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dc.contributor.authorMagalhães, Tamara França de Almeida
dc.date.accessioned2023-12-21T18:54:41Z-
dc.date.available2023-12-21T18:54:41Z-
dc.date.issued2022-12-05
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Tamara França de Almeida. A luta anticapacitista na Universidade: revendo conceitos de deficiência. 2022. 244 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2022.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9932-
dc.description.abstractDiferentes pesquisas têm evidenciado que uma das principais dificuldades enfrentadas pelas instituições de educação superior no processo de inclusão do estudante com deficiência, concentram-se nas barreiras atitudinais apresentadas pelos servidores que atuam nestes espaços. Estes resultados indicam ainda, que a atuação de cursos de formação continuada, que busquem a sensibilização destes profissionais para às questões relativas a acessibilidade e inclusão neste nível de ensino, são estratégias profícuas para traspor as barreiras atitudinais que limitam a inclusão da pessoa com deficiência na educação superior. Diante deste panorama, esta tese investigou as concepções dos servidores da UFRRJ sobre a deficiência, compreendendo que as concepções sobre esta condição podem potencializar ou dirimir as barreiras atitudinais que se colocam frente a deficiência na sociedade. Evidenciamos este debate, conjecturando que as concepções sobre a deficiência, cunhadas nas ideologias capacitistas, ainda hoje estruturam e consolidam ações e atitudes que determinam o lugar das pessoas com deficiência nos diferentes espaços da sociedade. Sob esta ótica, esta pesquisa foi desenvolvida a partir do curso de formação continuada Inclusão e Acessibilidade no Ensino Superior, uma formação profissional direcionada aos servidores da UFRRJ sobre acessibilidade e inclusão, tendo como objetivo analisar as concepções dos servidores sobre a deficiência ao longo do curso de formação. Intencionamos com este estudo investigar se as ações encaminhadas pela atividade formativa, propiciaram uma sensibilização e transformação nas concepções dos servidores, que contribuam para dirimir as barreiras atitudinais que obstaculizam a inclusão das pessoas com deficiência na UFRRJ e fortaleçam a cultura anticapacitista na instituição. Ressalta-se que esta pesquisa foi desenvolvida por meio da metodologia da pesquisa-ação qualitativa em diálogo com a abordagem Histórico-Cultural e os resultados revelaram que a tese enunciada foi evidenciada, uma vez que a formação propiciou transformações nas concepções dos servidores da UFRRJ sobre a deficiência, possibilitando reflexões que contribuirão para a constituição de uma cultura anticapacitista na universidade.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdeficiênciapor
dc.subjecteducação superiorpor
dc.subjectcapacitismopor
dc.subjectbarreiras atitudinaispor
dc.subjectdisabilityeng
dc.subjecthigher educationeng
dc.subjectableismeng
dc.subjectattitudinal barrierseng
dc.titleA luta anticapacitista na Universidade: revendo conceitos de deficiênciapor
dc.title.alternativeThe anti-disability struggle at the University: reviewing disability conceptseng
dc.typeTesepor
dc.description.abstractOtherDifferent studies have shown that one of the main difficulties faced by institutions of higher education in the process of inclusion of students with disabilities, are concentrated in the attitudinal barriers presented by the servers that work in these spaces. These results also indicate that the performance of continuing education courses, which seek to raise these professionals' awareness of issues related to accessibility and inclusion at this level of education, are fruitful strategies to overcome the attitudinal barriers that limit the inclusion of people with disabilities in the college education. Given this panorama, this thesis investigated the conceptions of the UFRRJ servers about disability, understanding that the conceptions about this condition can enhance or resolve the attitudinal barriers that face disability in society. We evidence this debate, conjecturing that the conceptions about disability, coined in capacitist ideologies, still today structure and consolidate actions and attitudes that determine the place of people with disabilities in different spaces of society. From this perspective, this research was developed from the continuing education course Inclusion and Accessibility in Higher Education, a professional training aimed at UFRRJ employees on accessibility and inclusion, with the objective of analyzing the employees' conceptions about disability throughout the course training. With this study, we intend to investigate whether the actions carried out by the training activity, provided an awareness and transformation in the conceptions of the servers, which contribute to resolve the attitudinal barriers that hinder the inclusion of people with disabilities in the UFRRJ and strengthen the anti-capacity culture in the institution. It should be noted that this research was developed using the methodology of qualitative action research in dialogue with the Historical-Cultural approach and the results revealed that the stated thesis was evidenced, since the training provided transformations in the conceptions of the UFRRJ servers about disability, enabling reflections that will contribute to the constitution of an anti-disability culture at the university.eng
dc.contributor.advisor1Pletsch, Márcia Denise
dc.contributor.advisor1ID891.622.770-49por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5622440291569151por
dc.contributor.referee1Pletsch, Marcia Denise
dc.contributor.referee2Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.referee3Cavalcante, Lucélia Cardoso
dc.contributor.referee4Böck, Geisa Letícia Kempfer
dc.contributor.referee5Leite, Lucia Pereira
dc.creator.ID093.419.827-66por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4857015394540696por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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