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Tipo do documento: Dissertação
Title: Dinâmica de desmatamento em projetos de assentamento na região noroeste de Mato Grosso: uma contribuição para estratégias de baixo carbono
Other Titles: Deforestation dynamics in agrarian reform rural settlements in the northwest region of Mato Grosso: a contribution to low carbono strategies
Authors: Nogueira, Pedro da Silva
Orientador(a): May, Peter Herman
Primeiro membro da banca: May, Peter Herman
Keywords: Amazônia;desmatamento evitado;assentamentos rurais;políticas públicas;noroeste de Mato Grosso;Amazon;avoided deforestation;rural settlements;public policies;northwest Mato Grosso
Área(s) do CNPq: Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Idioma: por
Issue Date: 14-Oct-2014
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Florestas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável
Citation: NOGUEIRA, Pedro da Silva. Dinâmica de desmatamento em projetos de assentamento na região noroeste de Mato Grosso: uma contribuição para estratégias de baixo carbono. 2014. 93 f. Dissertação (Mestrado em Práticas em Desenvolvimento Sustentável) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2014.
Abstract: As mudanças climáticas de origem antrópica apresentam-se como um dos principais desafios deste século. Ao considerar a participação do setor “Agricultura, Florestas e Outros Usos do Solo – AFOLU” nas emissões globais de carbono, estimada em 24 % do total, o envolvimento deste setor nas ações de mitigação as mudanças climáticas é fundamental. Portanto, ao considerar que cerca de 22% das emissões de carbono no Brasil estão associadas ao desmatamento e degradação florestal, e o incremento na participação dos pequenos produtores no computo das taxas de desmatamento, esta pesquisa tem como objetivo caracterizar os Projetos de Assentamento da Reforma Agrária localizados na região noroeste de Mato Grosso, buscando subsidiar a elaboração de estratégias de baixo carbono para os agricultores familiares dessa região. Para isso, as taxas de desmatamento foram analisadas no período 1996-2011. Assim, foi estabelecido um período de referência (1996-2005), para análise das taxas de desmatamento e definição da linha de base; e três períodos de verificação dos possíveis desmatamentos evitados em relação a linha de base (1o 2006-2010; 2o 2011-2015; e 3o 2016-2020). Para estimar o desmatamento evitado entre 2011 e 2020, foi desenvolvido uma projeção de desmatamento para o período (cenário business-as-usual). Por fim, a análise da dinâmica de desmatamento foi concentrada em quatro assentamentos, os quais representam características distintas em relação aos remanescentes florestais. Um conjunto de critérios socioambientais foi considerado para identificar os fatores determinantes da dinâmica de desmatamento registrada. Deste modo, constatou-se que os seguintes fatores determinaram o incremento nas taxas de desmatamento nos assentamentos detalhados: i) data de criação do assentamento, ii) proximidade de estradas, iii) localização geográfica na região noroeste, iv) pecuária extensiva e v) aumento nos preços do gado e da soja. Por outro lado, a implementação de políticas públicas de comando e controle pelo governo federal, contribuíram para controlar e reduzir as taxas de desmatamento nos assentamentos analisados. Neste contexto, três dos quatro assentamentos analisados apresentariam o desmatamento evitado a partir do 2o período de verificação (totalizando 30.538 tCO2eq); sendo que no 3o período os quatro assentamentos apresentariam desmatamento evitado (totalizando 1.179.909 tCO2eq). Ao considerar que as taxas de desmatamento ainda não estão sob controle nos assentamentos analisados, conforme verificado em 2011, a presente pesquisa propôs um conjunto de estratégias para realizar a transição do modelo econômico histórico para um de bases mais sustentáveis nos assentamentos localizados no bioma Amazônia. Entre as estratégias estão a i) regularização fundiária, ii) regularização ambiental, iii) fomentos as melhores práticas no uso do solo (pecuária) e iv) incentivo as cadeias produtivas de Produtos Florestais Não-Madeireiros (PFNMs). As iniciativas propostas podem ser implementadas por meio de recursos públicos estaduais (Programa Municípios Sustentáveis, por exemplo) e federais (Programa Assentamentos Verdes, por exemplo). As estratégias devem ser construídas a partir da experiência e demanda dos assentados, assim como das potencialidades identificadas em cada um dos assentamentos. A participação efetiva dos assentados é fundamental para o sucesso das iniciativas propostas
Abstract: Anthropogenic climatic change appears as one of the main challenges of this century. When considering the share of the “Agriculture, Forests and Other Land Use – AFOLU” sector on global carbon emissions, estimated as 24% of the total, the involvement of this sector in actions to mitigate climatic change is crucial. Therefore, since 22% of Brazil’s carbon emissions are associated with deforestation and forest degradation, and smallholders' participation in Amazon rainforest deforestation has increased over the last decade; this research aims to characterize agrarian reform rural settlements located in the northwest region of the Amazonian State of Mato Grosso, seeking to promote low carbon strategies by the smallholders of this region. For this purpose, the deforestation rate was analyzed during the period 2006-2011.Thus, a reference level was established (1996-2005), to analyze the deforestation rates and set a baseline; as well as three verification periods to identify avoided deforestation in relation to the baseline (1st 2006-2010; 2nd 2011-2015; 3rd 2016-2020). A deforestation projection was also undertaken to estimate avoided deforestation between 2011 and 2020 ("business-as-usual" scenario). Lastly, the deforestation dynamics analysis was concentrated in four settlements, which represent different characteristics in relation to forest remnants. A set of social and environmental criteria was considered to identify the determinants of registered deforestation dynamics. Thus, it was found that the increase in deforestation rates in the detailed settlements was determined by the following factors: i) creation date of the settlement, ii) proximity of roads, iii) geographical location in the northwest region of Mato Grosso, iv) extensive livestock and v) increase in cattle and soybean prices. On the other hand, the implementation of command and control policies by the federal government contributed to control and reduce deforestation rates in the analyzed settlements. In this context, three of the four analyzed settlements would present avoided deforestation from the second verification period (totaling 30.538 tCO2eq); and in the third verification period the four settlements would present avoided deforestation (totaling 1.179.909 tCO2eq). When considering that deforestation rates are not yet under control in the analyzed settlements, as seen in 2011, this research proposed a set of strategies to make the transition from historical economic model to a more sustainable basis in the Amazon settlements. Among the strategies are: i) land tenure regularization, ii) environmental compliance, iii) promote land use best practices (livestock) and also iv) the production chain of Non-Timber Forest Products (NTFPs). The proposed initiatives can be implemented through state public resources (e.g., The Sustainable Municipality Program) and federal (e.g., The Green Agrarian Reform Settlements Program). The strategies should be built from rural settlers demand and experience, as well as from the potential identified in each of the settlements. The effective participation of the rural settlers is critical to the success of the initiatives proposed
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15643
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Práticas em Desenvolvimento Sustentável

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