Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9901
Tipo do documento: Tese
Title: O significado social da expansão do ensino superior para a Baixada Fluminense-RJ
Other Titles: The social meaning of the expansion of higher education to the Baixada Fluminense-RJ
Authors: Souza, Renan Arjona de
Orientador(a): Otranto, Celia Regina
Primeiro membro da banca: Otranto, Celia Regina
Segundo membro da banca: Martins, Angela Maria Souza
Terceiro membro da banca: Mancebo, Deise
Quarto membro da banca: Souza, Nadia Maria Pereira de
Quinto membro da banca: Costa, Nailda Marinho da
Keywords: Política Pública Educacional;Ensino Superior;Baixada Fluminense;Public Educational Policy;Higher Education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 19-Jan-2022
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: SOUZA, Renan Arjona de. O significado social da expansão do ensino superior para a Baixada Fluminense-RJ. 2022. 269 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2022.
Abstract: O objetivo geral desta pesquisa foi analisar o perfil do ingressante presencial nas Instituições de Ensino Superior da Baixada Fluminense-RJ entre os anos 2003 e 2018, buscando avaliar se a política pública federal de expansão do ensino superior, ocorrida a partir do ano de 2003, no Brasil, influenciou no acesso de candidatos da Baixada Fluminense-RJ. Para alcançar este objetivo, foi investigado o perfil do ingressante presencial das 27 Unidades/Campus localizadas na região em análise. Trata-se de uma pesquisa básica e qualitativa (GIL,2019). As principais categorias de análise – habitus, campo, capital econômico, capital cultural e capital social – estão fundamentadas em Pierre Bourdieu (2007; 2009). A articulação teórico-metodológica desta pesquisa está fundamentada na epistemologia dialética e foram utilizadas na coleta de dados a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, com destaque para a pesquisa no banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Desta forma, coletamos as informações necessárias para a adoção de uma postura analítica das informações das instituições selecionadas para o estudo, dentro do período proposto. Após a vinculação das bases de dados socioeconômicos dos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em três anos (2009, 2013 e 2016) e do Censo da Educação Superior, de ingresso destes candidatos nas referidas instituições nos anos subsequentes (2010, 2014 e 2017, respectivamente), definimos o perfil do ingressante. Durante o período em estudo, houve a consolidação de um perfil de acesso do estudante de graduação da própria região, com maior participação de mulheres e negros (pretos/pardos) e a participação de um número maior de ingressantes pobres nas áreas do conhecimento mais incentivadas pelas políticas públicas de expansão do ensino superior. Concluímos que a política pública de expansão adotada no período do estudo contribuiu para o acesso ao ensino superior de uma população anteriormente excluída, mas, acrescentamos, que existe influência da posição social dos sujeitos da pesquisa no ingresso em cursos de graduação escolhidos.
Abstract: The general objective of this research was to analyze the profile of the face-to-face newcomer to the Institutions of Higher Education in Baixada Fluminense-RJ between 2003 and 2018, seeking to evaluate whether the federal public policy for the expansion of higher education, which took place in 2003 in Brazil, influenced the access of candidates from Baixada Fluminense-RJ. To achieve this objective, the profile of the in-person entry of the 27 Units/Campus located in the region under analysis was investigated. This is a basic and qualitative research (GIL, 2019). The main categories of analysis – habitus, field, economic capital, cultural capital and social capital – are based on Pierre Bourdieu (2007; 2009). The theoretical-methodological articulation of this research is based on dialectical epistemology and bibliographic research and document research were used in data collection, with emphasis on research in the database of the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP). In this way, we collected the necessary information for the adoption of an analytical posture of the information of the institutions selected for the study, within the proposed period. After linking the socioeconomic databases of candidates for the National High School Examination (ENEM) in three years (2009, 2013 and 2016) and the Higher Education Census, these candidates were admitted to these institutions in subsequent years (2010, 2014). and 2017, respectively), we define the profile of the newcomer. During the period under study, there was a consolidation of an access profile for undergraduate students from the region itself, with greater participation of women and blacks (blacks/browns) and the participation of a greater number of poor newcomers in the areas of knowledge that are most encouraged. by public policies for the expansion of higher education. We conclude that the public expansion policy adopted during the study period contributed to the access to higher education of a previously excluded population, but, we add, that there is an influence of the social position of the research subjects on admission to chosen undergraduate courses.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9901
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 - Renan Arjona de Souza.pdf2.45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.