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dc.contributor.authorSilva, Arly Gautama Rodrigues e-
dc.date.accessioned2024-02-15T20:15:40Z-
dc.date.available2024-02-15T20:15:40Z-
dc.date.issued2023-07-31-
dc.identifier.citationSILVA, Arly Gáutama Rodrigues e Silva. Uso de simulações computacionais no Ensino Médio: uma proposta para aprendizagem significativa do conceito de Inércia. 2023. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15840-
dc.description.abstractEstudantes do Ensino Médio tendem a ter dificuldade em compreender o movimento inercial (Pacca, 1991; Monteiro, 2014; Santos, 2016; Filho, 2018). Essa dificuldade também tem sido foco de pesquisas em História da Física (Polito, 2016; Porto, 2015). Paralelamente, as mudanças proporcionadas pelas novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) mostram a relevância que os Objetos de Aprendizagem (OA) têm assumido no processo de ensino-aprendizagem, enquanto instrumentos de interatividade, respeitando as determinações e as orientações de documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM); e a Lei 12.249, de 11 de junho de 2010, que instituiu o Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) parte de uma política nacional de tecnologia educacional do MEC. Esta pesquisa tem como objetivo identificar uma simulação computacional (SC), um tipo de OA, adequada à aprendizagem do conceito físico de inércia, na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel (2003), com contribuições de Novak (1984) e Moreira (2015); e da teoria da pedagogia crítica, por meio das contribuições de Freire (2019). Para a construção do referencial teórico, buscou-se compreender o processo de inserção das TDICs na educação, as características pedagógicas e técnicas de uma simulação computacional e as competências relacionadas aos conhecimentos físicos que os alunos devem desenvolver ao longo do Ensino Médio, além do entendimento da evolução do conceito de movimento inercial ao longo da história da Física. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, dividida em quatro etapas, a saber: levantamento bibliográfico; estabelecimento de critérios de avaliação de simulações computacionais; análise e seleção de simulações computacionais, em que foi verificada sua adequação à perspectivada aprendizagem significativa do conceito de inércia. Por fim, realizou-se a elaboração de um Guia Didático que tem por objetivo auxiliar professores a incluírem o trabalho com simulações computacionais em seus planejamentos didáticos para o ensino do conceito físico de inércia em turmas do Ensino Médio.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectSimulação Computacionalpt_BR
dc.subjectInérciapt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectPhysics Teachingpt_BR
dc.subjectComputer Simulationpt_BR
dc.subjectInertiapt_BR
dc.titleUso de simulações computacionais no ensino médio: uma proposta para aprendizagem significativa do conceito de inérciapt_BR
dc.title.alternativeUse of computer simulations in high school: a proposal for meaningful learning of the concept of inertiaen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherHigh school students tend to have difficulty understanding inertial motion (Pacca, 1991; Monteiro, 2014; Santos, 2016; Filho, 2018). This difficulty has also been the focus of research in the History of Physics (Polito, 2016; Porto, 2015). At the same time, the changes brought about by the new Digital Information and Communication Technologies (TDICs) show the relevance that Learning Objects (LO) have assumed in the teaching-learning process, as interactivity instruments, respecting the determinations and guidelines of documents such as the Law of Guidelines and Bases of Education, the National Curriculum Guidelines for Secondary Education (DCNEM); and Law 12,249, of June 11, 2010, which established the One Computer per Student Program (PROUCA) as part of a national policy on educational technology by MEC. This research aims to identify a computer simulation (CS), a type of LO, suitable for learning the physical concept of inertia, from the perspective of David Ausubel's theory of meaningful learning (2003), with contributions from Novak (1984) and Moreira (2015); and the theory of critical pedagogy, through the contributions of Freire (2019). For the construction of the theoretical framework, we sought to understand the insertion process of TDICs in education, the pedagogical and technical characteristics of a computer simulation, and the skills related to physical knowledge that students should develop throughout High School, in addition to understanding the evolution of the concept of inertial motion throughout the history of Physics. This is a qualitative research, divided into four stages, namely: bibliographic survey; establishment of evaluation criteria for computational simulations; analysis and selection of computer simulations, where their adequacy to the perspective of meaningful learning of the concept of Inertia was verified. Finally, a Didactic Guide was elaborated with the objective of helping teachers to include the work with computational simulations in their didactic plans for teaching the physical concept of Inertia in High School classes.en
dc.contributor.advisor1Goulart, Sílvia Moreira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3844-4697pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0346538916616057pt_BR
dc.contributor.referee1Goulart, Sílvia Moreira-
dc.contributor.referee2Kindel, Dora Soraia-
dc.contributor.referee3Bispo, Everton Rangel-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9922877834865886pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
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