Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9510
Tipo do documento: Tese
Title: A socialização dos professores da educação profissional na contemporaneidade: identidades docentes entre permanências, ambiguidade e tensões
Authors: Oliveira, Lia Maria Teixeira de
Orientador(a): Lima, Eli de Fátima Napoleão de
Keywords: profissionalização;ensino agrícola;capital cultural e docência;professionalization;agricultural teaching;cultural capital and teaching staff
Área(s) do CNPq: Sociologia
Idioma: por
Issue Date: 30-May-2008
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade
Citation: OLIVEIRA, Lia Maria Teixeira de. A socialização dos professores da educação profissional na contemporaneidade: identidades docentes entre permanências, ambiguidade e tensões. 2008. 211 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
Abstract: A problemática central dessa tese é o estudo sobre a construção social do magistério, cuja análise compreende as identidades docentes como processo multidimensional e relacional produzido nas sucessivas socializações. Quanto à temática específica, no tocante à pesquisa geradora dessa tese refere-se aos processos de socialização do professor do ensino técnico agrícola, no marco temporal da política educacional iniciada na década de 1990, cuja tônica é a reestruturação do modelo de gestão e funcionamento da instituição tecnológica e a concepção de profissionalização docente. Contudo os dados da pesquisa de campo forçaram um deslocamento da análise para a origem da constituição profissional, quando por volta dos anos de 1910 até 1940 incidem na sociedade os proclames públicos republicanos para a profissionalização de um magistério capaz de uma intervenção qualificada na educação profissional dos jovens desvalidos para serem cidadãos úteis . Delimita-se ainda um enfoque de profissão docente, verificando os significantes globais vindos do sistema oficial, como a noção de competências, mas a licenciatura nos contextos locais demonstra não haver consensos sobre tais significantes globais. Congruente ao saberfazer docente e aos processos identitários profissionais, demonstra-se por meio do trabalho de pesquisa de campo, documentos e da literatura, a existência de espaços/tempos institucionais marcados pelas permanências e ambigüidades, contudo na atualidade, essas marcas do passado e da dualidade estrutural sob a esfera escolar/universitária tencionam os processos socioculturais e acadêmicos para ações e percepções de caráter mais emancipado dos domínios agrários hegemônicos. A discussão teórica que atravessa toda a tese remete ao entendimento que em sociedade, nos espaços político-culturais, os indivíduos e grupos são moldados por saberes, atitudes, valores, normalização técnica e perfis para exercerem papéis na profissão docente ou em outra área profissional. De modo a configurar uma realidade não tão equilibrada em relações de permanências e determinações, verifica-se a mesma sob tensão na e pela disputa de profissionalização docente. Neste sentido, o objetivo geral da tese é buscar compreender as identidades docentes desse professor da educação técnica agrícola a partir dos processos sócio-profissionais institucionalizados pelo campo político-acadêmico de socialização. Sobretudo, tomamos esse espaço como um lugar de disputas, particularmente, eivado de articulações/interações das esferas interiores e exteriores, subjetivas e objetivas ao grupo profissional. A abordagem e a interpretação dos dados e informações coletadas da pesquisa de campo delimitam-se na revisão de literatura tomada nas categorias da sociologia compreensiva de Pierre Bourdieu, Berger e Luckmann, Anthony Giddens, também na sociologia da educação de Gimeno Sacristàn, na sociologia das profissões de Claude Dubar, Eliot Freidson e diversos teóricos e pesquisadores referenciados no discurso da ANFOPE e ANPED. Demonstra-se o enredamento institucional promovido entre os atores/agentes que organizam os estudos das idéias, nação e cultura, nesse caso destaque-se Eli Lima, Anísio Teixeira, Sérgio Miceli, Renato Ortiz. Às teorias das sociedades contemporâneas no tocante as práticas políticas, econômicas e culturais que configuram e conferem significados ao campo brasileiro, busca-se em Roberto Moreira. A metodologia está balizada nos aportes teóricos da pesquisa qualitativa em ciências sociais e humanas, aonde os procedimentos e instrumentos de natureza etnográfica chegaram aos dados que constata ser a profissão docente uma construção social em processos de rupturas com os modelos passados, portanto, um grupo sócio-profissional configurado nas tensões provocadas entre as permanências e ambigüidades sobre uma realidade relacional, em plena dinâmica de novos processos de institucionalização.
Abstract: The main concerning of this thesis has been about social identities accomplishment, understanding them as a relational and multidimensional process performed through successive socialization. In relation to specific theme, this survey was carried out under socialization methodologies of agricultural technical teaching professor at the time of educational politics start on the 90 s, concerning about the management model restoring and technological institution working as well as professor professionalization conception. However, data from field research forced to an analysis motion giving rise to professional establishment, when around 1910 to 1940, and republican public announcement for the professionalization of an education able to interfere over poor young people, useful citizens professional teaching have emerged on society. Verifying global significatives of official system as competence ideas and education, an approachment was limited on, in spite of notifying over local contexts and resistances no consensus or ordinary readings on the global significatives were reported. Through field research and bibliographic references institutional space-time existence pointed by permanences and ambiguities have been demonstrated when at currents days these signs from past ages and structural duality under school/university sphere pressurize sociocultural methods towards actions and emancipated character perception from hegemonic agrarian commands. Theorical discussion was based on political and cultural spaces understanding that on society both groups and people have been shaped in relation to knowledgements, values, behaviors and profiles for playing a role on every professional occupation or another professional area. In order to represent not as much balanced reality about determinations and permanences relationships under the same stress to and for teaching professionalization dispute has been corroborate. In this meaning, the main goal of the survey was to understand agricultural technical teaching professor identities from social professional process institutionalized by political and academic socialization aspect. Above all, it was considered this sphere as a conflict place, specially crossed by outter and inner as well as subjective and objective spheres to professional groups. According to Pierre Bourdieu, Berger and Luckmam, Anthony Giddens, Gimeno Sacristán, Claude Dubar, Eliot Freidson on ANFOPE and ANPED speechs, data and information approachment / interpretation were based on. As maintained by Eli Lima, Anísio Teixeira, Sérgio Miceli and Renato Ortiz ideas nation and culture studies, institutional scheme played by actors / agents was demonstrated. In relation to political, economical and cultural practices of contemporary societies, theories by Roberto Jose Moreira were reported. The methodology of this survey has been based on human and social sciences qualitative research where proceedings and mechanisms from ethnographic nature have noticed professor occupation as a social performance on ruptures methods with ancient patterns, therefore a professional-social group represented by tensions caused between permanencies and ambiguities over a relational reality in accordance to dynamics of new institutionalization practices.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9510
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008 - Lia Maria Teixeira de Oliveira.pdf1.22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.