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Tipo do documento: Tese
Title: O empreendedorismo nas escolas estaduais do Estado do Rio de Janeiro: uma nova saída para a crise do capital?
Other Titles: Entrepreneurship in state schools in the State of Rio de Janeiro: a new way out of the capital crisis?
Authors: Magalhães, Ramon Mendes da Costa
Orientador(a): Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz
Primeiro membro da banca: Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz
Segundo membro da banca: Martins, André Silva
Terceiro membro da banca: Pronko, Marcela
Quarto membro da banca: Melo, Marcelo Paula de
Quinto membro da banca: Evangelista, Olinda
Keywords: Pedagogia das Competências;Empresariamento na educação pública;Rio de Janeiro;Pedagogy of Skills;Entrepreneurship in public education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 31-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: MAGALHÃES, Ramon Mendes da Costa. O empreendedorismo nas escolas estaduais do Estado do Rio de Janeiro: uma nova saída para a crise do capital?. 2023. 363 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/ Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2023.
Abstract: Em meio a crise estrutural do capital, têm se destacado a busca do desenvolvimento do auto-emprego, marcado principalmente pela noção de empreendedorismo e de competências, no qual o empreendedorismo se torna a principal “saída” da classse trabalhadora para superar o desemprego estrutural e garantir a empregabilidade. Neste contexto, a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC) vem, desde 2013, elaborando o projeto de Ensino Médio em tempo integral, com a integração com ensino profissionalizante em empreendedorismo. Esse projeto, desenvolvido pela SEEDUC, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e pelo Instituto Ayrton Senna (IAS) através do estabelecimento de uma relação entre o público e privado, chamadas de “parcerias público-privadas”, tem direcionado o processo de formação humana, a concepção de trabalho e o trabalho educativo dentro das escolas, disseminando um modelo de formação ligado à lógica produtiva e impondo mudanças nos currículos, materiais didáticos e conteúdos a serem trabalhados pelos docentes. O objetivo desse estudo foi analisar as formulações educacionais do SEBRAE e do Instituto Ayrton Senna sobre empreendedorismo e competências aplicadas na política educacional do estado do Rio de Janeiro para o Ensino Médio técnico, buscando apreender os fundamentos das formulações para a formação humana. Essas formulações são implementadas no Curso de Ensino Médio com Ênfase em Empreendedorismo Aplicado ao Mundo do Trabalho. A questão de pesquisa foi assim definida: Como o SEBRAE e o IAS influenciaram a política educacional do estado do Rio de Janeiro para o Ensino Médio? Qual seria o significado das formulações inseridas na política para a formação humana no Ensino Médio?. Para isso, tomamos como método o materialismo histórico-dialético para atingir um conhecimento que permita avançar para além das aparências fenomênicas, na progressiva e histórica compreensão da realidade. A técnica de pesquisa foi análise documental. Com base nas análises, o estudo revela que a formação oferecida no curso de Ensino Médio com Ênfase em Empreendedorismo Aplicado ao Mundo do Trabalho pelos Aparelhos Privados de Hegemonia (APH) da classe burguesa, SEBRAE e IAS, através da relação estabelecida com a SEEDUC, tem atuado para disseminar um projeto de formação humana para atender os interesses do capital em crise, sendo a formação do empreendedor uma “possível” saída sócio-produtiva para manter a coesão social diante dos crescentes níveis de exploração e precarização da classe trabalhadora e das mazelas sociais. Além disso, revela que a modelagem comportamental, ligadas as competências socioemocionais e a ideologia do empreendedora tem se tornado umas das principais estratégias do capital na redefinição da formação humana, do trabalhador e do trabalho docente. Contudo, a conclusão é que o empreendedorismo é uma ideologia que não oferece saídas para a classe trabalhadora no contexto de crise do capitalismo.
Abstract: In the midst of the structural crisis of capital, the search for the development of self-employment has been highlighted, marked mainly by the notion of entrepreneurship and competences, in which entrepreneurship becomes the main “way out” of the working class to overcome structural unemployment and ensure employability. In this context, the Secretary of Education of the State of Rio de Janeiro (SEEDUC) has been, since 2013, preparing the full-time High School project, with integration with vocational education in entrepreneurship. This project, developed by SEEDUC, by the Brazilian Micro and Small Business Support Service (SEBRAE) and by the Ayrton Senna Institute (IAS) through the establishment of a relationship between the public and private sectors, called “public-private partnerships”, has directed the process of human formation, the conception of work and the educational work inside the schools, disseminating a model of formation linked to the productive logic and imposing changes in the curricula, didactic materials and contents to be worked by the professors. The objective of this study was to analyze the educational formulations of SEBRAE and the Ayrton Senna Institute on entrepreneurship and applied competences in the educational policy of the state of Rio de Janeiro for Technical High School, seeking to apprehend the fundamentals of the formulations for human formation. These formulations are implemented in the High School Course with Emphasis on Entrepreneurship Applied to the World of Work. The research question was thus defined: How did SEBRAE and IAS influence the educational policy of the state of Rio de Janeiro for High School? What would be the meaning of the formulations inserted in the policy for human formation in High School?. For this, we use historical-dialectical materialism as a method to achieve knowledge that allows us to advance beyond phenomenal appearances, in the progressive and historical understanding of reality. The research technique was document analysis. Based on the analyses, the study reveals that the training offered in the High School course with Emphasis on Entrepreneurship Applied to the World of Work by Private Apparatuses of Hegemony (APH) of the bourgeois class, SEBRAE and IAS, through the relationship established with SEEDUC, has been working to disseminate a human training project to meet the interests of capital in crisis, with entrepreneur training being a “possible” socio-productive way out to maintain social cohesion in the face of increasing levels of exploitation and precariousness of the working class and the ills social. In addition, it reveals that behavioral modeling, linked to socio-emotional skills and the entrepreneur's ideology, has become one of the main strategies of capital in redefining human, worker and teaching work. However, the conclusion is that entrepreneurship is an ideology that does not offer solutions for the working class in the context of the crisis of capitalism.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9933
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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