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dc.contributor.authorSouza, Aparecida Carina Alves de
dc.date.accessioned2023-12-21T18:54:33Z-
dc.date.available2023-12-21T18:54:33Z-
dc.date.issued2021-12-15
dc.identifier.citationSOUZA, Aparecida Carina Alves de. Inclusão e direitos sociais: a parceria público-privada na promoção de projetos via terceiro setor. 2021. 188 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos, Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9910-
dc.description.abstractEsta tese de doutorado tem como objetivo tecer uma reflexão crítica sobre projetos educacionais inclusivos, viabilizados por meio da parceria público-privada, respeitando os direitos sociais, apresentando o terceiro setor como ator principal e tendo como perspectiva a educação contra a barbárie como ponto central. A educação deve evitar a barbárie e buscar a emancipação humana, em contraponto à sociedade que mata e banaliza a exclusão, assim como o remendo sobre os tempos que vivemos, em que a lógica do capital é excludente e visa igualar a todos, impossibilitando a legitimação dos direitos sociais. Essa diversidade de opções foi discutida à luz do pensamento complexo de Adorno como a principal lente para a problematização da inclusão em educação na perspectiva público-privada, respeitando os direitos sociais, além de Mantoan e Damasceno, apontando questões relevantes das áreas sociais e política, assim como outros autores da área, com fins de se construir um conhecimento emancipatório. A tese buscou, também, apresentar e analisar o trabalho do terceiro setor, bem como os seus desdobramentos, a partir da parceria público-privada. Para alcançar tais objetivos, este trabalho buscou lançar mão da percepção e observação, além de depoimentos que se apresentaram ao longo de oito anos de experiência, diálogos, vivências e também da realização dos projetos sociais do Instituto Superar, atualmente ressignificado em sua transição para o Instituto Incluir. Por meio desta perspectiva, procuramos apreender e interpretar os fenômenos de inclusão e exclusão naquelas instituições, sem perder o foco desta tese, através de duas perspectivas: políticas e práticas educacionais inclusivas. No decorrer da pesquisa, ao longo dos encontros, desencontros e diálogos, foi possível identificar as tensões, contradições, saberes e fazeres da realidade de inclusão versus exclusão que nossa sociedade vivencia diariamente. Por fim, constatamos que a pesquisa realizada no terceiro setor revelou o seu papel na promoção da inclusão dentro de uma estrutura extremamente excludente e fortemente burocrática de Estado, além de radicalmente hierarquizada. Isso reflete o desafio e o esforço que foi promover o debate sobre inclusão dentro da perspectiva público-privada e que é possível afirmar sua contribuição para a humanização, transformação e democratização do processo inclusivo, não deixando de dar luz a cada contexto e realidade que devem ser objetos de uma meditação crítica.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectTeoria Críticapor
dc.subjectParceria Público Privadapor
dc.subjectTerceiro Setorpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectCritical Theoryeng
dc.subjectPublic-private partnershipeng
dc.subjectThird Sectoreng
dc.titleInclusão e direitos sociais: a parceria público-privada na promoção de projetos via terceiro setorpor
dc.title.alternativeInclusion and social rights: the public-private partnership in the promotion of projects in the third sectorpor
dc.typeTesepor
dc.description.abstractOtherThis doctoral thesis aims to make a critical reflection on inclusive educational projects, made possible through the public-private partnership, respecting social rights, presenting the Third Sector as the main actor, and with the perspective of education against barbarism as a central point. Education must avoid barbarism and seek human emancipation, as opposed to the society that kills and trivializes exclusion, as well as the patch on the times we live in, in which the logic of capital is exclusive and aims to equal everyone, making it impossible to legitimize social rights. This diversity of options was discussed in the light of Adorno's complex thinking, as the main lens for the problematizing of inclusion in education from the perspective of both the private and public sectors, respecting social rights, in addition to Mantoan and Damasceno, pointing out relevant issues in the social and political areas, as well as other authors in the field, in order to build emancipatory knowledge. The thesis also sought to present and analyze the work of the Third Sector, as well as its developments, based on the partnership between the public sector and the private initiative. To achieve these goals, this work sought to use perception and observation, in addition to testimonies that were presented over eight years of experience, dialogues, experiences, and also the realization of the social projects of Institute Superar, currently reframed and in transition to the Incluir Institute. Through this perspective, we seek to apprehend and interpret the phenomena of inclusion and exclusion in those institutions, without losing the focus of this thesis, through two perspectives: inclusive educational policies and practices. Over the course of the research, during the meetings, disagreements and dialogues, it was possible to identify the tensions, contradictions, knowledge and actions of the reality of inclusion versus exclusion that our society experiences daily. Finally, we found that the research carried out in the Third Sector revealed its role in promoting inclusion within an extremely exclusive and strongly bureaucratic structure of the State, in addition to being radically hierarchical. This reflects the challenge and the effort that was to promote the debate on inclusion within the public-private perspective, and that it is possible to affirm its contribution to the humanization, transformation, and democratization of the inclusive process, while still giving light to each context and reality that they must be objects of critical meditation.eng
dc.contributor.advisor1Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.advisor1ID074.158.237-61por
dc.contributor.referee1Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.referee2Walter, Catia Crivelente de Figueiredo
dc.contributor.referee3Cardoso, Eduardo
dc.contributor.referee4Sousa, Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar de
dc.contributor.referee5Oliveira, Valeria Marques de
dc.creator.ID082.002.097-41por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0987024836617041por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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