Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5515
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFonseca, Lana Cláudia de Souza-
dc.contributor.authorMosqueira, Victor da Cunha-
dc.date.accessioned2021-02-07T17:49:37Z-
dc.date.available2021-02-07T17:49:37Z-
dc.date.issued2013-05-02-
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5515-
dc.description.abstractEste trabalho é uma análise de livros didáticos do ensino fundamental, de 6º a 9º anos, com enfoque nos temas relacionados ao Corpo Humano. Inicialmente são abordadas questões referentes ao livro didático com discussões sobre a visão de alguns pesquisadores a respeito do tema. Também é apresentado um breve histórico das políticas públicas e uma abordagem sobre a utilização do livro didático. As análises foram realizadas com duas coleções indicadas pelo Guia do Livro Didático PNLD 2011 e baseadas nos critérios de avaliação desse Guia. Após as análises, foi possível constatar melhoras em diversos aspectos dos livros didáticos em relação às criticas que eram feitas. Porém, algumas questões importantes poderiam ser trabalhadas pelo livro de maneira diferente, como a apresentação do conteúdo do Corpo Humano de maneira fragmentada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectCorpo humanopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.titleEnsino do corpo humano: uma análise de livros didáticos do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.membersFonseca, Lana Cláudia de Souza-
dc.contributor.membersTavares, Daniele Aparecida de Lima-
dc.contributor.membersPinto, Benjamin Carvalho Teixeira-
dc.degree.levellicenciaturapt_BR
dc.description.abstractOtherThis study is an analysis of textbooks of elementary school, 6 to 9 years, with a focus on issues related to the human body. Initially, some questions referring to the textbook, are approached with discussions about the vision of some researchers upon the related theme. It also presents a brief history of public policies and approach on the use of the textbook. The analyzes were carried out with two collections indicated by Guide Textbook PNLD 2011 and based on the evaluation criteria of this Guide. After analysis, it was possible to see improvements in several aspects of the textbooks regarding the criticisms that were made. However, some important problems could be worked by the book differently, as the presentation of the content of the Human Body piecemeal.pt_BR
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Victor da Cunha Mosqueira.pdf8.95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.