurou investigar a travessia do letramento escolar, em especial a prática de letramento denominada alfabetização, em o município de Nova Iguaçu, por meio de narrativas sobre os programas federais de formação continuada de professores alfabetizadores de forma a contribuir com o registro dos processos históricos da alfabetização em o estado do Rio de Janeiro, especialmente da Baixada Fluminense; explicitar as concepções de alfabetização e letramento que permeiam cada um dos programas de formação investigados; analisar e expor uma temporalidade específica da trajetória da alfabetização de classes populares. As narrativas foram construídas sob o paradigma da história oral e analisadas a partir da Análise Dialógica do Discurso. Além disso, nos utilizamos da Espiral do Tempo, que consiste em um dispositivo de análise gráfica que representa principalmente a simultaneidade das trajetórias de vida investigadas. Ao final desse trabalho, concluímos que essas políticas de formação continuada parecem configurar-se em uma espécie de estrutura para a reprodução de técnicas, metodologias e práticas ancoradas em referenciais teóricos que refletem acepções do que se espera do sujeito alfabetizado em uma determinada temporalidade. Esses conjuntos teóricos-metodológicos geralmente são apresentados de tempos em tempos em forma de programas como um caminho para a questão da alfabetização no Brasil. As narrativas de trajetória de vida nos permitiram visualizar e analisar as materialidades, resistências e influências dessas formações nas concepções e práticas alfabetizadoras nesse município, expondo parte significativa do letramento escolar e da alfabetização de classes populares.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectNova Iguaçupor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectTeaching of reading and writingeng
dc.subjectNova Iguaçueng
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.titleTravessias iguaçuanas de letramento escolar: narrativas sobre os programas federais de formação continuada de professores alfabetizadores (1990-2020)por
dc.title.alternativeIguaçuan crossings of school literacy: narratives about the federal programs for continuing education of literacy teachers (1990-2020)eng
dc.typeTesepor
dc.description.abstractOtherCrossing means passage, crossing, way taken. In the context of this writing, the crossing happens through life trajectories of seven teachers whose experiences crossed the history of school literacy in the city of Nova Iguaçu, contributing to the implementation of federal programs of continuing education for literacy teachers. The cartography of these trajectories sought to elaborate a collaborative image of how these programs were implemented in the municipal network. In this sense, the present research sought to investigate the crossing of school literacy, in particular the literate practice called literacy, in the municipality of Nova Iguaçu, through narratives about the federal programs of continuing education of literacy teachers and thus contribute to the recording of historical processes of literacy in the state of Rio de Janeiro, especially in Baixada Fluminense; explain the concepts of literacy and literacy that permeate each of the training programs investigated; to analyze and expose a specific temporality of the literacy trajectory of popular classes. The narratives were built under the paradigm of oral history and we adopted Dialogic Discourse Analysis as an analysis methodology. In addition, we used the Spiral of Time, which consists of a graphic analysis device that represents the simultaneity of the investigated life trajectories. At the end of this work, we conclude that these continuing education policies seem to constitute a kind of structure for the reproduction of techniques, methodologies and practices anchored in theoretical references that reflect meanings of what is expected of the literate subject in a given temporality. These theoretical-methodological sets are usually presented from time to time in the form of programs as a path to the issue of literacy in Brazil. The life trajectory narratives made it possible to visualize and to analyze the materialities, resistances and influences of these formations in the conceptions and practices of literacy in that municipality, exposing a significant part of school literacy and the teaching of reading and writing of popular classeseng
dc.contributor.advisor1Azevedo, Patrícia Bastos de
dc.contributor.advisor1ID035.569.887-04por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2172195421648211por
dc.contributor.referee1Azevedo, Patricia Bastos de
dc.contributor.referee1ID035.569.887-04por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2172195421648211por
dc.contributor.referee2Santos, Ana Maria Marques
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4837755740137182por
dc.contributor.referee3Sales, Sandra Regina
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-5691-0255por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6700481146248917por
dc.contributor.referee4Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa
dc.contributor.referee4ID092.435.007-59por
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6098382779643532por
dc.contributor.referee5Araújo, Helena Maria Marques
dc.contributor.referee5ID672.603.147-53por
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/8290959340127502por
dc.creator.ID119.833.337-51por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8690665991324981por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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