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dc.contributor.authorLeite, Gilsa Amélia
dc.date.accessioned2023-12-21T18:46:01Z-
dc.date.available2023-12-21T18:46:01Z-
dc.date.issued2017-03-30
dc.identifier.citationLEITE, Gilsa Amélia. Transferência da tecnologia e da inovação no ensino profissional em agropecuária: estudos no Brasil e Argentina. 2017. 126 f. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9860-
dc.description.abstractEsta pesquisa nos conduz à uma apreciação e reflexão sobre a formação dos técnicos agrícolas frente às inovações tecnológicas no setor agropecuário no Brasil e Argentina, levando-se em conta: à modernização da agricultura nos últimos anos, as recentes mudanças ocorridas no ensino médio profissional, assim como a atribuição do corpo diretivo discutindo essas mudanças, a importância da constante atualização docente que são os responsáveis pelos futuros profissionais e suas formações como cidadãos. Portanto, o objetivo geral dessa pesquisa é o de identificar e analisar as principais causas e dificuldades encontradas pelos professores do ensino profissional em agropecuária quanto ao conhecimento e apropriação das transferências e difusão das tecnologias inovadoras para o desenvolvimento do setor agropecuário no Brasil e na Argentina. A pesquisa de campo ocorreu em duas instituições de ensino profissional em Agropecuária: sendo uma localizada no Brasil e outra na Argentina. Ambas averiguadas dentro das competências e habilidades propostas nos referenciais curriculares nacionais de educação profissional de nível técnico. O conhecimento foi obtido por intermédio de pesquisas visando às opiniões dos professores sobre o conhecimento das inovações tecnológicas e suas capacidades laborativas sobre o tema. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se de entrevista semi-estruturada, análise de documentos oficiais, análise da tabela Likert e a observação participante. Concluiu-se que o conceito de tecnologia e inovação não é suficientemente difundido entre os professores de uma forma geral, mas as práticas que os levam são. Constatou-se também, que na escola argentina, a carência de recursos financeiros, investimentos em infra-estrutura e a atualização profissional são as maiores dificuldades para o desenvolvimento de projetos de transferência e difusão da tecnologia e inovação. Em contrapartida, os professores são motivados por seus dirigentes, e mesmo com recursos escassos, levam adiante os projetos colhendo bons resultados. Já a escola brasileira dispõe de melhores recursos e de melhores infra-estruturas. Por outro lado, com raríssimas exceções, são desmotivados e descomprometidos na missão de envolver-se em projetos, o que é uma perda inestimável para a formação técnica dos alunos, já que os mesmos não estão recebendo uma formação adequada para os atuais desafios do mercado de trabalho. Foi observado também, que na Argentina, o projeto político pedagógico é bem formulado, estruturado, seguido e cobrado por seus dirigentes, enquanto que, na escola brasileira o mesmo encontra-se obsoleto, contendo poucas informações e os professores são poupados de cobranças por nossos dirigentespor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectSetor Agropecuáriopor
dc.subjectTransferência de tecnologia e inovaçãopor
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.subjectAgricultural Sectoreng
dc.subjectTechnology transfer and innovationeng
dc.titleTransferência da tecnologia e da inovação no ensino profissional em agropecuária: estudos no Brasil e Argentinapor
dc.title.alternativeTransfer and diffusion of technology and innovation in professional education in agriculture: studies in Brazil and Argentinapor
dc.typeTesepor
dc.description.abstractOtherThis research leads us to an appreciation and reflection on the training of agricultural technicians in the face of technological innovations in the agricultural sector in Brazil and Argentina, taking into account: the modernization of agriculture in recent years, like the recent changes in secondary professional education, as well as the attribution of the direction to these changes, the importance of the constant updating of teaching that are responsible for future professionals and their formations as citizens. Therefore, the general objective of this work is to identify and analyze the main difficulties and limitations faced by teachers in professional education at the agricultural and livestock technical level in terms of knowledge and appropriation of the technologies and innovations developed for the agricultural sector. Field research was carried out at two professional education institutions in Farming: one located in Brazil and the other in Argentina. Both verified within the skills and abilities proposed in the national professional education curricula of technical level. Knowledge was obtained through research aimed at teachers' opinions about the knowledge of technological innovations and their work skills on the subject. As a data collection instrument, we used a semi-structured interview, analysis of official documents, Likert table analysis and participant observation. It was concluded that the concept of technology and innovation is not widespread enough among teachers in general, but the practices that lead them truly are. It was also concluded that, in the Argentinean school, the lack of financial resources, investments in infrastructure and professional updating are the greatest difficulties for the development of transfer and diffusion projects of technology and innovation. On the other hand, teachers are motivated by their leaders, and even with scarce resources, they carry out the projects with good results. The Brazilian school has shown better resources and better infrastructure. On the other hand, with very few exceptions, they are unmotivated and uncommitted in the mission of getting involved in projects, which brings an inestimable loss for the technical training of the students, since they are not receiving adequate training for the current market challenges. It was also observed that in Argentina, the Pedagogical Political Project is well formulated and structured and charged by its leaders, while in the Brazilian school it is obsolete, with little information and teachers are spared from charges by their leaderseng
dc.contributor.advisor1Correia, Maria Elizabeth Fernandes
dc.contributor.advisor1ID932.320.637-72por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8912768268043499por
dc.contributor.advisor-co1Monteiro, Rosa Cristina
dc.contributor.advisor-co1ID620.079.737-34por
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4703453783397917por
dc.contributor.referee1Correia, Maria Elizabeth Fernandes
dc.contributor.referee2Rangel, Mary
dc.contributor.referee3Silva, Gilson Dourado da
dc.contributor.referee4Santos, Gabriel de Araujo
dc.contributor.referee5Guedes, Cezar Augusto Miranda
dc.creator.ID661.244.687-00por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2199582853230225por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuáriapor
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