Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/16092
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLopes, Marcelle Veronezi Miqueline-
dc.date.accessioned2024-03-08T14:50:33Z-
dc.date.available2024-03-08T14:50:33Z-
dc.date.issued2022-01-02-
dc.identifier.citationLOPES, Marcelle Veronezi Miqueline. Do lado de cá também tem memórias! Uma análise sobre a midiatização da memória do grupo “Cabuçu tem histórias”. 2022. 114 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade) - Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/16092-
dc.description.abstractEsta pesquisa busca analisar as especificidades da dinâmica do formato de criação, organização e exposição de memórias dos participantes da página do Facebook “Cabuçu tem histórias” no processo de construção de uma memória coletiva do bairro Cabuçu, com a finalidade em particular dos integrantes na preservação e divulgação de suas memórias e história. Apresenta como principal problemática a análise da forma que a integração e as relações de trocas ocorridas nesse ambiente virtual estão colaborando para a construção de uma memória coletiva e preservação dos significados e representações sociais dos bens culturais do bairro para seus moradores e ex-moradores. As inquietações geradas a partir de observações participantes nas postagens da página proporcionaram a construção do problema, verificando-se, ainda, as cooperações espontâneas dos integrantes frente às mensagens e relatos de fatos individuais, ou ainda, vivenciados em comum, relacionados às publicações. Por meio do método indutivo, busca-se compreender a dinâmica dos processos de troca entre os participantes da página através de levantamento bibliográfico, documental e entrevistas com administradores do grupo, além da análise de dados quantitativos e qualitativos da página. Para tanto, levou-se em consideração algumas extensões da realidade organizacional da página, como as regras e a forma com que cada um se expressa diante de uma postagem. Como resultado, percebe-se que a página “Cabuçu tem histórias” se constitui como um espaço virtual de expressão do pertencimento, identidade, memórias coletivas e histórias dos moradores do bairro, através do reconhecimento do espaço pelo olhar da comunidade e da memória coletiva dos participantes. Ademais, reforça-se a ideia pela qual o ciberespaço se configura atualmente como um espaço de esfera pública digital, utilizado para expressar opiniões, reforçar identidades e realizar amplas discussões, incluindo questões sobre a memória, história e patrimônio cultural.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectMidiatizaçãopt_BR
dc.subjectMemória socialpt_BR
dc.subjectCabuçupt_BR
dc.subjectMediatizationpt_BR
dc.subjectSocial memorypt_BR
dc.subjectCabuçupt_BR
dc.titleDO LADO DE CÁ TAMBÉM TEM MEMÓRIAS! Uma análise sobre a midiatização da memória do grupo “Cabuçu tem histórias”pt_BR
dc.title.alternativeWe have got memories out here too! An analysis about the mediatization of memory of the "Cabuçu Tem Histórias" Groupen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis research seeks to analyze the specificities in the dynamics of the creation, organization and exhibition of memories of the members of the Facebook page “Cabuçu tem histórias” in the process of construction of a collective memory of the Cabuçu neighborhood, considering the members’ particular purpose in preserving and disseminating their memories and history facts. Its main issue is the analysis of the way in which the integration and personal exchanges occur in this virtual environment are contributing to the construction of a collective memory and to the preservation of meanings and social representations of the neighborhood's cultural assets for its residents and former residents. The concerns observed from participant observations on the page’s post led to the construction of the research's problem, also verifying the spontaneous cooperation of the members regarding the messages and reports of individual facts, or even those experienced in common, related to the publications. Through the inductive method, we seek to understand the dynamics of the exchange processes between the participants of the page throughout bibliographic and documentary research and interviews with group administrators, in addition to the analysis of quantitative and qualitative data on the page. For that, some extensions of the organizational reality of the page were taken into account, such as the rules and the way each one expresses themselves when they come across some post. As a result, it is clear that the page “Cabuçu tem histórias” constitutes as a virtual space for the expression of belonging, identity, collective memories and stories of the residents of the neighborhood, through the recognition of the space through the eyes of the community and the collective memory of its participants. Furthermore, it reinforces the idea that cyberspace is currently configured as a digital public sphere space used to express opinions, to reinforce identities and to carry out broad discussions, including questions about memory, history and cultural heritage.pt_BR
