Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3291
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarros, José Costa D’Assunção-
dc.contributor.authorCunha, Péricles de Morais-
dc.date.accessioned2018-09-18T20:22:08Z-
dc.date.available2018-09-18T20:22:08Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationCUNHA, Péricles de Morais. A composição da paisagem sonora do Rio de Janeiro e o surgimento do choro a partir do ambiente acústico-musical da Corte. Uma análise histórica. 2014. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)–Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3291-
dc.description.abstractO nascimento do choro como a primeira música popular urbana do Brasil, por volta da década de 1870, dá-se devido à combinação entre as danças europeias e a influência africana aliada aos estilos e sotaques próprios dos músicos populares do Rio de Janeiro. As várias transformações ocorridas na cidade e a formação de uma paisagem sonora própria forneceram uma série de elementos, presentes no ambiente acústico-musical carioca, importante para a elaboração espontânea de uma nova forma de tocar do músico popular que atuava durante o período marcado pelo segundo reinado do Império brasileiro. Inconscientemente, foram incorporadas às práticas musicais daquele período novas sonoridades provenientes da música estrangeira vinda da Europa, difundida pelas partituras e tocada ao piano, e do ritmo peculiar da percussão herdada da África, típico de rituais religiosos e outras festividades, presentes no espaço urbano. Esta monografia pretende refletir sobre a formação dessa nova modalidade de música, e sobre o ambiente histórico-social e musical que a gerou.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectChoropt_BR
dc.subjectMúsica Brasileirapt_BR
dc.subjectMúsica Popularpt_BR
dc.subjectHistória da Músicapt_BR
dc.subjectHistória da Música no Brasilpt_BR
dc.titleA composição da paisagem sonora do Rio de Janeiro e o surgimento do choro a partir do ambiente acústico-musical da Corte. Uma análise históricapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.membersBarros, José Costa D’Assunção-
dc.contributor.membersLazzari, Alexandre-
dc.contributor.membersAzevedo, Patrícia Bastos de-
dc.degree.levellicenciaturapt_BR
Appears in Collections:Monografias do Curso de Licenciatura em História - IM

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CUNHA, Pericles de Morais. A composição da paisagem sonora do Rio de Janeiro.pdf476.84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.