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dc.contributor.advisorDamasceno, Allan Rocha-
dc.contributor.authorAquino, Daniel Figueira de-
dc.date.accessioned2018-07-27T15:48:52Z-
dc.date.available2018-07-27T15:48:52Z-
dc.date.issued2017-12-07-
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2834-
dc.description.abstractCom a ascensão dos debates acerca da inclusão social em diferentes países na década de 1990, diversas políticas públicas no campo da educação surgiram objetivando a inclusão de grupos historicamente marginalizados do processo escolar. No Brasil essa filosofia emergente resultou na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que deu início a propostas mais efetivas de inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial em sistemas regulares de ensino. A partir dessa nova realidade, o debate sobre a formação do professor para atender esse público tornou-se foco de muitas discussões no campo da educação. Tendo isso em vista, esse trabalho procurou investigar a formação inicial e práticas adotadas por professores de Biologia do Ensino Médio objetivando a inclusão de estudantes com deficiências em classes regulares. Para coleta de dados, foi elaborado um questionário, além da realização de entrevistas semiestruturadas conduzida com 4 professores da rede pública do estado do Rio de Janeiro Com base nos dados coletados e analisados, pode-se concluir que a formação inicial do professor de Biologia apresenta um distanciamento da realidade presente nas salas de aula. No entanto, os professores mobilizam diferentes estratégias promotoras de inclusão no ambiente escolar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.titleFormação docente e ensino de biologia: quais os desafios à inclusão de estudantes com deficiências no ensino médio?pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.membersDamasceno, Allan Rocha-
dc.contributor.membersFonseca, Lana Cláudia de Souza-
dc.contributor.membersJardim, Elizabete Cristina Ribeiro Silva-
dc.contributor.membersPinto, Benjamim Carvalho Teixeira-
dc.degree.levelbachareladopt_BR
dc.description.abstractOtherWith the rising of debates concerning social inclusion in several countries in the 1900’s, many government actions regarding education appeared aiming the inclusion of historically social excluded groups from the education process. Here in Brazil this emerging philosophy resulted in the current Law of Guidelines and Bases of Education, this law started more effective proposals concerning special needs students’ inclusion in the regular school systems. From this new reality, the debate concerning teacher training to meet this group needs became the focus of many discussions in the educational field. Considering it, this research aimed to investigate the university degree preparation and actions adopted by Biology teachers during the years of High School regarding the inclusion of students with disabilities. To do so, a questionnaire was prepared and interviews were conducted. With them, it was possible to conclude that the University degree course is still insufficient to deal with the reality presented to teachers in classrooms. However, teachers are able to promote strategies in order to promote inclusion in regular classes.pt_BR
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

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