Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15743
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRocha, Jaqueline da
dc.date.accessioned2023-12-22T03:21:52Z-
dc.date.available2023-12-22T03:21:52Z-
dc.date.issued2020-09-11
dc.identifier.citationROCHA, Jaqueline da. Uma proposta de aula experimental lúdica com conotação forense como ferramenta didática motivacional para o Ensino de Química direcionada ao Ensino Médio: Seropédica, RJ. 2020. 53 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) - Instituto de Química. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020..por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15743-
dc.description.abstractA carreira de professor não é fácil, há enormes desafios, como a falta de reconhecimento por parte da sociedade e a desvalorização salarial, além disso, frequentemente é preciso mudar as práticas de ensino, devido a alta velocidade com que a sociedade se modifica ao longo tempo. Assim, alguns professores vocacionados buscam inovar suas práticas. Desta forma, uma aula experimental lúdica, com conotação forense, foi planejada, realizada e avaliada, a partir de materiais alternativos em um laboratório de uma escola pública situada na cidade de Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro, no ano de 2019. A aula experimental foi aplicada para alunos do terceiro ano do ensino médio e teve como objetivos a busca de uma Aprendizagem Significativa e contextualizada dos conteúdos, baseada nas teorias de David Ausubel e de Paulo Freire, e a melhoria das relações interpessoais de colaboração entre os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Na aplicação da aula experimental, verificou-se o envolvimento dos alunos de forma positiva nas atividades propostas, destacando seu interesse em trabalhar com o tema forense. Por meio dos questionários aplicados, a maioria dos alunos percebeu a importância da ciência, de um modo geral, com destaque especial para a química na vida cotidiana. Não menos importante foi a possibilidade que o experimento ofereceu de trabalhar com diferentes conteúdos químicos, tais como: soluções (preparo e cálculo de concentração), número de oxidação, reações e o fenômeno da fluorescência, visto que tais temas foram inseridos no contexto da aula e tiveram um significado real para os alunos, que participaram ativamente do processo de ensino-aprendizagem mediado pela professora. A partir dos resultados, pode-se concluir que o experimento proposto é bastante interessante para ser aplicado ao ensino médio. O manuseio da ninidrina (p.17 da dissertação) deve ser feito com equipamento de proteção individual.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectensino de químicapor
dc.subjectquímica forensepor
dc.subjectMeaningful learningeng
dc.subjectchemistry teachingeng
dc.subjectforensic chemistryeng
dc.titleUma proposta de aula experimental lúdica com conotação forense como ferramenta didática motivacional para o Ensino de Química direcionada ao Ensino Médiopor
dc.title.alternativeA class proposal of the ludic experimental with forensic connotation as a motivational didact tool for chemistry teaching directed to hight schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe teacher career is not an easy one. The challenges are huge as there is a lack of societal recognition and the wages are still low. In addition, the changes in the teaching methodology are frequent as our society evolves through time. Thus, some dedicated teachers seek innovation in their practice. Therefore, a ludic experimental class with alternatives materials and forensics connotation was planned, performed, and evaluated in a school science lab located in Nova Iguaçu city in the state of Rio de Janeiro in 2019. The experimental class was implimented for last year high schoolers. The goal was to seek meaningfull and contextualized learning based on David Ausubel and Paulo Freire theories. It also intended to promote collaboration between students in the teaching/learning process. During the experiment, it was possible to observe student engagement to the proposed activity, as there were enthusiasm, especially for forensiscs theme. Through the questionnaires applied, it was