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dc.contributor.authorBarboza, Georgete de Moura
dc.date.accessioned2023-12-21T18:54:39Z-
dc.date.available2023-12-21T18:54:39Z-
dc.date.issued2021-04-01
dc.identifier.citationBARBOZA, Georgete de Moura. Horizonte de possibilidades na humanização de bebês em um contexto de vida coletiva: entre retalhos e narrativas. 2021. 198 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9928-
dc.description.abstractEste estudo buscou compreender como os bebês dão continuidade ao processo de formação humana em um contexto de vida coletiva. A pesquisa foi realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil na cidade de Mesquita - Município da Baixada Fluminense-RJ. Contou com a participação direta de nove bebês entre 10 meses a 16 meses e seis educadoras (duas professoras e quatro auxiliares de turma). Tecemos nossas compreensões com os fios da Filosofia da Linguagem de Bakhtin e o seu Círculo de estudos, entrelaçados a outros fios de pensadores que abordam diferentes aspectos sobre as condições de vida dos bebês e alguns autores dos Estudos da Infância. Puxamos os fios metodológicos da narrativa de pesquisa em educação como materialidade textual para compreender o conhecimento a partir das experiências vividas; os fios das enunciações e suas relações dialógicas como elemento privilegiado na busca de compreensão e do cotejo para fazer emergir os sentidos presentes nas interações. O processo de escrita faz parte do projeto desenvolvido pelo grupo de pesquisa GEPELID-UFRRJ sobre heterociência, que nos levou a construir o plano estético da tese buscando inspiração na arte do crazy patchwork, onde organizamos o texto em dez retalhos/eventos que nos permitiram refletir sobre as relações constitutivas entre os bebês e adultos que habitam o espaço-tempo da creche; conhecer como os bebês afetam e são afetados nas relações com o outro (bebê, educadoras, objetos e ambiente); compreender como as atividade de educar-cuidar contribuem para o processo de subjetivação dos bebês e como as relações na creche podem oferecer um horizonte de possibilidades na formação humana. A partir das experiências vividas na turma do berçário, compreendemos que os bebês que compartilham um contexto de vida coletiva dão continuidade ao seu processo de humanização como sujeitos livres e expressivos, pois experenciam em todos os momentos, se constituem nas diferentes relações, são parceiros ativos nas atividades, compartilham intenções, são potentes em suas enunciações, constroem projetos discursivos, defendem seus saberes, possuem um saber compreensivo, utilizam diferentes linguagens para comunicar seus desejos, elaboram estratégias para escapar do que não lhes interessam, direcionam o foco da sua atenção, olham o mundo com potência e estão sempre abertos para o novo.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBebêspor
dc.subjectFormação humanapor
dc.subjectHeterociênciapor
dc.subjectBabieseng
dc.subjectHuman formationeng
dc.subjectHeteroscienceeng
dc.titleHorizonte de possibilidades na humanização de bebês em um contexto de vida coletiva: entre retalhos e narrativaspor
dc.title.alternativeHorizon of possibilities in the humanization of babies in a collective-life context: between flaps and narrativeseng
dc.typeTesepor
dc.description.abstractOtherThis study intended to understand how babies continue their human formation in a collective-life context. The research was done in a Municipal Center for Early Childhood Education in the city of Mesquita – located in Baixada Fluminense-RJ. It counted with the direct participation of nine babies between 10 to 16 months old and six educators (two teachers and four class assistants). We weave our understandings with the threads of Bakhtin's Philosophy of Language and his Circle of studies. Intertwined with other thinkers’ threads that address different aspects of the babies' living conditions and some authors of Childhood Studies. We pull the methodological threads of the educational research narrative as textual materiality to understand knowledge from lived experiences; the threads of the utterances and their dialogical relations as a privileged element in the search for the understanding and the interpretation of the senses and the comparison to make the meanings present in the interactions emerge. The writing process as an author researcher is part of the project developed by the research group GEPELID-UFRRJ on “heteroscience”, which led us to build our aesthetic plan seeking inspiration in the art of “crazy patchwork”, where we organized the text in ten pieces/events that allowed us to reflect on the constitutive relationships between babies and adults who inhabit the daycare space of the daycare center; to know how babies affect and are affected in relationships with others (baby, educators, objects and environment); to understand how the activities of educating-caring contribute to the process of subjectification of babies and how relationships in the day care center can offer a horizon of possibilities in human formation. From the experiences lived in the nursery class, we understand that babies who shared a context of collective life continue the process of human formation, because, as free, expressive and unpredictable subjects, they experience at all times, they constitute different relationships, they are active partners in activities, they share intentions, they are powerful in their statements, they have discursive projects, they build knowledge and defend them, they have interpretive knowledge, they use different languages to communicate their desires and escape what they are not interested in, direct the focus of their attention, they look at the world with power and are always open to the new.eng
dc.contributor.advisor1Motta, Flávia Miller Naethe
dc.contributor.advisor1ID793.006.007-10por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5208144781873134por
dc.contributor.referee1Motta, Flávia Miller Naethe
dc.contributor.referee2Santos, Ana Maria Marques
dc.contributor.referee3Carvalho, Carlos Roberto de
dc.contributor.referee4Mello, Marisol Barenco Corrêa de
dc.contributor.referee5Miotello, Valdemir
dc.creator.ID033.429.667-69por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8792860343445667por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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