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dc.contributor.authorSantos, Maria Luiza Silva
dc.date.accessioned2023-12-21T18:39:57Z-
dc.date.available2023-12-21T18:39:57Z-
dc.date.issued2013-03-19
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Luiza Silva. Fluxos migratórios no sul da Bahia: da realidade identitária do cacau à realidade do ensino superior. 202 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9503-
dc.description.abstractA discussão tratada na tese “Fluxos Migratórios no Sul da Bahia: da Realidade Identitária do Cacau à Realidade do Ensino Superior” discorre sobre a reconfiguração identitária da região denominada cacaueira a partir da década de 90 do século XX. Uma reconfiguração ainda se constituindo, pois as investigações constatam a força ainda presente da economia e cultura do cacau nos dias atuais. A descrição se passa em dois momentos: o primeiro, um contexto vivenciado entre os anos 30 e 90 do século XX, tempo da formação da região cacaueira no sul da Bahia, espaço que recebeu levas de migrantes para trabalhar nas roças de cacau que junto com os residentes locais, desenvolveram uma cultura própria regional que foi além do cultivo agrícola, com características que permanecem até os dias atuais, identificando o sul da Bahia; e o segundo, que analisa a grave crise, a partir da década de 90, que se instalou, provocada pelo fungo moniliophtora perniciosa, conhecido como “vassoura de bruxa”, que atingiu as plantações de cacau. Essa crise sucedeu uma série de outras provocadas pelo clima, falta de preço e escassez do produto, resultando em um impacto negativo para a economia regional que se traduziu, no primeiro momento, em uma condição de decadência para os habitantes da região, tanto os que viviam da lavoura como os demais, pois era o cacau que movimentava a vida comercial e política regional. O segundo momento, a partir da década de 90, apresenta uma região carente de alternativas e diversificação que alterassem a situação presente. A tese aborda, então, o desenvolvimento da região através de outro viés: o ensino superior, pois, a partir desse período, a região passou a contar com uma universidade estadual entre as cidades de Ilhéus e Itabuna, um instituto federal de educação e algumas faculdades privadas, em ambas as cidades, que passaram a absorver migrantes que trazem mão de obra qualificada de várias partes do país, que, junto com os profissionais locais, alteram o panorama que até essa época apresentava uma identidade versada apenas no cacau. Através da história oral, um grupo de acadêmicos relata seu espaço de origem e a escolha pelo sul da Bahia, suas vivências e as dificuldades nas cidades de Ilhéus e Itabuna, as interações com a cultura local e o cotidiano da academia, evidenciando uma nova configuração cultural, que, de forma direta e indireta, começa a estabelecer um polo de pesquisa e educação superior, ampliando uma estrutura regional que, apesar de eternizada na cultura e na literatura como Região Cacaueira, passa a abranger e a ser conhecida também pelo ensino superior.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMigraçõespor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectRegião cacaueirapor
dc.subjectMigrationeng
dc.subjectCulturepor
dc.subjectHigher educationpor
dc.subjectCocoa regionpor
dc.titleFluxos migratórios no sul da Bahia: da realidade identitária do cacau à realidade do ensino superiorpor
dc.title.alternativeMigration flows in southern Bahia – from identity reality of cocoa to higher education reality.eng
dc.typeTesepor
dc.description.abstractOtherThe discussion addressed in the thesis: Migration Flows in Southern Bahia – from Identity Reality of Cocoa to Higher Education Reality - reports the identity reconfiguration of the region called cocoa from the 90s of the twentieth century. A reconfiguration is still forming, because the investigations still present note the strength of the economy and culture of cocoa today. The description goes on two occasions. The first, a context experienced between 30 and 90 years of the twentieth century, the time of formation of the cocoa region of Bahia in the south, a space that received waves of migrants to work in the cocoa plantations and with the local residents have developed a culture of its own regional that went beyond farming, with features that remain to this day identifying the southern Bahia and serious crisis, from the 90s, that happened, caused by the fungus moniliophtora pernicious, known as "witches' broom" that fall on the cocoa plantations. This crisis caused a number of other climateinduced, lack of price and scarcity of the product, resulting in a negative impact to the regional economy which has resulted, in the first time, in a state of decay for the inhabitants of the region, both those living from farming as others, because the cocoa was that moved the commercial life and regional policy. The second time, from the 90s, presents a region lacking alternatives and diversification to alter the present situation. The thesis then presents the development of the region through another face: higher education, because from that period, the region now has a state university between the cities of Ilhéus and Itabuna, a federal institute of education and some private colleges, in both cities, which now absorb migrant skilled labor in various parts of the country, changing the landscape which until that time had an identity versed only in cocoa. Through oral history, a group of academic reports about their space of origin and choice through southern Bahia, their livings and difficulties in the cities of Ilhéus and Itabuna, interactions with the local culture and daily life of the academy, showing a new cultural setting that directly and indirectly begins to establish a center for research and higher education, expanding a regional structure that although immortalized in culture and literature as cocoa region, now is being known also for higher education.eng
dc.contributor.advisor1Romano, Jorge Osvaldo
dc.contributor.advisor1ID221.386.761-53por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0810124158379029por
dc.contributor.referee1Romano, Jorge Osvaldo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0810124158379029por
dc.contributor.referee2Costa, Luiz Flávio de Carvalho
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7747085854539947por
dc.contributor.referee3Zimmermann, Silvia Aparecida
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2430257571633286por
dc.contributor.referee4Oliveira, Carlos Alberto
dc.contributor.referee4IDhttp://lattes.cnpq.br/1530813948037389por
dc.contributor.referee5Benavides, Zina Angelica Caceres
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4025227752576820por
dc.creator.ID331889633por
dc.creator.ID387.338.035-87por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4069511345227133por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedadepor
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Relatório anual de atividades 1997/Universidade Estadual de Santa Cruz – Ilhéus: Editus, 1998. _____. Relatório anual de atividades 1998/Universidade Estadual de Santa Cruz – Ilhéus: Editus, 1999. _____. Relatório anual de atividades 1999/Universidade Estadual de Santa Cruz – Ilhéus: Editus, 2000. _____. Relatório anual de atividades 2000/Universidade Estadual de Santa Cruz – Ilhéus: Editus, 2001. _____. Relatório anual de atividades 2001/Universidade Estadual de Santa Cruz – Ilhéus: Editus, 2002. _____. Relatório anual de atividades 2002/Universidade Estadual de Santa Cruz – Ilhéus: Editus, 2003. _____. Relatório anual de atividades 2003/Universidade Estadual de Santa Cruz – Ilhéus: Editus, 2004. _____. Relatório anual de atividades 2004/Universidade Estadual de Santa Cruz – Ilhéus: Editus, 2005. _____. Relatório anual de atividades 2005/Universidade Estadual de Santa Cruz – Ilhéus: Editus, 2006. _____. Relatório anual de atividades 2006/Universidade Estadual de Santa Cruz – Ilhéus: Editus, 2007. 194 _____. Relatório anual de atividades 2007/Universidade Estadual de Santa Cruz – Ilhéus: Editus, 2008. _____. Relatório anual de atividades 2008/Universidade Estadual de Santa Cruz – Ilhéus: Editus, 2009. _____. Relatório anual de atividades 2009/Universidade Estadual de Santa Cruz – Ilhéus: Editus, 2010. ZAMBERLAN, Jurandir. O processo migratório no Brasil e os desafios da mobilidade humana na globalização. Porto Alegre, 2004.por
dc.subject.cnpqAgronomiapor
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