possible to observe that the students were capable of realizing the importance of science and chemistry in our daily lives. Nonetheless important, was the possibility to work through different contents, such: solutions (preparation and calculation), oxidation number, reactions, and the fluorescence phenomenon. All the themes proposed were present in the teaching/learning process and had real meaning to the students. From the results, it was possible to conclude that the ludic experiment was very interesting to apply in high school. The ninhydrin (see pg. 17, dissertation) must be handled with the personal protective equipment.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Cláudio Eduardo Rodrigues dos
dc.contributor.advisor1ID078.357.167-47por
dc.contributor.referee1Santos, Cláudio Eduardo Rodrigues dos
dc.contributor.referee2Silva, Andrea Rosane da
dc.contributor.referee3Santos, Andressa Esteves de Souza dos
dc.contributor.referee4Bernardes, Bauer de Oliveira
dc.contributor.referee5Castilho, Roberto Barbosa de
dc.creator.ID023.214.417-63por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Químicapor
dc.relation.referencesAMORIM, Filipi Vieira; CALLONI, Humberto. Sobre o conceito de amorosidade em Paulo Freire. CONJECTURA: filosofia e educação, v. 22, n. 2, p. 380-392, 2017. ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira de; ABIB, Maria Lúcia Vital dos Santos. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 2, p. 176-194, 2003. AUSUBEL, David Paul; NOVAK, Joseph D.; HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. Interamericana, 1980. AZEVEDO, M. C. P. S. et al. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, v. 3, p. 19-33, 2004. BARROS, Adriana. Síndrome de Burnout em docentes: suas causas e estratégias para ser enfrentada. Construir Notícias, v. 13, n.73, nov./dez., 2013. BASSOLI, F. Atividades práticas e o ensino-aprendizagem de ciência(s): mitos, tendências e distorções. Ciênc. Educ., Bauru, v. 20, n. 3, p. 579-593, 2014. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2020. CHEMELLO, Emiliano. Ciência forense: impressões digitais. Serra Gaúcha: Químicavirtual, 2006. Disponível em: http://www.quimica.net/emiliano/artigos/2006dez_forense1.pdf. Acesso em: 24 jul. 2020. CHEMELLO, Emiliano. Ciência forense: manchas de sangue. Serra Gaúcha: Química virtual, 2007. Disponível em: <http://www.quimica.net/emiliano/artigos/2007jan_forense2.pdf.> Acesso em: 24 jul. 2020. CIÊNCIA Forense na Escola – a motivação para estudar Química. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade do Minho, [S.l.], 2013. Disponível em: <http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/25550/1/Ilda%20Goreti%20da%20Costa %20Vale.pdf>. Acesso em: 26 jul. 2020. CODO, Wanderley (org.). Indivíduo, trabalho e sofrimento: uma abordagem interdisciplinar. Petrópolis: Vozes, p.238, 1993. CRUZ, Antônio AC et al. A Ciência Forense no ensino de Química por meio da experimentação investigativa e lúdica. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 167-172, 2016. DE SOUZA, Fabio Luiz et al. Atividades experimentais investigativas no ensino de química. São Paulo: EDUSP, 2013. DOS SANTOS, Júlio César Furtado. O papel do professor na promoção da Aprendizagem Significativa. Revista ABEU, v. 1, n. 1, p. 9-14, 2013. DUARTE, Newton. Vygotsky e o aprender a aprender. Ed. Autores Associados, São Paulo, 1999. FARIAS, R.F. Introdução à química forense. 3. ed. Campinas: Átomo, 2010. FERNANDES, Elisângela. David Ausubel e a Aprendizagem Significativa. Nova Escola, 2011. Disponível em <https://novaescola.org.br>. Acesso em 24 jul. 2020. FERREIRA, Ernesto Correa; ROSSI, Adriana Vitorino. A quimiluminescência como ferramenta analítica: do mecanismo a aplicações da reação do luminol em métodos cinéticos de análise. Química Nova, v. 25, n. 6A, p. 1003-1011, 2002. FERREIRA, Julieta Adriana; SOUZA, Beatriz Salgueiro. Funcionamento do Luminol e sua utilização para a identificação de um sangue latente. Revista científica da FHO/UNIARARAS, [s. l.], ano 2018, v. 6, ed. 1, 2007. Disponível em: <http://www.uniararas.br/revistacientifica/>. Acesso em: 24 jul. 2020. FERREIRA, Luiz Henrique; HARTWIG, Dácio Rodney; OLIVEIRA, RC de. Ensino experimental de química: uma abordagem investigativa contextualizada. Química Nova na Escola, v. 32, n. 2, p. 101-106, 2010. FIGINI, Adriano Roberto da Luz, et al.; Identificação Humana. Tratado de Perícias criminalísticas. 