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Tipo do documento: Dissertação
Title: Práticas de atenção plena na educação socioambiental: o Programa Zezinho do Mosteiro Zen do Morro da Vargem, ES
Other Titles: Mindfulness in social-environmental education: the Zenzinho Program of the Morro da Vargem Zen Monastry, ES, Brazil
Authors: Harguindeguy, Eduardo Juan Manuel
Orientador(a): Rocha, Flavia Souza
Primeiro coorientador: Cardoso, Cristiane
Primeiro membro da banca: Rocha, Flavia Souza
Keywords: educação socioambiental;meditação;atenção plena;sustentabilidade;environmental education;mindfulness;meditation;sustainability
Área(s) do CNPq: Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Idioma: por
Issue Date: 25-Nov-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Florestas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável
Citation: HARGUINDEGUY, Eduardo Juan Manuel. Práticas de atenção plena na educação socioambiental: o Programa Zezinho do Mosteiro Zen do Morro da Vargem, ES. 2015. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas em Desenvolvimento Sustentável) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015.
Abstract: Existe um amplo consenso na comunidade científica de que a deterioração das condições ambientais do planeta -a exaustão de recursos naturais, a quebra da resiliência de vários sistemas naturais, a desaparição da diversidade biológica e a crise climática é uma questão premente a ser atendida na agenda para um desenvolvimento sustentável da população humana do planeta. A Educação Ambiental é vista como uma importante ferramenta transformadora da realidade socioambiental, estabelecendo uma nova ordem ética, da solidariedade e da equidade para formação da consciência e construção de conhecimento. Isto é obtido através de uma melhor compreensão dos problemas que afetam o meio ambiente, e propiciando a mudança de hábitos de consumo e práticas, que estão na base da demanda que exaure os recursos naturais. Várias pesquisas têm apontado que a utilização de práticas meditativas e de Atenção Plena (Mindfulness) podem ser muito efetivas como coadjuvantes nos processos de clarificação e autoconhecimento, aumentando a empatia com mundo natural, e propiciando a mudança comportamental almejada. No Brasil existe um programa de Educação Socioambiental funcionando dentro do Mosteiro Zen do Morro da Vargem, Espírito Santo, que há mais de 20 anos trabalha com alunos de escolas públicas, incorporando técnicas de Mindfulness derivadas da tradição Zen, na Educação Socioambiental. A importância da introdução destas práticas no mundo moderno, se deve a que elas permitem experimentar um novo paradigma na relação do corpo e da mente, superando a separatividade cartesiana,que é um dogma oculto na nossa civilização, e promovendo uma compreensão empírica da unidade fundamental do corpo-mente. Nossa hipótese é estas técnicas nos permitem vivenciar o entendimento empírico da "mente incorporada",onde a razão é entendida como corporizada, isto é,moldada crucialmente pelas particularidades inscritas através da evolução no nosso corpo, na nossa estrutura neuronal e do nosso acoplamento funcional com o mundo, trazendo uma nova compreensão empática da nossa relação com o meio socioambiental.Este estudo se configura como um relato etnográfico realizando uma descrição do programa, das suas técnicas e aplicações, apontando e resgatando as vivências dos alunos ao longo do programa, suas reações e depoimentos, assim como as articulações que eles realizam dessa experiência com o cotidiano escolar e pessoal quando confrontados pela estranheza de um treinamento em Atenção Plena realizado dentro de numa tradição oriental. O estudo foi realizado com seis escolas nos meses de setembro e outubro de 2014. Se analisaram também 150 questionários de avaliação de compreensão de valores de sustentabilidade, preenchidos pelos alunos. Em 2015 se realizaram visitas a quatro dessas escolas para verificar resultados em mudanças de comportamento e aplicações práticas da vivência nas escolas. Concluímos que o programa é muito bem-sucedido, provocando um profundo efeito nos participantes, que relatam um alto grau de novos entendimentos acerca da própria responsabilidade com o meio socioambiental. Também nos depoimentos dos professores que apontam para mudanças de compreensão e comportamento na sala de aula, além de ações práticas dos alunos para implantar processos e rotinas mais sustentáveis dentro da escola.
Abstract: There is a broad consensus in the scientific community that the deterioration of the environmental conditions of the planet, the exhaustion of natural resources, the breaking of the resilience of several natural systems, the disappearance of biological diversity and the climate crisis, are pressing questions to be answered in the agenda for a sustainable development of the human population of the planet. The Environmental Education is seen as an important tool in transforming environmental reality, establishing a new ethical order of solidarity and fairness for the formation of human conscience and construction of knowledge, through a better understanding of the problems that affect the environment, and provide the change of consumption habits and practices, which are the basis of demand that depletes the natural resources. Several studies have pointed out that the use of practices of Mindfulness can be very effective as coadjutants in the processes of clarification and self-knowledge, increasing the empathy with the natural world and thus delivering the behavioral change longed. In Brazil there is a socio-environmental education program running inside the Zen Monastery of Morro da Vargem, which for over 20 years have been working with pupils from public schools, incorporating mindfulness techniques derived from the Zen tradition, in the socio-environmental education. The importance of introducing such practice in the modern world is because those practices allow the subject to experience a new paradigm in the relationship of body and mind, overcoming the Cartesian separateness, which is a hidden dogma in our civilization, and promoting an empirical understanding of the fundamental unity body-mind through the understanding of the " embodied mind". Our hypothesis is that these mindfulness techniques allow us to experience an empirical understanding of the "embodied mind" , where reason is understood as embodied , that is shaped crucially by evolution through our body, in our neuronal structure and our functional coupling with the world , bringing a new empathic comprehension of our relationship within the environment This study is an ethnographic report describing the program, its techniques and applications, relating the experiences of the students, its reactions and statements, and the articulations they made between the experience and their lives in the school's daily routine, when confronted with the strangeness of a training in a mindfulness eastern tradition. The study was conducted in six schools in September and October 2014. We also analyzed 150 evaluation questionnaires filled out by students about new understandings of sustainable values . In 2015 we visits 4 of these schools to verify results in behavioral changes and practical sustainable applications in schools. We concluded that the program is very successful, causing a profound effect on participants who report a high level of new understandings of their own responsibility towards the social and environmental issues, and also by testimonies of teachers who point to behavioral changes and in the classroom, in addition to practical actions of the students to implement more sustainable processes and routines within the school.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15646
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Práticas em Desenvolvimento Sustentável

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