dc.contributor.advisor1Angelo, Elis Regina Barbosa-
dc.contributor.advisor1ID190.295.238-32pt_BR
dc.contributor.advisor1IDttps://orcid.org/0000-0003-1799-3910pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2597395193689428pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Fogaça, Isabela de Fátima-
dc.contributor.advisor-co1ID292.789.768-90pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1731543706249446pt_BR
dc.contributor.referee1Angelo, Elis Regina Barbosa-
dc.contributor.referee1ID190.295.238-32pt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1799-3910pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2597395193689428pt_BR
dc.contributor.referee2Siqueira, Euler David de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3037414579654413pt_BR
dc.contributor.referee3Fogaça, Isabela de Fátima-
dc.contributor.referee3ID292.789.768-90pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1731543706249446pt_BR
dc.contributor.referee4Reis, Thiago de Souza dos-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-2921-5617pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7001492191626844pt_BR
dc.contributor.referee5Guimarães, Valeria Lima-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5344912790840208pt_BR
dc.creator.ID122.709.057-92pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2106705700338978pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedadept_BR
dc.relation.referencesALBUQUERQUE, Enderson. A cidade maravilhosa e as cidades do abandono – o verso e o reverso das políticas públicas de segurança na região metropolitana do Rio de Janeiro. Geosul, Florianópolis, v. 36, n. 78, p. 17-38, jan./abr. 2021. ALMEIDA, Daniel Vater. Plano Agache: A cidade do Rio de Janeiro como palco do 1º plano diretor do país e a consolidação do urbanismo no Brasil. In: Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina. 20 a 26 de março de 2005. São Paulo: Universidade de São Paulo: 2005. 461-482p. ALMEIDA, Marco Antônio de. DAMIAN, Ieda Pelógia Martins. Humanidades digitais: um campo praxiológico para mediações e políticas culturais?. In: XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVI ENANCIB): Informação, Memória e Patrimônio: do documento às redes. GT 3 – Mediação, Circulação e Apropriação da Informação. João Pessoa, 2015. 20 p. AUGÉ, Marc. Sobre modernidade: do mundo tecnológico de hoje ao desafio essencial do amanhã. In: MORAES, Dênis de (org). Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006. 99-117p. BARBOSA, Marialva Carlos. Meios de Comunicação e História: elos visíveis e invisíveis. In: Intercom. V Congresso Nacional de História da Mídia. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação: São Paulo, 2007. 18 p. BARBOSA, Marialva Carlos. Uma história dos sistemas de comunicação: balanço de um percurso teórico. In: Conexão – Comunicação e Cultura, v. 9, n. 17, jan./jun, p.11-29. Universidade de Caxias do Sul: Caxias do Sul, 2010. BARBOSA, Marialva Carlos. Meios de comunicação: lugar de memória ou na história? In: Contracampo, Niterói, v. 35, n. 01, pp. 07-26, abr./jul., 2016. BARBOSA, Marialva Carlos. Comunicação: uma história do tempo passando. In: Transversos: Revista de História, n. 11, dez. 2017, p. 98-118. Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais. Universidade do Estado do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, 2017. BARBOSA, Marialva Carlos. Comunicação e história: confluências. In: Interin. v. 24, n. 2, jul./dez. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens. Universidade Tuiuti do Paraná, p.4-20, 2019. BARBOSA, Marialva Carlos. Comunicação, história e memória: diálogos possíveis. In: Matrizes. v.13 - nº 1 jan./abr. Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo, São Paulo: 2019, p.13-25. BARBOSA, Marialva Carlos. História da comunicação (e do jornalismo): pressupostos teóricos e metodológicos. In: Revista Palabra Clave, vol. 22, núm. 4, e2242, 2019, out.-dez. Chía: Universidad de La Sabana, 2019. 84 BARBOSA, Marialva Carlos. Tempos midiáticos: passado, presente e futuro em modos narrativos. In: Revista Brasileira de História da Mídia. Vol.8, nº 2 jul./dez.2019, p.25-38. Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar): 2019. BARROS, José D’Assunção. História e memória – uma relação na confluência entre tempo e espaço. In: Mouseion, vol. 3, n. 5, jan.-jul, 2009, p.35-67. Revista do Museu e Arquivo La Salle. Editora UnilaSalle: Canoas, 2009. BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999. BEZERRA, Daniele Borges. OLIVEIRA, Priscila Chagas. SERRES, Juliane Conceição Primon. Cibermuseus e memória na rede: o Museu das Coisas Banais (MCB) como meio e lugar de memória. In: Museologia e Patrimônio - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio - Unirio | MAST – vol.9, n.2, p.137-159. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, 2016. BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: Lembranças de velhos. 