Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9924
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMachado, Renata Lopes
dc.date.accessioned2023-12-21T18:54:38Z-
dc.date.available2023-12-21T18:54:38Z-
dc.date.issued2020-09-24
dc.identifier.citationMACHADO, Renata Lopes. Metodologias ativas e tecnologias digitais em rede: dialogismo e interatividade no ensino superior. 2020. 132 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9924-
dc.description.abstractA presente pesquisa propõe investigar o papel mediador das metodologias ativas e tecnologias digitais em rede nos processos de aprender e ensinar, frente às transformações sociotécnicas que permeiam a sociedade com a forte presença da cultura digital. Este trabalho de doutorado objetiva pensar sobre a formação de professores neste contexto. A partir da análise de Estudos de Caso com base no método da roda de conversa foi possível compreender como os estudantes de pedagogia percebem as contribuições teóricas que ampliam as discussões a respeito das metodologias ativas e tecnologias digitais em rede na formação do pedagogo. Buscou-se aprofundar e questionar a ausência experiências formativas no curso de formação docente que não favoreciam a construção de pedagogias com base no digital em rede. Vivenciar as práticas mediadas pelas tecnologias digitais no curso de graduação implica reconhecer a relevância deste tema na formação docente. Para desenvolver o estudo, optamos por nos distanciar de uma perspectiva meramente instrucional, problematizando e trazendo os futuros pedagogos para a posição central a partir da valorização de seus saberes e de suas experiências formativas. O compromisso da pesquisa formação consiste em colocar o foco nos sujeitos e considerá-los em suas diferentes dimensões, neste sentido, a pesquisa por intermédio das narrativas dos estudantes de pedagogia e, a partir delas, buscou elementos relevantes para pensar em estratégias de formação docente que sejam coerentes com as demandas reais da educação contemporânea. A cerca do tema, busquei aportes nos estudos de Lucia Santaella, Edméa Santos, Leonardo Villela, André Lemos, Pierre Lévy, Manuel Castells, José Moran, Edgar Morin entre outros autores. Os sujeitos foram fundamentados teórico-metodologicamente a ser professor pesquisador de Paulo Freire, narrativa e experiência de Walter Benjamin e dialogismo de Mikhail Bakhtin. Para esse estudo, foram convidados a participar estudantes de pedagogia da rede particular localizada na zona oeste do Rio de Janeiro. Deste modo, a pesquisa visou contribuir academicamente com a formação do pedagogo, pois entendemos que seja urgente o diálogo sobre atos de currículo e tecnologias digitais em rede, acreditamos que conhecendo as reais demandas da formação docente seja possível construir conhecimentos e experiências formativas com relevância acadêmica que possam primar por uma excelência na formação do pedagogo na contemporaneidade.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMetodologias Ativaspor
dc.subjectTecnologias Digitais em Redepor
dc.subjectFormação Docentepor
dc.subjectPesquisapor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectActive Methodologieseng
dc.subjectDigital Network Technologieseng
dc.subjectTeacher Educationeng
dc.subjectResearch Trainingeng
dc.subjectEducaciónspa
dc.subjectMetodologías Activasspa
dc.subjectTecnologías de Redes Digitalesspa
dc.subjectFormación de Profesoresspa
dc.subjectFormación de Investigadoresspa
dc.titleMetodologias ativas e tecnologias digitais em rede: dialogismo e interatividade no ensino superiorpor
dc.title.alternativeActive methodologies and digital network technologies: dialogism and interactivity in higher educationeng
dc.typeTesepor
dc.description.abstractOtherThis research proposes to investigate the mediating role of active methodologies and digital network technologies in the processes of learning and teaching, facing the sociotechnical transformations that permeate society with the strong presence of digital culture. This doctoral work aims to think about teacher training in this context. From the analysis of Case Studies based on the conversation wheel method, it was possible to understand how the pedagogy students perceive the theoretical contributions that expand the discussions about active methodologies and digital network technologies in the education of the pedagogue. We sought to deepen and question the absence of formative experiences in the teacher training course that did not favor the construction of pedagogies based on the digital network. Experiencing the practices mediated by digital technologies in the undergraduate course implies recognizing the relevance of this theme in teacher education. In order to develop the study, we chose to distance ourselves from a purely instructional