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dc.contributor.authorOliveira, Fabrício Roberto Costa
dc.date.accessioned2023-12-21T18:39:29Z-
dc.date.available2023-12-21T18:39:29Z-
dc.date.issued2012-06-29
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fabrício Roberto Costa. Religião, política e comunidade: emergência e politização do Movimento da Boa Nova. 2012. 244 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2012.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9456-
dc.description.abstractO Concílio Vaticano II (1962-1965) difundiu novas concepções de práticas religiosas que estimularam transformações no catolicismo latino-americano. No bojo desse processo de mudanças no catolicismo, emergiu o Movimento da Boa Nova (Mobon), cuja dinâmica centra-se na promoção de cursos católicos para leigos com o objetivo de fornecê-los conhecimentos bíblico-religiosos e formar lideranças leigas estimuladas a viverem organizados em comunidades. Na década de 1980, lideranças leigas do Mobon se engajaram na militância em Sindicatos de Trabalhadores Rurais e na política partidária, sobretudo no Partido dos Trabalhadores (PT). O contexto de redemocratização, a visibilidade adquirida pelas lideranças religiosas pelos trabalhos nas comunidades e a concepção religiosa que enfatizava a mobilização social pela melhoria da sociedade, emanada pelo Mobon e grupos religiosos considerados progressistas, contribuíram para tal faceta. Esta tese é uma análise dos processos de politização do Mobon. Busquei compreender como o grupo religioso tornou-se politicamente importante. Procurei mostrar que a aproximação dos leigos junto aos missionários do Mobon e aos párocos foi fundamental para que estes assumissem as causas dos leigos nas disputas políticas. A capacidade de organização e mobilização dos grupos comunitários deu visibilidade ao Mobon, fato que contribuiu para a aproximação ao campo político. Defendo que a atuação das lideranças religiosas nos sindicatos e nos partidos consistiu numa consequência do engajamento religioso.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectReligioneng
dc.subjectPoliticseng
dc.subjectCommunityeng
dc.subjectCatholic Churcheng
dc.subjectReligiãopor
dc.subjectPolíticapor
dc.subjectComunidadepor
dc.subjectIgreja Católicapor
dc.titleReligião, política e comunidade: emergência e politização do Movimento da Boa Novapor
dc.title.alternativeReligion, politics and community: emergence and politicisation of Movimento da Boa Novaeng
dc.typeTesepor
dc.description.abstractOtherThe Second Vatican Council (1962-1965) disseminated novel conceptions of religious practices which influenced the Catholicism in Latin America. Under this influence, Movimento da Boa Nova (Mobon, acronym in Portuguese) emerged, a movement which is focused on providing courses to laypeople about the Bible and Catholicism, forming local leaderships and encouraging them to organize their communities. In the 1980s, Mobon’s layperson leaderships got involved in the militancy of Sindicato dos Trabalhadores Rurais and partisan politics, supporting especially Partido dos Trabalhadores (PT, acronym in Portuguese for “workers’ party”). This study analysed how the politicisation process of Mobon occurred. We aimed to understand how a religious group emerged as constitutors of the syndicate of rural workers and the chapter of PT in Minas Gerais in the 1980s. We also aimed to unravel how the courses provided by Mobon led to important political changes. The involvement among laypeople and Mobon’s missionaries and local parish priests was essential for the latter to take on political causes. The ability for organization and mobilisation exhibited by Mobon popularised and strengthened this movement, making possible its influence on the political field. The activities of religious leaderships in syndicates and politics did not result in interruption of their religious activities, but did result in religious mobilisation for social changeseng
dc.contributor.advisor1Bruno, Regina Angela Landim
dc.contributor.advisor1ID9669132134por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1929904545619303por
dc.contributor.referee1Mariz, Cecília Loreto
dc.contributor.referee2Comeford, John Cunha
dc.contributor.referee3Medeiros, Leonilde Servolo de
dc.contributor.referee4Lima, Marcelo Ayres Camurça
dc.creator.ID4626695647por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2627971853595157por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedadepor
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dc.subject.cnpqSociologiapor
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