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dc.contributor.authorRojas Cajavilca, Erick Samuelpt_BR
dc.date.accessioned2023-12-21T18:40:26Z-
dc.date.available2023-12-21T18:40:26Z-
dc.date.issued1998-09-17
dc.identifier.citationROJAS CAJAVILCA, Erick Samuel. Competividade internacional e mudança do mercado na indústria de laticínios no Brasil (1991-1997). 1998. 103 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 1998.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9551-
dc.description.abstractEsta dissertação analisa as condições de competitividade da cadeia de lácteos no Brasil, no âmbito do Mercosul à luz dos distintos aportes das discussões teóricas sobre Competitividade, Vantagens Comparativas e Estratégia Empresarial. O primeiro capítulo discute a literatura econômica sobre a competitividade, vantagens comparativas dinâmicas e estratégias das empresas. Os capítulos subseqüentes apresentam um perfil das cadeias lácteas nos países do Mercosul e uma análise das transformações no ambiente competitivo ao longo de toda a cadeia de laticínios no Brasil a partir da desregulação, estabilização e integração regional. Verifica-se uma mudança do perfil da cadeia de lácteos, desde o aumento da heterogeneidade do produtor rural, até mudanças no perfil do consumo. Para fazer frente a estas modificações estruturais em curso, no setor as empresas investem em diversas estratégias que permitam a sua permanência e crescimento no mercado. A constatação mais clara é a recomposição do setor, num processo que algumas empresam iniciam antes da abertura da economia, em meados da década de 80. Outras, o iniciariam como reflexo dos processos de integração regional e estabilização da economia. Procuramos mostrar como num mesmo setor, num ambiente similar, as empresas adotam diversas estratégias, em função dos seus recursos e perspectivas de mercado. Tendo como objetivo a manutenção de posições competitivas.por
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectindústria de laticíniospor
dc.subjectestratégia empresarialpor
dc.subjectdesenvolvimento econômico Brasilpor
dc.subjectmilk industryeng
dc.subjectenterprise strategyeng
dc.subjecteconomic development - Brazileng
dc.titleCompetitividade internacional e mudança do mercado na indústria de laticínios no Brasil (1991-1997)por
dc.title.alternativeInternational competitiveness and change of the market in the milk industry in Brazil (1991-1997)eng
dc.typeTesepor
dc.description.abstractOtherThis thesis analyzes the conditions of competitiveness of the chain of milk in Brazil, in the scope of the Mercosul having as reference of the distinct contributions of the theoretical quarrels on Competitiveness, Comparative Advantages and Enterprise Strategy. The first chapter argues economic literature referent to the competitiveness, dynamic comparative advantages and strategies of the companies. The subsequent chapters present a profile of the lácteas chains in the countries of the Mercosul and an analysis of the transformations in the competitive environment throughout all the chain of laticínios in Brazil to start off desregulation, stabilization and regional integration. A change of the profile of the chain of milk is verified, since the increase of the heterogeneidade of the agricultural producer, until changes in the profile of the consumption. To make front to these structural modifications in course, in the sector the companies invest in diverse strategies that allow to its permanence and growth in the market. The confirmation clearest is the resetting of the sector, in a process that some companies initiate before the opening of the economy, in middle of the decade of 80. Others, would initiate it as reflected of the processes of regional integration and stabilization of the economy. We look for to show as in one same sector, in a similar environment, the companies adopt diverse strategies, in function of its resources and perspectives of market. Having as objective the maintenance of competitive positions.eng
dc.contributor.advisor1Wilkinson, Johnpt_BR
dc.contributor.advisor1ID212.984.673-00por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788320A5por
dc.creator.ID075.457.507-13por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7198069292832013por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedadepor
dc.subject.cnpqEconomiapor
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/706
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T20:13:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 1998 - Erick Samuel Rojas Cajavilca.pdf: 1008769 bytes, checksum: 8add22c3d7e5c2118b5b62321be8eb7d (MD5) Previous issue date: 1998-09-17eng
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

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