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dc.contributor.authorWittmann, Ellen Bilheiro Bragança
dc.date.accessioned2023-12-22T03:20:10Z-
dc.date.available2023-12-22T03:20:10Z-
dc.date.issued2021-04-28
dc.identifier.citationWITTMANN, Ellen Bilheiro Bragança. Estratégias de segurança alimentar e nutricional: análise do Programa Nacional de Alimentação Escolar e das ações de Educação Alimentar e Nutricional no Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - CTUR. 2021. 127 f. Dissertação (Mestrado em Práticas em Desenvolvimento Sustentável) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15614-
dc.description.abstractA alimentação é um direito humano e a alimentação escolar no Brasil é um direito garantido e oportunizado por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. Esta pesquisa teve como objetivo contribuir para a promoção da soberania e segurança alimentar e nutricional dos discentes do Colégio Técnico da Universidade Rural – CTUR, a partir da análise do Programa Nacional de Alimentação Escolar e das ações de Educação Alimentar e Nutricional; compreender como os discentes se alimentam no período escolar, por não existir o fornecimento de alimentação escolar; verificar as ações adotadas pelo colégio na formação de hábitos alimentares saudáveis de seus discentes, da abordagem da educação alimentar e nutricional pelos docentes, assim como a garantia da segurança alimentar; identificar também as ações adotadas pelo CTUR para assistir seus discentes durante a pandemia da Covid-19 e de que forma ela impactou o cotidiano alimentar de discentes e docentes. Os dados foram coletados, entre novembro de 2018 e março de 2021, a partir de questionário aplicado aos gestores da Universidade Rural, para identificar a existência de repasses do PNAE, para análise de documentos encontrados no site da Universidade Rural, do CTUR, no Portal da Transparência do governo federal, do FNDE, de questionários aplicados online e pesquisa observacional nas vivências realizadas nas atividades com os discentes do colégio. Esse projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa na UFRRJ (COMEP/UFRRJ) sob os protocolos nº 705/2016 e no 797/2016. As informações e dados levantados por essa pesquisa comprovam que não existe política de alimentação escolar no CTUR, apesar da existência de recursos do PNAE para o fornecimento da alimentação escolar. Dos 79 discentes, dos diferentes cursos que participaram da pesquisa, 60,8% trazem refeição pronta de casa para se alimentarem no colégio e apenas 6,3% utilizam o restaurante universitário. Durante o período escolar, 51,9% dos entrevistados optaram por consumir alimentos pouco nutritivos como salgados fritos ou assados e 63,3% dos discentes consumiram biscoitos. Durante a pandemia, 50 discentes foram assistidos com cestas básicas, ovos e hortaliças da produção do colégio, frutas, hortaliças e carnes do Programa de Aquisição de Alimentos. O colégio possui um quadro de 68 docentes, 13 responderam o questionário e 84,6% afirmaram abordar a temática da alimentação na disciplina que lecionam. Em relação a implantação e implementação do PNAE no CTUR, os dirigentes desconheciam a existência do repasse do FNDE referente ao PNAE; há evidências do desconhecimento de que a alimentação é um direito social garantido pela Constituição Federal e pela Lei no 11.947/09. É baixa a inclusão da temática da alimentação pelos docentes, assim como da educação alimentar e nutricional no processo de ensino-aprendizagem. Os discentes do CTUR estão em situação de insegurança alimentar e nutricional, pois não existe a garantia da segurança alimentar e nutricional de forma igualitária. Espera-se que os dados levantados por esta pesquisa favoreçam o diálogo sobre a importância da alimentação escolar assegurada no próprio colégio e para adoção de medidas que atendam os discentes nessa questão no âmbito do CTUR.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlimentação escolarpor
dc.subjectSoberaniapor
dc.subjectInsegurança alimentar e nutricionalpor
dc.subjectEducação alimentar e nutricionalpor
dc.subjectPandemia da Covid-19por
dc.subjectSchool feedingeng
dc.subjectSovereigntyeng
dc.subjectFood and nutritional insecurityeng
dc.subjectFood and nutrition educationeng
dc.subjectCovid-19 pandemiceng
dc.titleEstratégias de segurança alimentar e nutricional: análise do Programa Nacional de Alimentação Escolar e das ações de Educação Alimentar e Nutricional no Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - CTURpor
dc.title.alternativeStrategies for food and nutrition security: analysis of the National School Food Program and the actions of Food and Nutrition Education at the Technical College of the Rural Federal University of Rio de Janeiro - CTUReng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherFood is a human right and school feeding in Brazil is a guaranteed and opportunized right through the National School Feeding Program. This research aimed to contribute to the promotion of food and nutritional sovereignty and security for students at the Technical College of the Rural University, based on the analysis of the National School Food Program and the actions of Food and Nutrition Education; to understand how students eat during the school period, as there is no school supply; to verify the actions taken by the college in the formation of healthy eating habits of its students, the approach to food and nutrition education by teachers, as well as the guarantee of food security; also identify the actions taken by College of the Rural University to assist its students during the Covid-19 pandemic and how it impacted the daily food of students and teachers. Data were collected between November 2018 and March 2021, using a questionnaire applied to the managers of the Rural University, to identify the existence of transfers from the National School Feeding Program; analysis of documents found on the website of the Rural University, College of the Rural University, the Transparency Portal of the federal government, the National Education Development Fund; questionnaires applied online; observational research in the experiences carried out in the activities with the students of the college. This project was approved by the Research Ethics Committee at Rural Federal University of Rio de Janeiro under protocols nº. 705/2016 and nº.797/2016. The information and data collected by this research prove that there is no school feeding policy at College of the Rural University, despite the existence of National School Feeding Program resources for the provision of school meals. Of the 79 students, from different courses, who participated in the research, 60.8% bring ready meals from home to eat at the school and only 6.3% use the university restaurant. During the school period 51.9% of the respondents chose to consume low-nutritious foods such as fried or baked snacks and 63.3% of the students consumed cookies. During the pandemic, 50 students were assisted with basic food baskets, eggs and vegetables from the school's production, fruits and vegetables from the Food and Meat Acquisition Program. The school has a staff of 68 teachers, 13 answered the questionnaire, and 84.6% said they addressed the theme of food in the discipline they teach. Regarding the implementation and implementation of the National School Feeding Program at College of the Rural University, the leaders were unaware of the existence of the transfer of the National Education Development Fund referring to the National School Feeding Program; they seem unaware that food is a social right guaranteed by the Federal Constitution and by Law no 11.947/09; the inclusion of the theme of food by teachers is low, as well as food and nutrition education in the teaching-learning process; College of the Rural University students are in a situation of food and nutritional insecurity, as there is no guarantee of food and nutritional security on an equal basis. It is hoped that the data collected by this research will favor the dialogue about the importance of ensuring school meals in the school itself and for adopting measures that assist students in this matter within the scope of College of the Rural University.eng
dc.contributor.advisor1Tabai, Katia Cilene
dc.contributor.advisor1ID106.618.788-64por
dc.contributor.advisor-co1Castro, Fernanda Travassos de
dc.contributor.advisor-co1ID052.324.987-03por
dc.contributor.referee1Tabai, Katia Cilene
dc.contributor.referee2Nascimento, Maria Rosa Figueiredo
dc.contributor.referee3Lima, Elaine Cristina de Souza
dc.creator.ID113.730.967-99por
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9440-9357por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4426387750477125por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Florestaspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentávelpor
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