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Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação ambiental, gestão e governança de área protegida: o caso do Engenho Pequeno, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil
Authors: Costa, Júlia de Marins
Orientador(a): Lopes, Alexandre Ferreira
Primeiro membro da banca: Garrido, Fabíola de Sampaio Rodrigues Grazinoli
Segundo membro da banca: Guimarães, Mauro
Keywords: Uso sustentável;Recursos naturais;Floresta;Sustainable use;Natural resources;Forest;Outreach;Comunicação
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 14-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Florestas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável
Citation: COSTA, Júlia de Marins. Educação ambiental, gestão e governança de área protegida: o caso do Engenho Pequeno, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil. 2018. 96 f. Dissertação (Mestrado em Práticas em Desenvolvimento Sustentável) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.
Abstract: A educação ambiental (EA) é um dos principais processos para a transformação da relação entre populações e o meio ambiente. No Brasil, ela se consolidou nos anos 1990 e vem sendo aplicada de diferentes formas nas escolas e nas unidades de conservação (UC). No estado Rio de Janeiro, o município de São Gonçalo concentra mais de um milhão de habitantes e uma UC em atividade: a Área de Proteção Ambiental do Engenho Pequeno (APAEP). Com um histórico de crescimento populacional desordenado e ausência de políticas públicas adequadas, a cidade tem sérios problemas socioambientais, como falta de esgotamento sanitário e acesso à água tratada. Nesse contexto, a APAEP tem taxas de visitação baixíssimas, que nem sequer são registradas oficialmente. Com 13km2 de remanescentes de Mata Atlântica, a UC não possui plano de manejo, conselho gestor e nem projetos educativos. Por isso, o objetivo deste trabalho é discutir o uso da EA como estratégia para engajar a visitação escolar e a participação de diferentes atores sociais, incluindo a população da cidade, na gestão sustentável e na governança da APAEP. Também é uma meta deste estudo a proposta de um material informativo sobre a área e suas atividades de EA que possa ser utilizado como método de divulgação da UC nas escolas públicas municipais localizadas mais próximas à sede. Para isso, foi feita investigação sobre as ações de EA nas escolas municipais do entorno da APAEP; foram registradas as atividades educativas oferecidas pela UC e seus principais públicos; e foram estudadas a atuação e a relação entre os mais expressivos atores sociais envolvidos na gestão e na governança da unidade. Os métodos de pesquisa foram: trabalho de campo com reconhecimento local, entrevistas semiestruturadas e revisão bibliográfica. A fundamentação teórica deste trabalho considerou os conceitos de EA crítica, EA para a gestão da biodiversidade, advocacia ambiental, gestão participativa e governança descentralizada de áreas protegidas. Como resultado, espera-se chamar a atenção da gestão pública municipal de São Gonçalo para a relevância socioambiental da APAEP, incentivar a realização de atividades de EA na unidade e fornecer informação para o início da construção de uma rede participativa que atue na gestão e na governança da APAEP.
Abstract: Environmental education (EE) is one of the main processes for changing the relationship between populations and the environment. In Brazil, it was consolidated in the 1990s and has been applied in different ways in schools and protected areas - also known as conservation units. In Rio de Janeiro State, the municipality of São Gonçalo has more than one million inhabitants and one active conservation unit: the Engenho Pequeno Environmental Protection Area (EPAEP). The city has serious socio-environmental problems, such as lack of sanitation and access to treated water, because of its history of disorderly population growth and lack of adequate public policies. In that context, the EPAEP has very low visitation rates, which are not even officially registered. The conservation unit has 13 square kilometers of remnants of Atlantic Forest, but does not have management plan, management council or educational projects. Therefore, the objective of this study is to discuss the use of EE as a strategy to engage school visitation and the participation of different social actors, including the population and the government of the city, in the sustainable management and governance of the EPAEP. It is also a goal of this study to propose an informative material about the conservation unit and its EE activities that can be used as a method of outreach for the area in municipal public schools located closer to headquarters. To accomplished that, we conducted a research about the EE projects in municipal elementary schools around the EPAEP; we recorded the educational activities offered by the conservation unit and which are its main publics; and we studied the performance and relationship between the most expressive social actors involved in the management and governance of the conservation unit. The research methods were: field work, semi-structured interviews and literature review. The theoretical basis of this work considered the concepts of critical EE, EE for biodiversity management, environmental advocacy, participative management and decentralized governance of protected areas. As an additional result, we hope to take the attention of the municipal public management of São Gonçalo to the socio-environmental relevance of the EPAEP, to encourage EE activities at the area and to provide information for the beginning of the construction of a participative network that management and governance of the EPAEP.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15653
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Práticas em Desenvolvimento Sustentável

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