Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/8780
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTrindade, Jeanne Almeida da-
dc.contributor.advisorVelasco, Giuliana Del Nero-
dc.contributor.authorSilva, Aline Pereira Alvarenga da-
dc.date.accessioned2023-09-18T18:37:11Z-
dc.date.available2023-09-18T18:37:11Z-
dc.date.issued2023-03-22-
dc.identifier.citationSILVA, Aline Pereira Alvarenga da. A arborização urbana como elemento de educação ambiental no meio escolar. 2023. 53 f. Monografia (Pós-graduação em Arborização Urbana) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/8780-
dc.description.abstractEste estudo busca entender de que forma a Arborização Urbana pode auxiliar na formação humana, através da vivência das crianças com o elemento vegetal, a partir de um processo contínuo e a longo prazo, no âmbito global da construção identitária do sujeito auxiliada pela educação. Intenciona identificar as concepções de meio ambiente que as crianças e préadolescentes possuem por intermédio de reflexões sobre as intervenções do ser humano na natureza. Nesse sentido, serão realizadas atividades com discentes da Educação Infantil de uma rede privada de ensino - o Centro Educacional Nascer de Novo - e educandos do sexto ano do Ensino Fundamental, da rede Estadual de ensino do Rio de Janeiro. O foco do trabalho será a Arborização Urbana e o ambiente escolar, as percepções ambientais do alunato, por meio de diálogos em rodas de conversas, destacando a principal função da Arborização Urbana, a qualidade de vida dos seres humanos e de outros seres que dependem delas e duas metodologias distintas: na Educação Infantil, utilizando recursos de contação de histórias e produções livres de arte; e no Ensino Fundamental com a construção de Cartas para a Mãe Terra, a partir da realização de palestra, projeção de palestras com cenas do filme: “Lorax em busca da trúfula perdida” e ação prática de escrita e conscientização dos assuntos debatidos. Os principais objetivos desta pesquisa são: identificar os elementos que compõem a percepção ambiental dos alunos, despertar e estimular os educandos no cuidado e preservação do meio ambiente através das práticas de educação ambiental e de contato com a natureza, tornando- os multiplicadores e formadores de opiniões, possibilitando a reflexão de que o ser humano é responsável pelo cuidado com o meio ambiente; além de demonstrar a importância da Arborização Urbana e como ela pode influenciar na melhoria da qualidade de vida humana.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectÁrvorept_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectCrianças e pré-adolescentespt_BR
dc.titleA arborização urbana como elemento de educação ambiental no meio escolarpt_BR
dc.typeMonografiaEspecializacaopt_BR
dc.contributor.membersTrindade, Jeanne Almeida da-
dc.contributor.membersVerdade, Marco Aurélio Locateli-
dc.contributor.membersLopes, Maria Josefa Restum-
dc.degree.levelEspecializaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis study seeks to understand how Urban Forest can help in human formation, through children's experience with tress, from a continuous and long-term process, in the global scope of the subject's identity construction aided by education. It intends to identify the conceptions of the environment that children and pre-adolescents have through reflections on human interventions in nature. In this sense, activities will be carried out with early childhood education students from a private education network - the Nascer de Novo Educational Center - and students in the sixth year of elementary school, from the state education network in Rio de Janeiro. The focus of the work will be Urban Forest and the school environment, the environmental perceptions of the students, through dialogues in conversation circles, highlighting the main function of Urban Forest, the quality of life of human beings and other beings that depend on them. and two distinct methodologies: in Early Childhood Education, using storytelling resources and free art productions; and in Elementary School with the construction of Letters to Mother Earth, based on lectures, projection of lectures with scenes from the film: “The Lorax” and practical action of writing and raising awareness of the issues discussed. The main objectives of this research are: to identify the elements that make up the students' environmental perception, to reinforce the need for care and responsibilities with the environment, to value teamwork and social interaction, having Urban Forest as a motivating instrument for the improvement of these concepts. , taking into account the quality of life through Urban Forest in order to awaken a differentiated look at the exercise of citizenship and the development of the human being.pt_BR
Appears in Collections:Monografias da Pós-graduação em Arborização Urbana

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALINE PEREIRA ALVARENGA DA SILVA.pdf1.83 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.