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dc.contributor.authorFreitas, Amaury de Barros
dc.date.accessioned2023-12-21T18:39:36Z-
dc.date.available2023-12-21T18:39:36Z-
dc.date.issued2011-10-14
dc.identifier.citationFREITAS, Amaury de Barros. Aliança entre movimento ambientalista e de consumidores: o caso da “Campanha por um Brasil Livre de Transgênicos”. 2011. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9469-
dc.description.abstractAo analisar a trajetória da aliança entre os movimentos ambientalistas e de consumidores na Campanha por um Brasil Livre de Transgênicos, representados neste trabalho, respectivamente, por Greenpeace e Idec, pudemos identificá-la enquanto um cenário para a reconstrução dos discursos sobre consumo e meio ambiente. A partir desta aproximação, promovemos uma reflexão sobre o surgimento de novas sociabilidades e utopias entre os movimentos sociais em torno da questão ambiental e das novas estratégias utilizadas pelos atores frente às possibilidades de ação política via mercado. Ilustrando a tendência de uma aproximação cada vez maior entre as agendas dos movimentos ambientalistas e de defesa dos direitos dos consumidores, a Campanha se demonstrou ser um objeto privilegiado para a observação de um repertório inovador de ações políticas, forjado sob um novo arranjo de forças sociais.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMovimentos sociaispor
dc.subjectTransgênicospor
dc.subjectMercadospor
dc.subjectSocial movementseng
dc.subjectGMOseng
dc.subjectMarketseng
dc.titleAliança entre movimento ambientalista e de consumidores: o caso da “Campanha por um Brasil Livre de Transgênicos”por
dc.title.alternativeAlliance between environmental and consumer movement: the case of "Campaign for a Brazil Free of Transgenics"eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherBy analyzing the trajectory of the alliance between environmentalists and consumers in the Campaign for a Transgenic-Free Brazil, represented in this research, respectively, by Greenpeace and Idec, we identified it as a backdrop for the reconstruction of discourses on consumption and environment. From this approach, we promote a reflection on the emergence of new social utopias and social movements from around the environmental issue and the new strategies used by the actors face the possibilities of political action through the market. Illustrating the trend of a growing rapprochement between the agendas of environmentalists and consumer rights movement, the Campaign has proved to be a privileged object for the observation of a new set of practices forged under a new arrangement of social forces.eng
dc.contributor.advisor1Portilho, Maria de Fátima Ferreira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0274508709603902por
dc.contributor.referee1Schmitt, Cláudia Job
dc.contributor.referee2Pessanha, Lavínia Davis Rangel
dc.creator.ID100.692.197-45por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8788266352043844por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedadepor
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dc.subject.cnpqSociologiapor
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