Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9437
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Valter Lúcio dept_BR
dc.date.accessioned2023-12-21T18:39:22Z-
dc.date.available2023-12-21T18:39:22Z-
dc.date.issued2009-12-21
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Valter Lúcio de. A ironia da realidade e os paradoxos da razão política: diversidade, sociabilidade e dinâmicas político-religiosas em espaços de luta pela terra no Rio Grande do Sul. 2009. 345 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9437-
dc.description.abstractAs análises desenvolvidas nessa tese buscam compreender o processo de engajamento e retribuição entre as pessoas que se envolveram na luta pela terra lideradas pelo MST. A partir da pesquisa empírica realizada em um acampamento e em dois assentamentos (um novo e outro antigo) localizados no Rio Grande do Sul, observou-se a ocorrência de um público bastante variado que se engaja em tal luta inspirado por retribuições que não apenas a conquista da terra. Adotando um olhar privilegiado sobre o micro, sem, no entanto, negligenciar o macro e detendo-se sobre as dimensões relativas è religião e às religiosidades, foi possível notar que ingressar no MST constitui oportunidade que as pessoas agarram movidas por lógicas que não são, em grande parte dos casos, aquelas definidas pela razão política. Experimentar as ofertas religiosas e se incorporar ao acampamento do MST não são possibilidades excludentes, são alternativas eficientes na busca por uma vida melhor. Mesmo que no acampamento a diversidade de expressões sociais esteja sob relativo controle, os símbolos e mitos estão povoando aquele espaço e criando realidades inesperadas. Suspeitar, como faziam os acampados, que nas reuniões da principal e restrita instância política do acampamento ocorriam rituais de bruxaria, indica que aquele espaço como um todo está colonizado por variadas forças . Fica evidente, portanto, que na dinâmica cotidiana desses espaços o religioso e o político se interpenetram. Diante de tal dinâmica é perceptível a constituição, tanto nos assentamentos quanto no acampamento (a despeito de seu maior controle), de pequenas comunidades definidas por códigos morais de conduta. Ainda que a imagem unitária que é criada pelo e sobre o MST e o seu reconhecimento como organização catalisadora dos interesses difusos façam parte e interfiram na realidade desses espaços, a realidade que ali se constrói é muito mais complexa do que isso. Do que se conclui que não há a sobreposição de identidades que venha a dar forma a uma identidade única, sólida e coerente.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMSTpor
dc.subjectreligiãopor
dc.subjectluta pela terrapor
dc.subjectacampamentopor
dc.subjectassentamento.por
dc.subjectMSTeng
dc.subjectreligioneng
dc.subjectstruggle for landeng
dc.subjectencampmenteng
dc.subjectsettlementseng
dc.titleA ironia da realidade e os paradoxos da razão política: diversidade, sociabilidade e dinâmicas político-religiosas em espaços de luta pela terra no Rio Grande do Sulpor
dc.title.alternativeThe irony of reality and the paradoxes of political reason: diversity, sociality and politico-religious dynamics in spaces of the struggle for land in Rio Grande do Suleng
dc.typeTesepor
dc.description.abstractOtherThe analysis presented in this thesis seeks to understand processes of engagement and retribution among people involved in the struggle for land , led by the MST (Landless Movement). Based on empirical research conducted at one encampment and two settlements (one new and the other old) located in Rio Grande do Sul, it was found that a fairly diverse public engages in this struggle, motivated by the possibility of gains that involve more than just the conquest of land. Adopting a perspective that at once privileges the micro without neglecting the macro level and that pays particular attention to dimensions concerning religion and religiosities, it was possible to perceive that joining the MST constituted an opportunity that people seized motivated by logics that are not, in the vast majority of cases, those defined by political reason. To experience religious offerings and to incorporate oneself into the MST encampment are not exclusive possibilities but rather efficient alternatives in the search for a better life. Even though the diversity of social expression was relatively controlled in the encampment, symbols and myths populate that space and create unexpected realities. To suspect, as those in the camps often did, that practices of witchcraft were occurring in restricted political meetings of the camp, indicates that that space, taken as a whole, is colonized by a variety of forces . It becomes evident, however, that in day-today dynamics of these spaces the religious and the political interpenetrate. In the face of this kind of dynamic, it is possible to perceive the creation, as much in the settlements as in the encampment (despite the greater control in the latter), of small communities defined by moral codes of conduct. Even though the unitary image that is created by and about the MST as well as its recognition as a catalyzing organization of diffuse interests is part of and enters into the reality of these spaces, the reality that is constructed there is much more complex than this. Thus, it is concluded that there is not an imposition over identities that ends up forming one single, solid, coherent identity.eng
dc.contributor.advisor1Comerford, John Cunhapt_BR
dc.contributor.advisor1ID110.167.278-10por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723352E9por
dc.creator.ID186.620.008-94por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0407753156463593por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedadepor
dc.subject.cnpqSociologiapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/71209/2009%20-%20Valter%20Lucio%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/729
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T20:13:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009 - Valter Lúcio de Oliveira1.pdf: 3734875 bytes, checksum: 3df4e3675ca94ae6ea670c023a536135 (MD5) Previous issue date: 2009-12-21eng
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009 - Valter Lucio de Oliveira.pdf3.57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.