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Tipo do documento: MonografiaEspecializacao
Title: Critérios para escolha de áreas potenciais para implantação da arborização de acompanhamento viário no município de Praia Grande, SP
Authors: Rovati, Elaine dos Santos
Trindade, Jeanne Almeida da
Trindade, Jeanne Almeida da;Moster, Claudia;Souza, Karla Marques
Keywords: Arborização urbana;Planejamento arbóreo;Meio ambiente
Issue Date: 6-Apr-2023
Citation: ROVATI, Elaine dos Santos. Critérios para escolha de áreas potenciais para implantação da arborização de acompanhamento viário no município de Praia Grande, SP. 2023. 33 f. Monografia (Pós-graduação em Arborização Urbana) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Abstract: A qualidade de vida urbana está diretamente atrelada a vários fatores que estão reunidos na infraestrutura urbana, no desenvolvimento econômico-social e àqueles ligados à questão ambiental. No caso do ambiente, as áreas verdes públicas, incluindo a arborização urbana, constituem elementos imprescindíveis para o bem-estar da população, pois influencia diretamente a saúde física e mental da população. O objetivo principal desse trabalho é estudar os critérios para escolha de áreas potenciais para implantação da arborização de acompanhamento viário no município de Praia Grande, SP., utilizando indicadores para o planejamento das escolhas dessas áreas, bem como as quantidades de mudas adequadas ao plantio. A metodologia utilizada definiu como indicadores: temperatura média (indicador climático), população existente no bairro (quanto maior o número, mais pessoas atendidas pela melhora da qualidade do ambiente) e a quantidade de árvores por hectare (densidade arbórea), para determinar os bairros que mais necessitam da ampliação da arborização urbana de acompanhamento viário. A partir dessa informação foram escolhidos os dois loteamentos nos dois bairros mais necessitados, definindo como critério de escolha dos loteamentos aqueles que possuíam número maior de equipamentos públicos instalados. Para o cálculo da quantidade de árvores necessárias para implantar o projeto, dividimos os dois lados das vias de calçamento (medida aproximada) de cada loteamento por 10 m (medida arbitrada para a distância de plantio de um exemplar arbóreo para outro), excluindo 10m da esquina na contagem. Não foram consideradas nas medições as vias que não possuíssem no mínimo 1,80m de largura de calçadas, para que fosse possível prever o 1,20m de largura para os transeuntes conforme preconiza a NBR 9050:2004. Cabe ressaltar que não foram considerados nas medições o distanciamento de segurança do mobiliário urbano como postes, pontos de ônibus, lixeiras, bueiros, hidrantes, semáforos, etc. Na impossibilidade de arborizar grandes áreas públicas de uma só vez, devido a limitação de recursos municipais e a quantidade de mão de obra disponível para que a implantação da arborização urbana de acompanhamento viário, é importante direcionar os locais de novos plantios a partir de escolhas técnicas, elencando áreas prioritárias para sua implantação a fim de potencializar os ganhos ambientais do município, melhorando a qualidade de vida da população, além de facilitar o caminhar a pé, a socialização, a democratização e a permanência e utilização dos espaços públicos.
Abstract: The quality of urban life is directly linked to various factors that are gathered in urban infrastructure, economic and social development and those linked to the environmental issue. In the case of the environment, public green areas, including urban trees, are essential elements for the well-being of the population, as they directly influence the physical and mental health of the population. The main objective of this work is to study the criteria for choosing potential areas for the implementation of roadside afforestation in the municipality of Praia Grande, SP., using indicators for planning the choices of these areas, as well as the quantities of seedlings suitable for planting. The methodology used defined the following indicators as: average temperature (climatic indicator), existing population in the neighborhood (the greater the number, the more people served by improving the quality of the environment) and the number of trees per hectare (tree density), to determine the neighborhoods that most need the expansion of roadside urban afforestation. Based on this information, the two subdivisions in the two most needy neighborhoods were chosen, defining as criteria for choosing subdivisions those with the highest number of public facilities installed. To calculate the number of trees needed to implement the project, we divided both sides of the paving roads (approximate measure) of each subdivision by 10 m (measured as an arbitrated measure for the planting distance of one tree specimen to another), excluding 10 m from the corner on count. Roads that did not have at least 1.80m of sidewalk width were not considered in the measurements, so that it would be possible to predict the 1.20m of width for passers-by, as recommended by NBR 9050:2004. It should be noted that the measurements did not consider the safety distance from urban furniture such as poles, bus stops, trash cans, culverts, fire hydrants, traffic lights, etc. Given the impossibility of afforesting large public areas at once, due to limited municipal resources and the amount of manpower available for the implementation of urban street tree planting, it is important to direct the locations of new plantings based on technical choices, listing priority areas for its implementation in order to enhance the municipality's environmental gains, improving the quality of life of the population, in addition to facilitating walking, socialization, democratization and the permanence and use of public spaces.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/8787
Appears in Collections:Monografias da Pós-graduação em Arborização Urbana

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