Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9516
Tipo do documento: Tese
Title: A inovação e aprendizado coletivo: interação e cooperação de empresas de base tecnológica em incubadoras de empresas
Authors: Meirelles, Durval Corrêa
Orientador(a): Wilkinson, John
Keywords: inovação;incubadoras de empresas;aprendizado coletivo;innovation;incubators;collective learning
Área(s) do CNPq: Economia
Idioma: por
Issue Date: 6-Dec-2007
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade
Citation: MEIRELLES, Durval Corrêa. A inovação e aprendizado coletivo: interação e cooperação de empresas de base tecnológica em incubadoras de empresas. 2007. 252 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007.
Abstract: Esta tese procura identificar, o processo de inovação através do aprendizado coletivo e os resultados obtidos por nove empresas de base tecnológica, instaladas em três Incubadoras localizadas no Rio de Janeiro. O estudo envolveu pesquisa de campo, com aplicação de questionário junto às empresas incubadoras, ressaltando os aspectos ligados à inovação, cooperação e aprendizado. O questionário utilizado buscou identificar os desenhos institucionais, as formas de aprendizado, interação e cooperação entre os diferentes atores integrantes da incubadora e sua relação com a universidade, e o resultado apresentado sob a forma de produtos e serviços inovadores. O referencial teórico foi elaborado com base em bibliografia nacional e internacional, especialmente nos autores considerados neoschumpeterianos, passando pelos institucionalistas, que estão analisando o momento empresarial à luz dos novos paradigmas tecnológicos e seus impactos nas organizações. Destacam-se autores que trabalhem os aspectos ligados à parceria universidade/empresa, a inovação tecnológica, empreendedorismo, aprendizagem coletiva por interação, arranjos produtivos, redes de conhecimento e incubadoras de empresas. O estudo procurou se aprofundar sobre os processos de mudanças tecnológicas e organizacionais. Teve como objetivos a investigação sobre o processo de aprendizado coletivo por interação universidade-empresa e cooperação empresa-empresa e procurou avaliar os resultados obtidos pelas empresas incubadas, através da criação de produtos ou processos novos. Partiu da hipótese de que o desenvolvimento de produtos ou de processos inovadores nas empresas de base tecnológica ocorre em grande parte pelo processo de aprendizado coletivo que ocorre na incubadora, através das relações das empresas com a universidade, da interação e cooperação entre elas e a localização da incubadora nos arredores da universidade.
Abstract: This thesis looks for to identify, the process of innovation through the collective learning and the results gotten for nine companies of technological base, installed in three Incubators located in Rio De Janeiro. The study it involved field research, with application of together questionnaire to the incubators companies, standing out the on aspects to the innovation, cooperation and learning. The used questionnaire searched to identify the institutional drawings, the learning forms, interaction and cooperation enter the different integrant actors of the incubator and its relation with the university, and the result presented under the form of products and innovative services. The theoretical referential was elaborated on the basis of national and international bibliography, especially in the considered authors neo- Schumpeterian, passing for the institutionalists, that are analyzing the enterprise moment to the light of the new technological paradigms and its impacts in the organizations. Authors are distinguished who work the on aspects to the university/company partnership, the technological innovation, entrepreneurship, collective learning for interaction, productive arrangements, nets of knowledge and incubators of companies. The study he looked for to go deep itself on the processes of technological and organizationais changes. He had as objective the inquiry on as if he gives to the process of collective learning for interaction university-company and cooperation company-company and looked for to evaluate the results gotten for the incubates companies, through the creation of products or new processes. It left of the hypothesis of that the development of products or of innovative processes in the companies of technological base it to a large extent occurs for the process of collective learning that occurs in the incubator, through the relations of the companies with the university, of the interaction and cooperation between them and the localization of the incubator in the outskirts of the university.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9516
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007 - Durval Corrêa Meirelles.pdf2.96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.