perspective, problematizing and bringing future educators to the central position based on the valorization of their knowledge and their formative experiences. The commitment of research education consists of placing the focus on subjects and considering them in their different dimensions, in this sense, research through the narratives of pedagogy students and, from them, sought relevant elements to think about teacher training strategies that are consistent with the real demands of contemporary education. About the theme, I sought contributions in the studies of Lucia Santaella, Edméa Santos, Leonardo Villela, André Lemos, Pierre Lévy, Manuel Castells, José Moran, Edgar Morin among other authors. The subjects were theoretically and methodologically based on being a research professor by Paulo Freire, narrative and experience by Walter Benjamin and dialogism by Mikhail Bakhtin. For this study, pedagogy students from private schools located in the west of Rio de Janeiro were invited to participate. In this way, the research aimed to contribute academically to the education of the pedagogue, as we believe that the dialogue on curriculum acts and digital network technologies is urgent, we believe that knowing the real demands of teacher education it is possible to build knowledge and formative experiences with academic relevance that can excel in the education of the pedagogue in contemporary times. Key Words: Education,eng
dc.description.abstractOtherEsta investigación se propone investigar el papel mediador de las metodologías activas y las tecnologías de redes digitales en los procesos de aprendizaje y enseñanza, frente a las transformaciones sociotécnicas que permean la sociedad con la fuerte presencia de la cultura digital. Este trabajo de doctorado tiene como objetivo pensar en la formación del profesorado en este contexto. A partir del análisis de Casos de Estudio basados en el método de la rueda de conversación, fue posible comprender cómo los estudiantes de pedagogía perciben los aportes teóricos que amplían las discusiones sobre metodologías activas y tecnologías de redes digitales en la educación del pedagogo. Se buscó profundizar y cuestionar la ausencia de experiencias formativas en el curso de formación docente que no favorecieran la construcción de pedagogías basadas en la red digital. Vivir las prácticas mediadas por las tecnologías digitales en la carrera implica reconocer la relevancia de este tema en la formación del profesorado. Para desarrollar el estudio optamos por distanciarnos de una perspectiva puramente instruccional, problematizando y acercando a los futuros educadores a la posición central a partir de la valorización de sus conocimientos y sus experiencias formativas. El compromiso de la educación investigadora consiste en poner el foco en los sujetos y considerarlos en sus diferentes dimensiones, en este sentido, investigar a través de las narrativas de los estudiantes de pedagogía y, a partir de ellos, buscar elementos relevantes para pensar en estrategias de formación docente. que sean coherentes con las demandas reales de la educación contemporánea. Sobre el tema, busqué contribuciones en los estudios de Lucia Santaella, Edméa Santos, Leonardo Villela, André Lemos, Pierre Lévy, Manuel Castells, José Moran, Edgar Morin entre otros autores. Los sujetos se basaron teórica y metodológicamente en ser profesor investigador de Paulo Freire, narrativa y experiencia de Walter Benjamin y dialogismo de Mikhail Bakhtin. Para este estudio se invitó a participar a estudiantes de pedagogía de escuelas privadas ubicadas en el occidente de Río de Janeiro. De esta manera, la investigación tuvo como objetivo contribuir académicamente a la formación del pedagogo, pues creemos que es urgente el diálogo sobre actos curriculares y tecnologías de redes digitales, creemos que conociendo las demandas reales de la formación docente es posible construir conocimientos y experiencias formativas con relevancia académica. que pueda sobresalir en la educación del pedagogo en la época contemporánea.spa
dc.contributor.advisor1Motta, Flávia Miller Naethe
dc.contributor.advisor1ID793.006.007-10por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5208144781873134por
dc.contributor.referee1Motta, Flavia Miller Naethe
dc.contributor.referee2Carvalho, Carlos Roberto de
dc.contributor.referee3Pletsch, Marcia Denise
dc.contributor.referee4Lúcio, Elizabeth Orofino
dc.contributor.referee5Castro, Leonardo Villela de
dc.creator.ID120.350.167-62por
