Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5547
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Heriberto Dias da-
dc.contributor.authorBispo, Luciano Urbani-
dc.date.accessioned2021-02-08T13:29:45Z-
dc.date.available2021-02-08T13:29:45Z-
dc.date.issued2013-09-18-
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5547-
dc.description.abstractCom o presente trabalho objetivou-se avaliar se a escolaridade dos pais tem alguma influência sobre o interesse e a motivação dos alunos pela genética. Foi analisado também se o uso de atividades lúdicas educativas em sala pode contribuir para o despertar e o aumento do gosto dos alunos pela genética. Para realização deste trabalho foi aplicado um jogo de cartas sobre o conteúdo de genética a duas turmas, uma pertencente a uma Instituição de Ensino Público do município de Seropédica, com 14 alunos e a outra pertencente a uma Instituição de Ensino Particular do município de São João de Meriti, com 27 alunos. Após a aplicação do jogo, foi realizado um questionário socioeconômico e um questionário de opinião sobre a disciplina e o jogo. O Questionário de opinião teve por objetivo avaliar se os alunos foram estimulados a aprender genética e o questionário socioeconômico permitiu-nos conhecer melhor a realidade dos alunos, assim como, determinar o nível escolar dos pais. Observamos que o nível de escolaridade dos pais exerce certa influência sobre o gosto inicial do aluno pela genética e que, atividades lúdicas de ensino de genética ajudam os alunos a desenvolver o gosto pela mesma, que é uma matéria de difícil visualização prática do conteúdo, o que a torna, as vezes, uma aula massante e desmotivante.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de genéticapt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.titleRelação entre o nível educacional dos pais e a afinidade pela genética em alunos de duas escolas de ensino médio do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.membersSilva, Heriberto Dias da-
dc.contributor.membersArmada, Luís Azevedo de-
dc.contributor.membersSoares, Maria Amélia Menck-
dc.degree.levellicenciaturapt_BR
dc.description.abstractOtherThe present work aimed to evaluate whether parental education has some influence on the interest and motivation of students by genetics. It was also analyzed if the use of educational playful activities in the classroom can contribute to the awakening and rising like of the students by genetics. For this study, we applied a card game on the contents of genetics to two classes, one belonging to an Public Institution of Education of the city of Seropédica, with 14 students and the other belonging to a Private Institution of Education in the city of São João de Meriti with 27 students. After the application of the game, there was a socioeconomic questionnaire and a opinion one about the genetics and the game. The opinion questionnaire aimed to evaluate whether students were encouraged to learn genetics and socioeconomic questionnaire allowed us to better understand the reality of the students, as well as determine the level of education of the parents. We observed that the level of parental education exerts some influence on the initial taste of the student by genetics and that recreational activities teaching genetics help students develop a taste for it, which is a matter of hard practice of viewing content, which makes it, sometimes, a hard lesson and demotivating.pt_BR
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luciano Urbani Bispo.pdf682.37 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.