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dc.contributor.authorSouza, Renan Arjona de
dc.date.accessioned2023-12-21T18:54:31Z-
dc.date.available2023-12-21T18:54:31Z-
dc.date.issued2022-01-19
dc.identifier.citationSOUZA, Renan Arjona de. O significado social da expansão do ensino superior para a Baixada Fluminense-RJ. 2022. 269 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2022.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9901-
dc.description.abstractO objetivo geral desta pesquisa foi analisar o perfil do ingressante presencial nas Instituições de Ensino Superior da Baixada Fluminense-RJ entre os anos 2003 e 2018, buscando avaliar se a política pública federal de expansão do ensino superior, ocorrida a partir do ano de 2003, no Brasil, influenciou no acesso de candidatos da Baixada Fluminense-RJ. Para alcançar este objetivo, foi investigado o perfil do ingressante presencial das 27 Unidades/Campus localizadas na região em análise. Trata-se de uma pesquisa básica e qualitativa (GIL,2019). As principais categorias de análise – habitus, campo, capital econômico, capital cultural e capital social – estão fundamentadas em Pierre Bourdieu (2007; 2009). A articulação teórico-metodológica desta pesquisa está fundamentada na epistemologia dialética e foram utilizadas na coleta de dados a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, com destaque para a pesquisa no banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Desta forma, coletamos as informações necessárias para a adoção de uma postura analítica das informações das instituições selecionadas para o estudo, dentro do período proposto. Após a vinculação das bases de dados socioeconômicos dos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em três anos (2009, 2013 e 2016) e do Censo da Educação Superior, de ingresso destes candidatos nas referidas instituições nos anos subsequentes (2010, 2014 e 2017, respectivamente), definimos o perfil do ingressante. Durante o período em estudo, houve a consolidação de um perfil de acesso do estudante de graduação da própria região, com maior participação de mulheres e negros (pretos/pardos) e a participação de um número maior de ingressantes pobres nas áreas do conhecimento mais incentivadas pelas políticas públicas de expansão do ensino superior. Concluímos que a política pública de expansão adotada no período do estudo contribuiu para o acesso ao ensino superior de uma população anteriormente excluída, mas, acrescentamos, que existe influência da posição social dos sujeitos da pesquisa no ingresso em cursos de graduação escolhidos.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolítica Pública Educacionalpor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectBaixada Fluminensepor
dc.subjectPublic Educational Policyeng
dc.subjectHigher Educationeng
dc.titleO significado social da expansão do ensino superior para a Baixada Fluminense-RJpor
dc.title.alternativeThe social meaning of the expansion of higher education to the Baixada Fluminense-RJeng
dc.typeTesepor
dc.description.abstractOtherThe general objective of this research was to analyze the profile of the face-to-face newcomer to the Institutions of Higher Education in Baixada Fluminense-RJ between 2003 and 2018, seeking to evaluate whether the federal public policy for the expansion of higher education, which took place in 2003 in Brazil, influenced the access of candidates from Baixada Fluminense-RJ. To achieve this objective, the profile of the in-person entry of the 27 Units/Campus located in the region under analysis was investigated. This is a basic and qualitative research (GIL, 2019). The main categories of analysis – habitus, field, economic capital, cultural capital and social capital – are based on Pierre Bourdieu (2007; 2009). The theoretical-methodological articulation of this research is based on dialectical epistemology and bibliographic research and document research were used in data collection, with emphasis on research in the database of the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP). In this way, we collected the necessary information for the adoption of an analytical posture of the information of the institutions selected for the study, within the proposed period. After linking the socioeconomic databases of candidates for the National High School Examination (ENEM) in three years (2009, 2013 and 2016) and the Higher Education Census, these candidates were admitted to these institutions in subsequent years (2010, 2014). and 2017, respectively), we define the profile of the newcomer. During the period under study, there was a consolidation of an access profile for undergraduate students from the region itself, with greater participation of women and blacks (blacks/browns) and the participation of a greater number of poor newcomers in the areas of knowledge that are most encouraged. by public policies for the expansion of higher education. We conclude that the public expansion policy adopted during the study period contributed to the access to higher education of a previously excluded population, but, we add, that there is an influence of the social position of the research subjects on admission to chosen undergraduate courses.eng
dc.contributor.advisor1Otranto, Celia Regina
dc.contributor.referee1Otranto, Celia Regina
dc.contributor.referee2Martins, Angela Maria Souza
dc.contributor.referee3Mancebo, Deise
dc.contributor.referee4Souza, Nadia Maria Pereira de
dc.contributor.referee5Costa, Nailda Marinho da
dc.creator.ID107.020.017-40por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3492292074977618por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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