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Tipo do documento: TCC
Title: Apontamentos para novas perspectivas no ensino de ciências e biologia: a ressignificação do sujeito animal
Authors: Santos, Tulio Vieira dos
Alonso, Luciano da Silva
Alonso, Luciano da Silva;Jardim, Elizabete Cristina Ribeiro Silva;Pereira, Tatiana Cotta Gonçalves
Keywords: Ressignificação animal;métodos substitutivos;Complexidade;Modelo animal;Ensino de ciências e biologia
Issue Date: 9-Jul-2018
Abstract: Entendendo que o uso prejudicial de Animais no ensino contribui para a perpetuação do utilitarismo Animal, tem-se como objetivo propor uma reflexão acerca da ressignificação do sujeito Animal a partir do ensino de Ciências e Biologia. Munido da metodologia de revisão bibliográfica e sob a ótica do pensamento complexo proposto por Edgar Morin, busca-se atingir o objetivo proposto. Os artigos, teses e dissertações foram organizados sistematicamente em grupos temáticos, encontrando majoritariamente abordagens conceituais e evidenciando uma escassez da discussão na área de ensino de Ciências e Biologia. Preceitos científicos e legais que validam a objeção de consciência, propostas de métodos substitutivos e princípios da Educação Nacional que corroboram com a ressignificação Animal, resultam do esforço metodológico. Por fim, faz- se apontamentos para novas perspectivas nas práticas pedagógicas, na busca de uma sociedade que compreenda os Animais como sendo sujeitos, e não, como um mero recurso.
Abstract: Due to the thinking about the prejudicial use of Animals in Teaching as one contribution to the perpetuation of the animal’s utilitarianism, it becomes necessary to propose one reflection concerning the redetermination of the Subject Animal starting from the Teaching of Science and Biology, as it is the aim of this work. Following the bibliographic review methodology and under the view of the Complex Thought by Edgar Morin, it seeks to achieve the purpose mentioned above. All the data used in this paper, the scientific articles and theses, were systematically organized into thematic groups mostly finding conceptual approaches and highlighting a lack of this discussion in the Science and Biology’s Teaching area. Scientific and legal precepts that endorse the conscientious objection, proposals of alternative methods and principles of the National Education that legitimate the Animal redetermination, arise from the methodologic effort. Lastly, notes are made for new perspectives concerning Teaching Practices, in the search of one society that understands the Animals as Subject and not merely as a resource.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5362
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

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