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-4370-9357por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8269620496446594por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesADELL, J. Tendencias em educación em La sociedad de lãs tecnologias de La información. EDUTEC, Revista Electrónica de Tecnológia Educativa, 7. Madrid, 2008. ALENCAR, M. da G. S. P. de. Novas tecnologias de informação e comunicação: TICs versus desigualdades sociais no Brasil. In: IV JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, 2009, São Luís do Maranhão. Neoliberalismo e lutas sociais: perspectivas para as políticas públicas. Rio Grande do Sul: Federação Educa Brasil, 2009. p. 1-11. ALMEIDA, M. J. Imagens e sons: a nova cultura oral. São Paulo: Cortez, 2004. ____________; VALENTE, J. A. Tecnologias e Currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011. ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de estado (AIE). Tradução Walter José Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castro. Rio de Janeiro: Graal, 1983. ALVES, L. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Volume 10, 2011. Disponível em: http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2011/Artigo_07.pdf acesso em: 02 de julho de 2018. AMORIM. M. A contribuição de Mikhail Bakhtin: a tripla articulação ética, estética e epistemológica. In: FREITAS, M. T.; JOBIM e SOUZA, S.; KRAMER, S. Ciências humanas e pesquisa: leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003. __________. O pesquisador e o seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo, Musa Editora, 2002. __________. Cronotopo e exotopia. In: BRAIT, B. (Org.) Bakhtin, outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006. AUSUBEL, D. P. et al. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. BACICH, L; NETO, A, T; TREVISANI, F, DE M. Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso,2015. _________; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso: 2018. BAKHTIN, M. O autor e a personagem na atividade estética. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003a. ____________. O problema do texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010. ____________. La construcción de la enunciación. In: ____. Bajtín y Vigotski: La organización semiótica de la conciencia. Barcelona: Anthropos, 1993. _____________. Coletânea, vol. 5. Moscou, 1996. _____________. Estética da criação verbal. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003b. _____________. Os gêneros do discurso. Paulo Bezerra (Organização, Tradução, Posfácio e Notas); Notas da edição russa: Seguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016. _____________. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo, Hucitec, 1988. _____________; VOLOCHÍNOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. 10. ed. São Paulo: Hucitec, 1988. BRANCO, M. A educação progressiva na atualidade: o legado de John Dewey. Educação E Pesquisa, v. 40, n. 3, 2014. BRANDÃO, C.R. Educação Popular. São Paulo: Brasiliense, 1984. _____________. O que é Educação. 47. ed. São Paulo: Brasiliense, 2006. BRASIL. Constituição Federal. Brasília, 1988. _______. LEI 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: 1996. _______. Plano Nacional de Educação. Brasília, 2000. _______. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015 - Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. BRAIT, B. Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006. ________. Bakhtin: outros conceitos chaves. São Paulo: Contexto, 2014. ________. Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. 2. ed. Campinas, Editora da Unicamp, 2013. _______. Bakhtin, dialogismo e polifonia. São Paulo: Contexto, 2009 BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo, Brasiliense, 1994. BELLONI, M. L. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2001. BERGALA, A. L'hypothèse cinéma. Paris: Petite Bibliothèque des Cahiers du cinema, 2002. BOAVENTURA, S. S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina; 2020. BOFF, L. A águia e a galinha. 4ª ed. RJ: Sextante, 1999. BOURDIEU, P. Que es hacer háblar a un autor? A propósito de Michel Foucault. In: _____. Capital cultural, escuela y espacio social. México: Siglo Veintiuno, 1997. CABRAL, C.A. Imagens do mundo: notas sobre o cronotopo no pensamento de Bakhtin. Respostas a Bakhtin. FALE/UFMG Belo Horizonte 2012. CANDAU, V. M. Diferenças culturais e educação: construindo caminhos. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2011. CASTELLS, M. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. ___________. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. CEBRIÁN, J. L. A rede: como nossas vidas serão transformadas pelos novos meios de comunicação. São Paulo: Summus, 1998. CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994. COLL, C; MONEREO, C. Educação e aprendizagem no século XXI. In. Psicologia da Educação Virtual: Aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. COULON, A. Etnometodologia. Petrópolis: Vozes, 1995. ____________________; MARTÍN, E. La educación escolar ante las nuevas tecnologias de La información y La comunicación. Madrid: Alianza, 2001. DAMIS, O. T. Docência: uma intencionalidade social? Conhecimento local e conhecimento universal: práticas sociais: aulas, saberes e políticas, 2004. DE CASTRO. L. V. ENCONTRO DOS RIOS: Um Estudo Comparado da Formação de Professores de Educação Infantil em Dois Cursos de Pedagogia, Presencial e a Distância, da UNIRIO. