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dc.contributor.authorMendes, Sérgio Henrique dos santos
dc.date.accessioned2023-12-22T03:21:52Z-
dc.date.available2023-12-22T03:21:52Z-
dc.date.issued2020-05-15
dc.identifier.citationMENDES, Sérgio Henrique dos santos. Análise da metodologia de aprendizagem baseada em projeto no ensino de química aplicada a mostra brasileira de foguetes no colégio estadual profissionalizante de administração. 2020. 77 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15744-
dc.description.abstractEste projeto de pesquisa está inserido na linha dos trabalhos que buscam compreender a conjunção entre a Educação Profissional e Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) ou Project-Based Learning (PBL). Optou-se por utilizar o método misto de estudo (quantitativa e qualitativa), de acordo com Creswell (2017). Seu objetivo visa comparar os resultados alcançados no processo de ensino e aprendizagem entre a ABP e o ensino tradicional e se é possível aplicar a metodologia de projetos ao ensino de química em turmas de primeira série do ensino médio profissionalizante em administração em um Colégio Estadual da zona oeste do Estado do Rio de Janeiro. Envolve uma revisão de literatura sobre a ABP e um estudo de caso na Unidade Escolar, com coleta de dados por análise de documentos e observação participante. Um dos produtos resultante das atividades dos alunos no curso é um livro de contos infantis (Brincando com a Química), expondo uma abordagem científica. A combinação entre um projeto interdisciplinar e metodologias ativas gera, dentre outros resultados, a reflexão sobre o próprio processo de aprendizagem por parte dos alunos e sua preparação adequada para o mercado de trabalho. Os resultados são descritos neste estudo e as conclusões demonstraram que o processo mostrou alunos com bom domínio dos assuntos aplicados ao projeto colocando-os a favor desse novo modelo de aprendizagem, pois além de descontrair facilita compreender os conteúdos curriculares aplicados a disciplina de química. Neste contexto, a conciliação entre a metodologia da aprendizagem baseada em projetos e à formação profissional podem gerar práticas docentes inovadoras, superando limitações dos modelos tradicionais de ensinopor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPBLpor
dc.subjectMétodos de aprendizagem colaborativapor
dc.subjectEnsino tradicional versus ensino progressistapor
dc.subjectMostra brasileira de foguetespor
dc.subjectPBLeng
dc.subjectcollaborative learning methodseng
dc.subjecttraditional versus progressive teachingeng
dc.subjectBrazilian rocket showeng
dc.titleAnálise da metodologia de aprendizagem baseada em projeto no ensino de química aplicada a mostra brasileira de foguetes no colégio estadual profissionalizante de administraçãopor
dc.title.alternativeAnalysis of the project-based learning methodology in applied chemistry teaching at the Brazilian rocket show at the state professional college of administrationpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research project is inserted in the line of works that seek to understand the conjunction between Professional Education and Project-Based Learning (PBL) or Project-Based Learning (PBL). It was decided to use the mixed study method (quantitative and qualitative), according to Creswell (2017). Its objective is to compare the results achieved in the teaching and learning process between ABP and traditional education and whether it is possible to apply the methodology of projects to teaching chemistry in first-grade classes in vocational high school in administration at a State College in the area west of the State of Rio de Janeiro. It involves a literature review on PBL and a case study at the School Unit, with data collection through document analysis and participant observation. One of the products resulting from the students' activities in the course is a children's storybook (Playing with Chemistry), exposing a scientific approach. The combination of an interdisciplinary project and active methodologies generates, among other results, the reflection on the learning process by the students and their adequate preparation for the job market. The results are described in this study and the conclusions showed that the process showed students with a good command of the subjects applied to the project, putting them in favor of this new learning model, because in addition to relaxing, it facilitates understanding the curricular contents applied to the discipline of chemistry. In this context, the conciliation between the project-based learning methodology and professional training can generate innovative teaching practices, overcoming limitations of traditional teaching modelseng
dc.contributor.advisor1Castilho, Roberto Barbosa de
dc.contributor.advisor1ID069.726.047-02por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3383-2244por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6888522590770689por
dc.contributor.advisor-co1Bauerfeldt, Glauco Favilla
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5906-7080por
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1876040291299143por
dc.contributor.referee1Castilho, Roberto Barbosa de
dc.contributor.referee1ID069.726.047-02por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3383-2244por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6888522590770689por
dc.contributor.referee2Miranda, Jussara Lopes de
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5800-2752por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2116674175084321por
dc.contributor.referee3Santos, André Marques dos
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3428935182333406por
dc.contributor.referee4Oliveira, Guilherme Cordeiro da Graça de
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-4924-7018por
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8926113379972122por
dc.contributor.referee5Santos, Cláudio Eduardo Rodrigues dos
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0003-0129-2802por
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/0890271430013129por
dc.creator.ID7644.445.537-53por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8614852515605118por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Química em Rede Nacionalpor
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dc.subject.cnpqQuímicapor
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