3 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. BOSI, Ecléa. Memórias da cidade: lembranças paulistanas. Estudos Avançados, 17 (47), 198-211, 2003. BOSI, Ecléa. A substância social da memória. In: O tempo vivo da memória: Ensaios de Psicologia Social. pp. 13-48. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. BOURDIEU, Pierre. A Economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007. BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. 313 p. BRAGA, Adriana. McLuhan entre conceitos e aforismos. In: ALCEU - v. 12 - n.24 - pp. 48-55 - jan./jun. 2012. CAMPOS, Pedro Humberto Farias; LIMA, Rita de Cássia Pereira. Capital simbólico, representações sociais, grupos e o campo do reconhecimento. Cadernos de Pesquisa. v. 48, n. 167, 2018, jan./mar. p.100-127. Disponível em <https://www.scielo.br/pdf/cp/v48n167/1980-5314-cp-48-167-100.pdf> Acesso: 18 jul. 2020. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a rede de informação, economia, sociedade e cultura. Vol. 1. 5 Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001. 700 p. CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. CASTELLS, Manuel. Inovação, liberdade e poder na Era da Informação. In: MORAES, Dênis de (org). Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006. pp. 225-231. CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Rio de Janeiro: Vozes, 2006. 145 p. 85 COSTA, Marco Aurelio Borges; SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de. Abordagens antropológicas do ciberespaço e da cibercultura. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2006. pp. 85-94. CUNHA, Magda Rodrigues da. A Memória na era da reconexão e do esquecimento. Porto Alegre: Em Questão. v. 17, n. 2, p. 101-115, jul./dez. 2011. DAMIN, Marina Leitão; DODEBEI, Vera. TICS, sites de redes sociais e a deficiência visual: um entrelace de memórias. XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVI ENANCIB). Informação, Memória e Patrimônio: do documento às redes. GT 10 – Informação e Memória. João Pessoa: 2015. 19p. DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História oral e narrativa: tempo, memória e identidades. Revista História Oral. Associação Brasileira de História Oral, 6, 2003. pp. 9-25. FALCI, Carlos Henrique Rezende. Memórias culturais em construção: novas formas de memória em ambientes online. Revista Extraprensa, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 256-266, 2010. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/extraprensa/article/view/77167. Acesso em: 15 abr. 2021. FENTRESS, James. WICKHAM, Chris. Memória social: Novas perspectivas sobre o passado. Lisboa: Editora Teorema, 1992. GONÇALVES, Janice. Pierre Nora e o tempo presente: entre a memória e o patrimônio cultural. In: Historiae. v. 3 n. 3 Rio Grande: Universidade Federal do Rio Grande, 2012. pp. 27-46. HABERMAS, Jurgen. Mudança estrutural da esfera pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003. 398 p. HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990. 189 p. HERMOSO, Borja. Entrevista com Jürgen Habermas. El País Semanal. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/25/eps/1524679056_056165.html?id_externo_rsoc=FB_BR_CM. Acesso em 10 set 2019. INSTITUTO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: http://www.isp.rj.gov.br/. Acesso em: 10 set 2021. IPHAN. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Inventário Nacional de Referências Culturais: Manual de Aplicação. Departamento de Identificação e Documentação, Brasília: 2000. 156p. KELLNER, Douglas. A cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós moderno. Tradução de Ivone Castilho Benedetti. Editora da Universidade do Sagrado Coração (EDUSC), São Paulo: 2001. 454p. KELLNER, Douglas. Cultura da mídia e triunfo do espetáculo. In: MORAES, Dênis de (org). Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006. pp.119-147. 86 LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 1990. LEMOS, André. Cibercultura e Mobilidade. A Era da Conexão. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – UERJ – 5 a 9 de setembro de 2005. 17p. LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 4 ed. Editora Sulina, Porto Alegre: 2008. 295 p. LÉVY, Pierre. O que é o virtual? Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1996. 160p. LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999. 264p. LÉVY, Pierre. Uma perspectiva vitalista sobre a cibercultura. In: LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 4 ed. Editora Sulina, Porto Alegre: 2008. pp. 11-14. MACHADO, Rubens Mota. O sítio Morro da Saudade: práticas de arrendamento e redes de sociabilidade na Freguesia de Marapicu na segunda metade do oitocentos. Recôncavo. Revista de História da UNIABEU, vol. 4, n. 6, janeiro - junho de 2014. pp.42-57. MARTÍN-BARBERO, Jesús. Tecnicidades, Identidades, Alteridades: mudanças e opacidades da comunicação no Novo Século. In: MORAES, Dênis de (org). Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006. pp. 51-79. MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das Mídias Digitais: linguagens, ambientes, redes. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. 291p. MORIGI, Valdir Jose; MASSONI, Luis Fernando Herbert. Memórias em rede: as fotografias em ambientes virtuais. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v.11, n.2, p. 517-530, novembro 2015. MORIGI, Valdir José. MASSONI, Luis Fernando Herbert. Mídia e as informações sobre o patrimônio cultural e a cidade. XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVI ENANCIB). GT 10 – Informação e Memória. João Pessoa: 2015. MOTTA, Marcia Maria Menendes. História, memória e tempo presente. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo. (orgs.) Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. pp. 21-36. NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Revista Projeto História. São Paulo: Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. PUC-SP, 1993. n. 10. pp. 7-28. 87 OROZCO GÓMEZ, Guillermo. Comunicação social e mudança tecnológica: um cenário de múltiplos desordenamentos. In: MORAES, Dênis de (org). Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006. 81-98p. PEREIRA, Tatiana Cotta Gonçalves. Leis também produzem o espaço: contando a história de Jardim Laranjeiras (RJ). Revista Cadernos do desenvolvimento Fluminense. 2017, v. 13. Rio de Janeiro: Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro – CEPERJ, 2017. pp. 63-80. POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento e Silêncio. Estudos Históricos. Rio de Janeiro: FGV, 1989. v. 2, n.3. pp. 3-15. POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Revista Estudos Históricos. vol. 5. n. 10. Rio de Janeiro: 1992. pp. 200-212. PRUDENTE, Letícia Thurmann. Interface rural-urbana: contribuições para o Planejamento territorial no Brasil. Caso do Assentamento Rural Marapicu na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 2017. 322 p. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre: 2017. RECUERO, Raquel. Redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009. 191 p. RIBEIRO, Ana Paula Goulart; BARBOSA, Marialva. Memória, relatos autobiográficos e identidade institucional. In: Comunicação & Sociedade - Dossiê Ciberativismo latino-americano. v.28, n. 47, p. 99-114. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social. São Paulo: Universidade Metodista de São Paulo, 2007. RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução Alain François et al. São Paulo: Editora UNICAMP, 2010. 535 p. RICOEUR, Paul. Memory, history, oblivion. In: Haunting Memories? History in Europe after Authoritarianism. 2003, 7p. Disponível em: https://www.uc.pt/fluc/uidief/textos_ricoeur/memoria_historia. Acesso em: 20 Jun 2021. ROCHA, André Santos da (org.). Baixada Fluminense: estudos contemporâneos e (re)descobertas histórico-geográficas. Associação dos Amigos do Instituto Histórico – ASAMIH, Duque de Caxias: 2020. 315p. RODRIGUES, A. O. De Maxambomba a Nova Iguaçu (1833-90’s): economia e território em processo. 2006. 118 p. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro: 2006. RODRIGUES, A. O. Baixada Fluminense: inovações e permanências. 2014. 190 p. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro: 2014. RÜDIGER, Francisco. Cibercultura e pós-humanismo: exercícios de arqueologia e criticismo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. 237 p. 88 SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed. 2. reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. SIMÕES, Manoel Ricardo. A Cidade Estilhaçada: Reestruturação Econômica e Emancipações Municipais na Baixada Fluminense. Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro: 2006. 292 p. SODRÉ, Muniz. Eticidade, campo comunicacional e midiatização. In: MORAES, Dênis de (org). Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006. pp.19-31. SODRÉ, Muniz. Antropológica do Espelho. Por uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis: Vozes, 2013. SOUZA, Ricardo Luiz de. E os Pomos eram de Ouro: A importância da Citricultura de Nova Iguaçu para a economia fluminense e brasileira nas décadas de 1920 a 1940. Nova Iguaçu: 2015. 55p. STASIAK, Daiana. Sociedade midiatizada e convergência tecnológica: as afetações do Campo dos media na contemporaneidade. XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação: Goiânia, 2010. 15p. STOTZ, Eduardo Navarro. A educação popular nos movimentos sociais da saúde: uma análise de experiências nas décadas de 1970 e 1980. In: Trabalho, Educação e Saúde, v. 3 n. 1, p. 9-30, 2005. TASSARA, Eda. Sobre Ecléa Bosi: consciência, memória, recordação. In: Memorandum, 33, out. 2017. Universidade Federal de Minas Gerais: Belo Horizonte, 2017. p. 193-195. XAVIER, Leila da Silva. Escola e Conselhos Tutelares: duas décadas de compassos e descompassos na política de atendimento a juventude. 2015. 137 p. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: Nova Iguaçu, 2015.pt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 - Marcelle Veronezi Miqueline Lopes.Pdf2.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.