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Rio de Janeiro, 243p, 2015. DEWEY, J. Democracia e educação: capítulos essenciais. Apresentação e comentários Marcus Vinicius da Cunha. Tradução Roberto Cavallari Filho. São Paulo: Ática, 2007. DEWEY, J. Reconstruction in philosophy. [s.l.]: Mentor Book; The New American Library, 1950. DOLLE, J.M. Para compreender Jean Piaget: uma iniciação à psicologia genética piagetiana. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. __________. Princípios para uma pedagogia científica. Porto Alegre: Ed. Penso, 2011. DUARTE, N. As pedagogias do “aprender a aprender” e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Revista Brasileira de Educação: Revista da Anped, Rio de Janeiro, n. 18, p. 35-40, 2001. ELIAS, N. A Sociedade dos Indivíduos. Rio de Janeiro, J. Zahar, 1994. ______. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro, J. Zahar, 1993. FERNANDES, J.F DE F; CARVALHO, M.G; CAMPOS, E.N. Vigotski e Bakhtin: a ação educacional como projeto dialógico de produção de sentido. Bakhtiniana, São Paulo, 7 (2): 95-108, jul./dez. 2012. FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2001. FRESQUET, A. (org.). Imagens do desaprender: uma experiência de aprender com o cinema. Rio de Janeiro: Booklink; CENEAD – LISE – FE/UFRJ: 2007. ____________. Vigiar e punir. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis - RJ: Ed. Vozes, 2010. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2010. _________. Pedagogia do oprimido. Revisada e Atualizada. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. _________. Educação e mudanças. Rio de Janeiro: Paz e Terra,2014. GUARESCHI, P.; BIZ, O. Mídia e democracia. Porto Alegre: Evangraf, 2005. GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: UNESP, 1991. GÓMEZ, A. I. P. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegre: Penso, 2015. GOULART, A.P. R; SACRAMENTO, I. Mikhail Bakhtin: Linguagens, Cultura e Mídia. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010. GOUVÊA, G.; C. I. OLIVEIRA. Educação a distância na formação de professores: viabilidades, potencialidades e limites. 4. ed. Rio de Janeiro: Vieira e Lent. 2006. JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008. JOBIM E SOUZA, S. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. 6. ed. Campinas: Papirus: 2001. HOFFMANN, J. Avaliando redações: metodologias e instrumentos de avaliação. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2013. ____________. Avaliação mito e desafio: uma perspectiva. 44. ed. Porto Alegre: Mediação, 2014. KRAMER, S; LEITE, M.I (ONGs.). Infância: fios e desafios da pesquisa. São Paulo: Papirus, 2006. KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007. ____________. Tecnologia e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003. LÉVY, P. A Inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo; Loyola, 2005. ________. As tecnologias da inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. _______. Cibercultura. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2010. _______. O que é virtual? Trad. Paulo Neves. São Paulo, Ed. 34, 1996. LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno. Rio de Janeiro: José Olympio, 1988. LIBÂNEO, J.C. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2005. LUCIO, E. O. A palavra conta, o discurso desvela: saberes docentes na formação continuada de professores de leitura e escrita. Rio de janeiro,2016. Tese (Doutorado Educação) - FE/UFRJ. LUDKE, M. O professor, seu saber e sua pesquisa. Educação & Sociedade, Campinas, n.74, p.77-93, abr. 2001. MACEDO R. Alterar, alterar-se: Ser professora, ser pesquisadora. In: RIBES, R. MACEDO, N. (Orgs.). Infância em pesquisa. Rio de Janeiro: Nau, 2012. MACEDO, R. Currículo, diversidade e equidade: luzes para uma educação intercrítica. Salvador: EDUFBA, 2007. ___________. Currículo: campo, conceito e pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2007. MARCUSE, H. Algumas implicações sociais da tecnologia moderna. In: KELLNER, D. (Ed.). Tecnologia, guerra e fascismo. São Paulo: UNESP, 1999. MARTINS-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008. MARX, K. O Capital: crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1984. _______; ENGELS, F. A ideologia alemã. 