Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15764
Tipo do documento: Dissertação
Title: O canto do reinado na comunidade negra dos arturos (mg): memória e preservação da herança africana
Other Titles: The singing of reinado in the black arturos community(mg): memory and preservation of african heritage
Authors: Chaves, Beatriz dos Santos
Orientador(a): Oliveira, Otair Fernandes de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Otair Fernandes de
Segundo membro da banca: Pereira, Raquel Alvitos
Terceiro membro da banca: Guimarães, Aissa Afonso
Quarto membro da banca: Theodoro, Helena
Keywords: Comunidade Negra;Arturos;Canto;Memória;Black Community;Arturos;Singing;Memory
Área(s) do CNPq: Antropologia
Artes
História
Idioma: por
Issue Date: 25-Feb-2022
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade
Citation: CHAVES, Beatriz S. O CANTO DO REINADO NA COMUNIDADE NEGRA DOS ARTUROS (MG): MEMÓRIA E PRESERVAÇÃO DA HERANÇA AFRICANA. 2022. 38 p. Dissertação (Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade). Instituto Multidisciplinar. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, 2022.
Abstract: A Comunidade Negra dos Arturos, residente em Contagem (MG) é reconhecida por seu respeito aos ancestrais, por suas diversas produções artísticas e culturais e devoção a Nossa Senhora do Rosário. Seu título de Patrimônio Imaterial na categoria lugares outorgado pelo IEPHA - MG foi um dos marcos desse reconhecimento. Uma das grandes celebrações organizadas pelo grupo é o Reinado que acontece no mês de outubro, cuja principal santa de devoção é a Senhora do Rosário. Autores como Edimilson de Almeida Pereira e Leda M. Martins trouxeram à tona que os cantos entoados e compostos durante a celebração do Reinado/ Congado têm potencial de registrar memórias negras. A partir destes preâmbulos teóricos, o presente trabalho tem como objetivo demonstrar a capacidade que os cantos detêm em salvaguardar memórias de matriz africana na Comunidade; A presente pesquisa tem a seguinte questão: como o canto preserva memórias de uma cultura de matriz africana na Comunidade dos Arturos? Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo principal analisar o canto no contexto do Reinado na Comunidade dos Arturos como o guardião/ receptáculo de uma memória de matriz africana. O trabalho, assim, se dedica a fazer uma análise sobre a preservação de memórias de matriz africana nos cantos para então compreender como isto se desenvolve em seu registro no órgão mineiro, o IEPHA. Como objetivo secundário, assim, o trabalho se deteve a indicar as possíveis lacunas que o Dossiê de Registro possui ao descrever o canto ao longo de suas páginas. Observamos que o dossiê apresenta necessidade de aprofundamento sobre o que estes cantos representam. Apesar disso, título de Patrimônio Imaterial trouxe à Comunidade benefícios como a crescente valorização de sua cultura e, o principal objetivo dos Arturos de regularização de terras ganha força com o registro. Os Arturos atualmente seguem entoado seu canto em memória aos ancestrais e aos santos de devoção e continuam a atualizar seus métodos de perpetuação de seus saberes.
Abstract: The Black Arturos Community of Contagem (MG) is recognized for the appreciation of their ancestors, diverse artistic and cultural productions and their devotion to Nossa Senhora do Rosário. Its title of Intangible Heritage granted by IEPHA - MG was one of the milestones of this recognition. One of the great celebrations organized by the group is the Reinado which takes place in October, whose main saint of devotion is Nossa Senhora do Rosário. Authors such as Edimilson de Almeida Pereira and Leda M. Martins brought to light that the chants sung and composed during the celebration of Reinado/Congado have the potential to store black memories. From these theoretical preambles, the present work aims to demonstrate the songs capability in safeguarding memories of African origin in the Community; the present research asks the following question: how does singing preserve memories of an African matrix culture in the Arturos Community? In this sense, the research's main objective is to analyze the song in the context of the Reinado in the Arturos Community as the guardian/receptacle of an African matrix memory. This work, therefore, is dedicated to making an analysis on the preservation of memories of African origin in the singing to then understand how this develops in its register in the Minas Gerais organ, the IEPHA. As a secondary objective, this work indicates the possible gaps the Registration Dossier exhibits when describing the singing throughout its pages. We observe that the dossier needs to deepen what the singing actually represent. Despite this, the title of Intangible Heritage has brought benefits to the Community such as the growing appreciation of its culture and the main objective of land regularizations of Arturos strengthens with the registration. The Arturos currently continue to sing their song in memory of their ancestors and saints of devotion and continue to update their methods of perpetuating their knowledge.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15764
Appears in Collections:Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 - Beatriz dos Santos Chaves.Pdf1.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.