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Tipo do documento: Tese
Title: Avaliação do potencial nutricional, funcional e sensorial de óleo de buriti (Mauritia flexuosa, Mart.)
Other Titles: Evaluation of the nutritional, functional and sensory potential of Buriti oil (Mauritia flexuosa, Mart)
Authors: Manhães, Luciana Ribeiro Trajano
Orientador(a): Srur, Armando Ubirajara Oliveira Sabaa
Primeiro coorientador: Silva, Ellen Mayra Menezes da
Primeiro membro da banca: Meleiro, Cristiane Hess de Azevedo
Segundo membro da banca: Pagani, Monica Marques
Terceiro membro da banca: Dutra, Andre de Souza
Quarto membro da banca: Freitas, Maria Cristina Jesus
Keywords: Compostos funcionais;Inovação tecnológica;Análise sensorial;Functional compounds;technological innovation;Sensory analysis
Área(s) do CNPq: Ciência e Tecnologia de Alimentos
Idioma: por
Issue Date: 30-May-2014
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos
Citation: MANHÃES, Luciana Ribeiro Trajano. Avaliação do potencial nutricional, funcional e sensorial de óleo de buriti (Mauritia flexuosa, Mart.). 2014. 105 f. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2014.
Abstract: Atualmente tem se verificado aumento acentuado na demanda de óleos e gorduras para alimentação. Nesse contexto, busca-se novas fontes lipídicas que atendam as necessidades nutricionais, funcionais e sensoriais dos consumidores. O óleo de buriti demonstra grande potencial para ocupar lugar nesse mercado, devido aos efeitos benéficos que ele pode trazer para a saúde, principalmente se ele for usado nas formulações de produtos inovadores com características sensoriais diferenciadas. No entanto, são escassos dados sobre parâmetros de identidade e qualidade desse óleo. Esta pesquisa objetivou estudar as condições de extração de óleo de buriti, estabelecer seus parâmetros de identidade e qualidade, elaborar um produto como forma viável de sua utilização na alimentação humana, bem como avaliar as características sensoriais e não sensoriais desse produto. O óleo de buriti foi extraído por prensagem e por solvente orgânico. Em seguida essas amostras foram refinadas e submetidas as análises físico-químicas. Após essa etapa, foi elaborado um produto inovador: azeite de buriti e de oliva aromatizado e a respeito das análises sensoriais, inicialmente foi realizado um teste de diferença. Em seguida, foi realizado um teste de aceitação e de intenção de compra com as amostras testadas e ao final foi realizado um teste de aceitação do produto através de protótipos de embalagens criadas. Observou-se que as condições de extração, seja por prensagem ou por solvente, influenciaram no rendimento da extração. Os parâmetros de identidade e qualidade também podem ser alterados dependendo das condições de extração ou das condições de refino. O teste sensorial do azeite de buriti e de oliva aromatizado revelou a sua aceitação pelos consumidores, os quais também demonstraram intenção de compra para o produto, indicando que ele apresenta capacidade de inserção no mercado. O teste de aceitação realizado com protótipos de embalagens para esse produto revelou que as características da embalagem influenciaram os consumidores na aceitação do produto e que o fator cor da embalagem apresentou importância relativa superior ao fator apelo nutricional, sendo essa uma informação de grande relevância para apresentação do produto ao mercado consumidor. Pode-se concluir que as informações sobre parâmetros de identidade do óleo de buriti podem auxiliar e impulsionar a indústria alimentícia a produzir o produto proposto em escala industrial e\ou comercial. Uma vez inserido no mercado, o azeite de buriti e de oliva aromatizado tem possibilidade de ser utilizado usualmente como azeite de oliva, amplamente consumido pela população. A grande vantagem da utilização desse produto pela população são os benefícios para saúde que ele pode agregar em função dos seus compostos funcionais como carotenóides, tocoferóis e ácido oléico.
Abstract: Currently has been sharp increase in demand for food oils and fats. In this context, seeks new lipid sources that meet the nutritional, functional and sensory needs of consumers. The buriti oil demonstrates great potential to occupy place in this market, due to the beneficial effects that it can bring to health, especially if it is used in the formulations of innovative products with differentiated sensory characteristics. However, are scarce data on parameters of identity and quality of this oil. This research aimed to study the conditions of extraction of buriti oil, establish their identity and quality parameters, prepare a product as feasible way of its use in the food as well as evaluating the sensory characteristics and sensory not this product. The buriti oil was extracted by pressing and by organic solvent. Then these samples were refined and subjected the physicochemical analyses. After this step, was elaborated an innovative product: buriti oil and flavored olive and the respect of sensory analyses, was initially carried out a test of difference. Then, we conducted a test of acceptance and purchase intent with samples tested and the end was an accomplished product acceptance test through packaging prototypes created. It was observed that the conditions of extraction, either by pressing or solvent, influenced the yield of extraction. Identity and quality parameters can also be changed depending on the conditions of extracting or refining conditions. The sensory test of buriti oil and flavored olive revealed their acceptance by consumers, which also demonstrated intention of purchase for the product, indicating that he has ability to market integration. Acceptance testing performed with that product packaging prototypes revealed that the characteristics of the packaging influenced consumers on product acceptance and that color packing factor presented relative importance than nutritional appeal factor, being this a very important information for presentation of the product to the consumer market. It can be concluded that the information about parameters of buriti oil identity can aiding and boost food industry producing the product proposed on an industrial scale and\or commercial. Once inserted in the market, the oil of buriti and flavored olive has the possibility to be used usually as olive oil, widely consumed by the population. The great advantage of the use of this product by the population are the health benefits that it can bring on the basis of their functional compounds like carotenoids, tocopherols and oleic acid
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9269
Appears in Collections:Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos

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