Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15897
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAcselrad, Henri-
dc.contributor.authorFurtado, Fabrina Pontes-
dc.date.accessioned2024-02-20T16:53:58Z-
dc.date.available2024-02-20T16:53:58Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationFURTADO, F. P. Em nome do clima: instituições e práticas na ambientalização das finanças no Brasil. 2015, 359 f. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano) - Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15897-
dc.description.abstractA presente tese teve como questão o processo de construção social da noção de crise climática e a legitimação da mudança climática antropogênica como um fato aceito no campo político. O objeto da investigação é o diagrama de forças que compreende as instituições, discursos, práticas e agentes envolvidos na elaboração e implementação de políticas que, em nome do combate às mudanças climáticas, promovem uma ampliação dos mecanismos de mercado. A pesquisa foi realizada a partir dos seguintes casos: a apropriação da noção de crise climática pela ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA) no Rio de Janeiro; a construção da Bolsa de Valores Ambientais do Rio de Janeiro (BVRio); e o Sistema de Incentivos aos Serviços Ambientais do Estado do Acre (SISA) e três projetos privados de Redução de Emissões do Desmatamento e a Degradação (REDD+) naquele estado. As análises foram fundamentadas em reflexões teóricas sobre as categorias ciência, mudança climática e as noções de ambientalização, mercantilização e financeirização da natureza, no quadro de uma sociologia dos problemas sociais, que considera o papel dos empreendedores institucionais e das organizações não governamentais. A tese tem por hipótese que os problemas políticos são frequentemente construídos de modo a conter já os meios de sua solução. Foram identificados os distintos agentes que agiram como empreendedores institucionais; foram caracterizadas as principais construções argumentativas e medidas propostas; e discutidas as implicações políticas, socioambientais e culturais das novas institucionalidades e práticas criadas em nome do combate à mudança do clima.pt_BR
dc.subjectMudança climáticapt_BR
dc.subjectMercantilizaçãopt_BR
dc.subjectFinanceirizaçãopt_BR
dc.subjectAmbientalizaçãopt_BR
dc.subjectServiços ambientaispt_BR
dc.subjectMercado de carbonopt_BR
dc.subjectClimate changept_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.subjectEnvironmentalizationpt_BR
dc.subjectCommodificationpt_BR
dc.subjectFinancializationpt_BR
dc.subjectCarbon marketpt_BR
dc.subjectEnvironmental servicespt_BR
dc.titleEm nome do clima: instituições e práticas na ambientalização das finanças no Brasilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.membersAraújo, Frederico Guilherme Bandeira de-
dc.contributor.membersFontes, Virgínia-
dc.contributor.membersPaula, Elder Andrade de-
dc.contributor.membersAlimonda, Hector-
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.description.abstractOtherThe current thesis analyzed the social construction of the notion of climate crisis and the legitimization of anthropogenic climate change as an accepted fact in the political field. The object of research was the diagram of forces comprising the institutions, discourses, practices and agents involved in the development and implementation of policies that promote an expansion of market mechanisms in the name of combating climate change. The research was carried out on the basis of the following case studies: the appropriation of the notion of climate crisis by the steel company, ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA) in Rio de Janeiro; the construction of the Rio de Janeiro Environmental Stock Exchange (BVRio, in Portuguese); and the Environmental Services Incentive System in the State of Acre (SISA, in Portuguese) and three private Reducing Emissions from Deforestation and Forest Degradation (REDD +) projects in that state. The analysis was based on theoretical reflections related to science, climate change and the notions of environmentalization, commodification and financialization of nature, as part of a sociology of social problems, which considers the role of institutional entrepreneurs and non-governmental organizations. The hypothesis of the thesis is that political problems are often constructed, already containing the means of their solution. In the process, the research identified and characterized the different agents acting as institutional entrepreneurs; the main argumentative constructions and measures proposed; and the political, social, environmental and cultural implications of new institutions and practices created in the name of combating climate change.pt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbanopt_BR
Appears in Collections:Publicações do GEMAP

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.