Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5430
Tipo do documento: TCC
Title: Utilização de animais no ensino superior: aspectos éticos, jurídicos e metodológicos
Authors: Alves, Cristiane da Silva
Brandolini, Solange Viana Paschoal Blanco
Brandolini, Solange Viana Paschoal Blanco;Fonseca, Lana Claudia de Souza;Mizuguchi, Nedda Garcia Rosa;Aguiar, Lenir Lemos Furtado
Keywords: Uso de animais;Ensino;Ética;Bioética
Issue Date: 10-Jul-2014
Abstract: O debate no meio acadêmico sobre o uso dos animais como modelo no processo de ensino-aprendizagem, especialmente na área biomédica, tem sido realizado com mais frequência. O que resultou em aumento significativo da produção de literatura sobre os métodos alternativos. O presente trabalho apresenta uma revisão crítica, cronológica e metodológica da literatura, que tem por finalidade contribuir para a análise deste tema extremamente polêmico e de discussão obrigatória no meio acadêmico. Buscou-se reunir, nesta Monografia, a fundamentação a partir da legislação vigente, da discussão em torno das práticas prejudiciais ou desnecessárias; o uso dos animais no ensino e o argumento da necessidade; a relevância do tema para a educação científica; a visão dos estudantes; sua relevância na construção do conhecimento, identificação de estilos de pensamento; o princípio dos 3Rs e seu impacto no Brasil.
Abstract: The debate in academic circles about the use of animals as models in the teachinglearning process, especially in the biomedical area, has been performed more frequently. This resulted in significant increase in the production of literature on alternative methods. This paper presents a critical, chronological and methodological literature review, which aims to contribute to the analysis of this extremely controversial and mandatory discussion topic in academia. We sought to gather in this monograph, the reasoning from the current legislation, the discussion about the harmful or unnecessary practices; the use of animals in teaching and the argument of necessity; the relevance of the theme for science education; the students' view; its relevance in the construction of knowledge, identifying thinking styles; the 3Rs principle and its impact on Brazil
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5430
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cristiane da Silva Alves - JUL 2014.pdf1.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.