11ª ed., São Paulo: Hucitec, 1999. MASETTO. M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, José Manuel., MASETTO, Marcos T.., BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006. MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo, Boitempo,2005. MIRANDA, L. L. Protagonismo juvenil: fragmentos de um olhar. In: FILÉ, V. (org.). Batuques, fragmentações e fluxos: zapeando pela linguagem audiovisual no cotidiano escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. MONEREO, C; FUENTES, M. Ensino e Aprendizagem de Estratégias de Busca e Seleção de Informações em Ambientes Virtuais. In: COLL, C; MONEREO, C. (Orgs.). Psicologia da Educação Virtual: Aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5. ed. Campinas: Papirus, 2014. ___________. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C.; MORALES, O. (Orgs.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens (Coleção Mídias Contemporâneas.), v. 2. Ponta Grossa: UEPG/PROEX, 2015. p. 15-33. Disponível em: http://rh.unis.edu.br/wp-content/uploads/sites/67/2016/06/Mudando-a-Educacao-comMetodologias-Ativas.pdf Acesso em: 08 ago. 2018. MOREIRA, A. F; CANDAU, V. M. (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 21. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014. ________. A Via para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013. ________. Ciência com Consciência. 2ª ed. Rio de Janeiro: Berhand, 1998. ________. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005. MOTTA, F. De crianças a alunos: transformações sociais na passagem da educação infantil para o ensino fundamental. Rio de Janeiro, 2010. Tese de doutorado em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. NASCIMENTO, P.P. A relação ética da arte na sociedade do espetáculo. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro: Benício Biz Editores Associados, 2007. NOVAK, J. D.; GOWIN, D. B. Aprender a aprender. 2. ed. Lisboa: Plátano Edições Técnicas. 1999. NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: ______. (Org.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995. ________. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v.25, n.1, 1999. _________. Prefácio. In: JOSSO, M.C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez Editora, 2004. NOVAK, J. D.; GOWIN, D. B. Aprender a aprender. 2. ed. Lisboa: Plátano Edições Técnicas. 1999. PETERS, M. Pós-estruturalismo e filosofia da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. PEROSA, G. S. & SANTOS, G.A. & MENNA-BARRETO, L. Desafios da democratização do Ensino Superior. A USP no lado leste da cidade. In: Memória e Diálogo: escutas da Zona Leste, visões sobre a história, oral. / R. SANTHIAGO e V. B. MAGALHÃES (org). São Paulo: Letra e Voz: FAPESP, 2011. PERRENOUD, P. A formação dos professores no século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2002. PEREIRA, R.M.R; MACEDO, N. M. R. (Orgs.). Infância em pesquisa. Rio de Janeiro, NAU, 2012. PIAGET, J. A práxis na criança. In: Piaget. Rio de Janeiro: Forense, 1972. ________. Psicologia e pedagogia. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1976. PRETTO, N. Professores, autores em rede. In: SANTANA, B; ROSSINI, C; PRETTO, N. (Orgs.). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas políticas públicas. 1. ed., 1 imp. – Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital. 2012. _________. Uma escola sem/com futuro: educação e multimídia. Campinas: Papirus, 1996. _________. Linguagens e tecnologias na educação. In: ENDIPE – ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, X., 2000, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2000. __________; PASSOS, M.S.C. Formação ou capacitação em TIC? Reflexões sobre as diretrizes da Unesco. ReDoc, v. 1 n. 1. Rio de Janeiro,2017. ORTIZ, R. Mundialização e Cultura. São Paulo: Brasiliense, 1996. RIBETTO, A; CARVALHO, C. R; FILÉ, V. Sociedade do conhecimento e conexões culturais narrativas a respeito de um mesmo objeto. Currículo sem Fronteiras, v.10, n.2, pp.133-145, Jul/Dez 2010. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol10iss2articles/ribetto-carvalho-file.pdf Acesso em: 20 de maio de 2017. ROGERS, C. R. Liberdade para aprender. 4. ed. Belo Horizonte: Interlivros, 1977. ROJO, R. (Org.). Escola conectada: os multiletramentos e as TICs. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2013. ____________. e MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. SACCOL, A; SCHLEMMER, E; BARBOSA, J; REINHARD, N; SARMENTO, C. M-learning ou aprendizagem com mobilidade: Um estudo exploratório sobre sua utilização no Brasil. 2010. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/ADI-B706.pdf . Acesso em: Acesso em: 12 set. 2018. SACRISTÁN, G. J. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. _______________. A consciência e a ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In. NÓVOA, A. (org). Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1991. SANTOMÉ, J. T. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In.: SILVA, T. T da (org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 2005. SAMPAIO, M. de M. F. Um gosto amargo de escola: relações entre currículo, ensino e fracasso escolar. São Paulo, EDUC, 1998. SANTAELLA, L. A Ecologia Pluralista da Comunicação. Conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2010. _____________. Comunicação e Semiótica. São Paulo: Hacker, 2007. _____________. Gêneros discursivos híbridos na era da hipermídia. Bakhtiniana, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 206-216, ago/dez. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/bak/v9n2/a13v9n2.pdf Acesso em: 7 mar. 2018. _____________. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007. ____________. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004. SANTOS, B. de S. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo, Cortez, 2008. ______________. A Pedagogia do Vírus. Coimbra: Almedina, 2020. SANTOS, C. A. R; SILVA, J, Q, G. A ação exotópica do pesquisador: uma reflexão sobre pesquisa ação. II Encontro de Estudos Bakhtinianos Vida, Cultura e Alteridade: Caderno 1. Espírito Santo: Pedro de João, 2013. SANTOS, E. Educação online, Cibercultura e Pesquisa-formação na prática docente. Tese de doutorado em Educação, Universidade Federal da Bahia, 2005. _____________. Pesquisa-formação na cibercultura. Santo Tirso, Portugal: Whitebooks, 2014. SANTOS, E. Como já falei aqui, a transposição […]. Rio de Janeiro, 2 abr. 2020. Facebook: edmea.santos. https://www.facebook.com/edmea.santos/posts/3221425457890353. Acesso em: 20 mai. 2020. SANTOS, E; SILVA, M. A pedagogia da transmissão e a sala de aula interativa. In: TORRES, Patrícia Lupion. Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: Senar-PR, 2014, p. 45-59. Disponível em: https://www.agrinho.com.br/materialdoprofessor/pedagogia-da-transmissao-e-sala-de-aula-interativa. Acesso em: 20 mai. 2020. SANTOS, E. O; RAMAL, A (ORG). Mídias e Tecnologias na educação presencial e a distância. Rio de Janeiro, LTC, 2016. ____________. O. Pesquisando com a mobilidade ubíqua em redes sociais da internet: um case com o Twitter. Revista Com Ciência nº 139, online, jun 2012. Disponível em: http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=74&id=932. Acesso em: 21 jan. 2018. ____________. Educação online: cibercultura e pesquisa-formação na prática docente. Salvador, 2005. 351 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal da Bahia. FACED-UFBA, Bahia, 2005. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007. SILVA, M. Sala de aula interativa. 3ª ed. Quartet, Rio de Janeiro, 2003. SILVA, T. T. da. Documentos de Identidade: Uma introdução às teorias do currículo. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. SIEMENS, G. Learning Development Cycle: Briding Learning Design and Modern Knowledge Needs. July, 2005. SCHLEMMER, E. Gamificação em espaços de convivência Híbridos e multimodais: Design e cognição em discussão. In Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade. Salvador, v. 23, n. 42, p. 73-89, jul./dez. 2014. SKINNER, B. F. Tecnologia do ensino. (Rodolpho Azzi, Trad.). São Paulo: Herder, Ed. da Universidade São Paulo, 1972. SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita. Letramento na cibercultura. Educ.Soc., vol. 23, no. 81, Campinas, p.143-160. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf Acesso: 05/05/2020. SOBRAL, A. Ético e estético: na vida, na arte e na pesquisa em Ciências Humanas. In: BRAIT, B. (Org). Bakhtin: conceitos chaves. São Paulo: Contexto, 2005. SODRE, M. Reinventando a cultura: a comunicação e seus produtos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. VALENTE, J. Blended learning e as mudanças no Ensino Superior: a proposta da sala de aula invertida. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/er/nspe4/0101-4358-er-esp-04-00079.pdf VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001. ______________. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1988. YOUNG, M. Para que servem as escolas? Educação e Sociedade. Vol. 28, n. 101. Campinas: Unicamp, 2007.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/72083/2020%20-%20Renata%20Lopes%20Machado.Pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6306
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-02-03T17:24:05Z No. of bitstreams: 1 2020 - Renata Lopes Machado.Pdf: 1959829 bytes, checksum: af45b55b47a7507dc992817c7dea00d3 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-03T17:24:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Renata Lopes Machado.Pdf: 1959829 bytes, checksum: af45b55b47a7507dc992817c7dea00d3 (MD5) Previous issue date: 2020-09-24eng
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Renata Lopes Machado.Pdf1.91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.