2 ed., São Paulo: Millennium, 2003. FRANCISCO JR, Wilmo E.; FERREIRA, Luiz H.; HARTWIG, Dácio R. Experimentação problematizadora: fundamentos teóricos e práticos para a aplicação em salas de aula de ciências. Química nova na Escola, v. 30, n. 4, p. 34-41, 2008. Freire, P. (1987). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Freitas, A. L. (2008) conscientização (verbete). In D. Streck, E. Redin, & J. J. Zitkoski (org). Dicionário Paulo Freire (p. 104 – 106). Belo Horizonte: Editora Autêntica. GADOTTI, M. Paulo Freire: su vida y su obra. Bogota: Codecal, 1991. GOMES, Andreia Patrícia et al. Ensino de ciências: dialogando com David Ausubel. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, v. 1, n. 1, p. 23-31, 2009. GONÇALVES, Raquel Pereira Neves; GOI, Mara Elisângela Jappe. A EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Debates em Ensino de Química, v. 4, n. 2 (esp), p. 207-221, 2019. IZQUIERDO, M.; SANMARTÍ, N.; ESPINET, M. Fundamentación y diseño de las prácticas escolares de ciencias experimentales. Enseñanza de las Ciencias, v.17, n.1, 1999. p.45-59. LIMA, R. S.; SANTOS, A. O.; SÁ, L. V. Química Forense: Uma proposta de Ensino Contextualizado. XVIII ENEQ, Florianópolis, 2016. MELLO, C. C.; BARBOZA, L. M. V. Investigando a experimentação de química no ensino médio. Curitiba: SEED, 2007. MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem Significativa: um conceito subjetivo (2011). Aprendizagem Significativa In Revista (Meaningful Learning Review), Rio Grande do Sul, v. 1, n. 3, p. 25-46. NINIDRINA. [S.l.], [2018]. Disponível em: <http://qnint.sbq.org.br/novo/index.php?hash=molecula.520>. Acesso em: 25 jul. 2020 OSTERMANN, Fernanda; CAVALCANTI, CJ de H. Teorias de aprendizagem. Porto Alegre: Evangraf, UFRGS, 2011. PRÄSS, Alberto Ricardo. Teorias de aprendizagem. Journal of Chemical Information and Modeling, v. 57, n. 9, p. 1689-1699, 2012. ROSA, M. F.; SILVA, P. S.; GALVAN, F. B. Ciência Forense no Ensino de Química por meio da Experimentação. Química Nova na Escola, p. 1-9, 2013. SAVIANI, Dermeval; FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano. Interlocuções pedagógicas: conversa com Paulo Freire e Adriano Nogueira e 30 entrevistas sobre educação. Ed. Autores Associados, p. 133-134, 2010. SILVA, Francisco James Oliveira. A perícia papiloscópica apresentada como alternativa para o ensino da química no estado de Roraima. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, 2019. SILVA, RR da; MACHADO, Patrícia Fernandes L.; TUNES, Elizabeth. Experimentar sem medo de errar. Ensino de química em foco. Ijuí: Ed. Unijuí, p. 231-261, 2010. TONIOLO, Joze Medianeira dos Santos de Andrade. Diálogo e amorosidade em Paulo Freire:: dos princípios às atitudes na formação de professores. 2010. Dissertação (Mestrado) - UFSM, Santa Maria, 2010. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/6933/TONIOLO%2c%20JOZE%20MEDIAN EIRA%20DOS%20SANTOS%20DE%20ANDRADE.pdf?sequence=1&isAllowed=y>.Acess o em: 26 jul. 2020. Vale, Ilda Goreti da Costa. Ciência forense na escola: a motivação para estudar química. Diss. 2013. Zitkoski, A. L. (2008) diálogo/dialogicidade (verbete). In D. Streck, E. Redin, & J. J. Zitkoski (org). Dicionário Paulo Freire (p. 139 – 141). Belo Horizonte: Editora Autêntica.por
dc.subject.cnpqQuímicapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/71468/2020%20-%20Jaqueline%20da%20Rocha.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6157
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-12-19T18:37:10Z No. of bitstreams: 1 2020 - Jaqueline da Rocha.pdf: 1492771 bytes, checksum: 86add7a282294b81adcfb7f88b625c94 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-19T18:37:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Jaqueline da Rocha.pdf: 1492771 bytes, checksum: 86add7a282294b81adcfb7f88b625c94 (MD5) Previous issue date: 2020-09-11eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Jaqueline da Rocha.pdf1.46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.