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Tipo do documento: Tese
Title: “É COMO SE A SALA FOSSE PARTIDA”: o lugar dos jovens da EJA na perspectiva da equipe técnico-pedagógica do município de Angra dos Reis
Other Titles: "IT'S AS IF THE ROOM WAS SPLIT": the place of EJA youth from the perspective of the technical-pedagogical team of the municipality of Angra dos Reis
Authors: Duarte, Marcelo Laranjeira
Orientador(a): Sales, Sandra Regina
Primeiro membro da banca: Sales, Sandra Regina
Segundo membro da banca: Santos, Ana Maria Marques
Terceiro membro da banca: Azevedo, Patricia Bastos de
Quarto membro da banca: Ferreira, Mônica Dias Peregrino
Quinto membro da banca: Costa, Renato Pontes
Keywords: Educação de Jovens e Adultos;Juventudes;Processos de Escolarização;Youth and Adult Education;Youths;Schooling Processes
Área(s) do CNPq: Educação
Sociologia
Sociologia
Educação
Idioma: por
Issue Date: 23-Feb-2022
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: DUARTE, Marcelo Laranjeira. “É COMO SE A SALA FOSSE PARTIDA”: o lugar dos jovens da EJA na perspectiva da equipe técnico-pedagógica do município de Angra dos Reis. 2022. 217 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu. 2022.
Abstract: A pesquisa trata sobre a interseção juventudes e escola, tendo como foco a presença de jovens na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública municipal de ensino de Angra dos Reis. O estudo investiga processos, dinâmicas e elementos presentes no sistema educacional, que geram e/ou contribuem para a presença de enormes quantitativos de alunos jovens nas turmas de EJA e se articula em torno da seguinte questão: no contexto da rede municipal de ensino de Angra dos Reis, quais mecanismos influenciam ou se relacionam à presença de jovens na EJA? Para compreender esse contexto, adotamos procedimentos metodológicos que se fundamentam na abordagem qualitativa, Bogdan e Biklen (1994). Nesse sentido, privilegiamos as perspectivas de Gestores e Equipe Técnico-Pedagógica, que atuam nos Polos Pedagógicos Regionais (PPR) de EJA da rede pública municipal, mediante a realização de sete entrevistas, bem como documentos e pesquisas produzidas no âmbito da gestão municipal. Para maior compreensão da temática investigada empregamos ainda as seguintes ações: levantamento bibliográfico; análise de produções acadêmicas recentes no banco de Teses e Dissertações da CAPES; levantamento e análise de documentos e legislação educacional relacionada à EJA de Angra dos Reis; investigação e análise de dados estatísticos sobre a rede pública municipal; observação e análise do perfil discente da EJA. Os estudos teóricos desenvolvem-se sob o referencial de: Haddad e Di Pierro (2000, 2015), Libâneo (2012), Sales (2013, 2014, 2016a, 2016b), Paiva (2007 e 2009), Carrano (2003 e 2015), Peregrino (2010, 2011 e 2017), Andrade (2004, 2019), Algebaile (2004 e 2013) e Julião (2017), no intuito de compreender os movimentos e processos relacionados às nuances, tensões, avanços e retrocessos da educação brasileira, o campo da EJA e questões relacionadas às juventudes e o processo de escolarização das camadas populares. A pesquisa revelou que fatores como retenção, abandono, infrequência e distorção idade-série, associados à indisciplina e certa desmotivação dos discentes no ensino regular, potencializado pelas dificuldades e fragilidades das instituições, resultam no que podemos denominar de “impulso” para a saída desses sujeitos da escola diurna, valendo-se da EJA como alternativa/via de retirada ou “mais uma oportunidade” de prosseguimento nos estudos.
Abstract: The present research deals with the intersection between youths and school, focusing on the presence of young people in Youth and Adult Education (EJA) in the Municipal Education network of the municipality of Angra dos Reis. This study investigates processes, dynamics and the present elements in the educational system, that generate and/or contribute to the presence of huge quantitative of young students in EJA classes and is articulated around the following question: in the context of the municipal education network of Angra dos Reis, what mechanisms influence or relate to the presence of young people in EJA? To comprehend this context, we have adopted methodological procedures that are based on the qualitative approach, Bogdan and Biklen (1994). In this sense, we privileged the perspectives of Managers and Technical-Pedagogical Staff, who work in the Regional Pedagogical Poles (RPP) of EJA in the municipal public network, by carrying out seven interviews, as well as documents and research produced within the scope of municipal management. For a better understanding of the investigated theme, we also used the following actions: bibliographic survey; analysis of recent academic productions in the CAPES; Theses and Dissertations database; survey and analysis of documents and educational legislation related to EJA in Angra dos Reis; investigation and analysis of statistical data on the municipal public network; observation and analysis of the EJA student profile. The theoretical studies are developed under the framework of: Haddad and Di Pierro (2000, 2015), Libâneo (2012), Sales (2013, 2014, 2016a, 2016b), Paiva (2007 and 2009), Carrano (2003 and 2015), Peregrino (2010, 2011 and 2017), Andrade (2004, 2019), Algebaile (2004 and 2013) and Julião (2017), in order to comprehend the movements and processes related to the nuances, tensions, advances and setbacks of Brazilian education, the field of EJA and issues related to youth and the schooling process of the lower classes. The research revealed that factors such as retention, dropout, infrequency and age-grade distortion, associated with indiscipline and certain demotivation of students in regular education, potentiated by the difficulties and weaknesses of the institutions, result in what we can call "impulse" for the drppout of these individuals from day school (basic education), using the EJA as an alternative/withdrawal route or “another opportunity” to continue their studies.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/16093
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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