Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9506
Tipo do documento: Dissertação
Title: Brasil Integrado: a ideologia sistêmica do Agronegócio na Associação Brasileira de Agribusiness
Other Titles: The Sistemic Ideology of the Agronegócio in the Brazilian Agribusiness Association
Authors: Lacerda, Elaine Vieira
Orientador(a): Bruno, Regina Angela Landim
Primeiro membro da banca: Medeiros, Leonilde Sérvolo de
Segundo membro da banca: Leopoldi, Maria Antonieta P.
Keywords: ABAG;Agronegócio;Estruturas Ideológicas;Hegemonia;Ideologia Sistêmica do Agronegócio;Agronegócio;Ideologics Structures;Hegemony;Sistemic Ideology of the Agronegócio.
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
Issue Date: 18-Dec-2009
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade
Citation: LACERDA, Elaine Vieira. Brasil Integrado: a ideologia sistêmica do Agronegócio na Associação Brasileira de Agribusiness. 2009. 333 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo examinar a Ideologia Sistêmica do Agronegócio na Associação Brasileira de Agribusiness, bem como a ação da referida Associação na busca pela formatação de uma institucionalidade favorável ao modelo organizacional difundido pelo conceito de Agribusiness o qual tem sido, nos últimos tempos, ressignificado enquanto Agricultura Sustentável. Exercício que reflete um esforço contínuo para a construção e consolidação da hegemonia do empresariado rural num contexto de imagetização do capital, onde especialistas em marketing assumem papel fundamental na produção conflitiva do consenso. O referido objeto foi examinado à luz do referencial gramsciano uma vez que este permite tratar dos elementos fundamentais na apreensão do processo de construção da hegemonia. Nesse sentido, foram consideradas a relevância das estruturas ideológicas da ABAG e a ação de seus autores/atores num contexto de definição do Novo Rural brasileiro, organicamente materializado na figura de um Sistema. Minha análise encontra-se circunscrita ao período que compreende os anos de 1990 até o ano de 2008. Período marcado por modificações, fruto da modernização de base técnica da agricultura, as quais têm impactado profundamente as relações sociais. Contexto no qual refletir sobre as relações de poder identificando os fundamentos legitimadores de um dos atores políticos do empresariado rural brasileiro, assume função estratégica para compreendermos um regime sujeito à hybris e marcado pela constante luta por hegemonia
Abstract: This dissertation has the objective to exam the Sistemic Ideology of the Agronegócio in the Brazilian Agribusiness Association, as well as, the action of the mentioned Association in the search for a institutionality formatation favourable to the organizational model broadcasted by the Agribusiness idea, which has been, in the last time, reframed as Sustentable Agricultural. An Exercise that reflects a continous effort to the construction and consolidation of the rural business hegemony in a capital imagetization context, where marketing specialists assume a fundamental role in the conflictive production of consensus. The mentioned object was examined through the Gramscian reference, once that, it permits dealing with the fundamental elements in the apprehension of the process for the construction of the hegemony. In this direction, the ABAG ideologics structures relevances were considered and its authors/actors action in the contest for the brazilian New Rural definition, materialized organically in a System figure. My analysis is in the period that comprehends from 1990 untill 2008. This period is marked by changes, result of the technical agricultural basis modernization, which has impacted profoundely the social relationships. Context in which to think about the power relations identifying the legitimizing basis of one of the politics actors of the brazilian rural business, assumes the strategic function to make us understand a scheme subjected to hybris and marked by the continous fight for hegemony
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9506
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009 - Elaine Vieira Lacerda.pdfElaine Vieira Lacerda2.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.