Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15600
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPinto, Anildo Gonçalves
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:42Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:42Z-
dc.date.issued2013-04-13
dc.identifier.citationPINTO, Anildo Gonçalves. Uma proposta de livro paradidático como motivação para o ensino de matemática. 2013. 56 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15600-
dc.description.abstractReconhecemos a importância dos livros paradidáticos como instrumentos colaboradores e incentivadores do ensino. Neste trabalho fizemos um levantamento histórico dos livros paradidáticos no Brasil, sua relevância e contribuição para o ensino de matemática e outras áreas do conhecimento. Como contribuição para o ensino de matemática, elaboramos um texto paradidático de matemática tendo como conteúdo principal, sequências numéricas. Apresentamos a análise da pesquisa realizada com discentes e docentes do ensino médio de uma escola estadual do município de Nilópolispor
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducational Materialeng
dc.subjectmathematics teachingeng
dc.subjectsequenceseng
dc.subjectLivros paradidáticospor
dc.subjectensino de matemáticapor
dc.subjectsequênciaspor
dc.titleUma proposta de livro paradidático como motivação para o ensino de matemáticapor
dc.title.alternativeA proposal of paradidático book as motivation for the teaching of mathematicseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherWe recognize the importance of an educational material as encouragers and contributors instruments of teaching. In this work, we conducted a historical survey of an educational material in Brazil, their relevance and contribution to the mathematics teaching and other fields of knowledge. As a contribution to the mathematics teaching, an educational mathematic text material was prepared whose main contents discuss about numerical sequences. In the next pages, will be presented an analysis of the research conducted with students and teachers from a public school located in Nilópolis city.eng
dc.contributor.advisor1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.advisor1ID646.919.007-30por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4832316123512245por
dc.contributor.referee1Barbosa, Aline Mauricio
dc.contributor.referee2Santos, Douglas Monsôres de Melo
dc.contributor.referee3Mattos, José Roberto Linhares de
dc.contributor.referee4Oliveira, Francisco Bruno Souza
dc.creator.ID3034328702por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7093197961155142por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesANASTASIOU, Léa das Graças Camargos e ALVES, Leonir Pessate. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho docente em aula. Joinvile: UNIVILE, 2006. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei n. 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação. LDB. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf > Acesso em 12 de fevereiro de 2013. BRASIL, "Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Pluralidade Cultural, Ética, Língua Estrangeira, Artes. MEC/SEC, 1996. CRUZ, Márcia de Oliveira. Narrativas em matemática: significado e função. In. Linguagem , conhecimento e ação: ensaios de epistemologia e didática. São Paulo: Escrituras, 2003. DALCIN, Andréia. Um olhar sobre o paradidático de matemática. Campinas: UNICAMP, 2002. (Dissertação de mestrado em Educação Matemática) DOXIADIS, Apostolos. Tio Petros e A Conjectura de Goldbach. Editoria 34, 2001. Lima, Elon Lages. A Matemática do Ensino Médio 3. vol, CPM, Ed SBM, 2001. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003a. FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. São Paulo: Cortez, 2003b. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho:ensinar-e-aprender com sentido Série Educação Cidadã vol. 2 - Editora e Livraria Instituto Paulo Freire - 2ª edição - 2011 GALLIANO, A. Guilherme. O Método científico. Teoria e Prática. São Paulo: Harbra, 1986. LOBATO, Monteiro. Aritmética da Emília. 29. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995. MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos."Paradidáticos" (verbete). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2002, 73 http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=143, visitado em 9/1/2013. MUNAKATA, Kazumi. Produzindo livros didáticos e paradidáticos. São Paulo: PUC, 1997. (Tese de doutorado em História e Filosofia da Educação) OLIVEIRA, J.B.A. et al. A política do livro didático. São Paulo: Summus; Campinas: UNICAMP, 1984. OLIVEIRA, S. L. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. São Paulo: Pioneira, 1997. RAMOS, Maria Cecília M. O paradidático, esse rendoso desconhecido. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/USP, 1987. (Tese de doutorado) RIBEIRO, Maria Luísa S. História da educação brasileira: a organização escolar. 3.ed. São Paulo: Moraes, 1981. SMOLE, Kátia C.S., et al. Era uma vez na Matemática: uma conexão com a literatura infantil. 5 ed. São Paulo: CAEM/IMEUSP, 2004. TAHAN, Malba. Matemática Divertida e Curiosa. RJ: Ed. Record, 2002. TAHAN, Malba. O Homem Que Calculava. RJ: Ed. Record, 2001.por
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/5486/2013%20-%20Anildo%20Gon%c3%a7alves%20Pinto.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20146/2013%20-%20Anildo%20Gon%c3%a7alves%20Pinto.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26495/2013%20-%20Anildo%20Gon%c3%a7alves%20Pinto.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32932/2013%20-%20Anildo%20Gon%c3%a7alves%20Pinto.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39320/2013%20-%20Anildo%20Gon%c3%a7alves%20Pinto.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45684/2013%20-%20Anildo%20Gon%c3%a7alves%20Pinto.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52102/2013%20-%20Anildo%20Gon%c3%a7alves%20Pinto.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58514/2013%20-%20Anildo%20Gon%c3%a7alves%20Pinto.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1697
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2017-05-30T11:30:49Z No. of bitstreams: 1 2013 - Anildo Gonçalves Pinto.pdf: 741613 bytes, checksum: 77ce20085faa9d488f526c25e4d6127c (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-30T11:30:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - Anildo Gonçalves Pinto.pdf: 741613 bytes, checksum: 77ce20085faa9d488f526c25e4d6127c (MD5) Previous issue date: 2013-04-13eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Anildo Gonçalves Pinto.pdf2013 - Anildo Gonçalves Pinto724.23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.