Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15596
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorEspolador, Mário Henrique D' Anello
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:40Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:40Z-
dc.date.issued2022-12-02
dc.identifier.citationESPOLADOR, Mário Henrique D' Anello. Interpolação e regressão polinomial: uma proposta para o ensino médio com auxílio do Geogebra. 2021. 83f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15596-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo trazer uma proposta de ensino de interpolação e regressão polinomial para turmas do ensino médio. Dessa forma, toda parte teórica tem como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e autores como Biembengut (2014), Ruggiero (2000), entre outros. Com isso, o trabalho será fundamentado por métodos de interpolação como Lagrange e Newton, estudo de erro, escolha do grau do polinômio interpolador, fenômeno de Runge, interpolação inversa e regressão polinomial pelo método de mínimos quadrados. Além disso, a área de educação matemática também entrará na fundamentação do trabalho através da história, modelo, modelagem e modelagem como método de ensino, juntamente com o auxílio de softwares educacionais no ensino de matemática, neste caso, o Geogebra. Por fim, será apresentada uma sequência de exemplos que podem ser trabalhados, discutidos, propostos em projetos de pesquisa e em aulas interdisciplinares nas turmas do ensino médio, utilizando e comparando conceitos de interpolação e regressão polinomial. Nesse caso, as atividades se resumem em estudos atuais e problemas do nosso cotidiano como a curva de contaminação pela Covid-19, problemas com o aumento da população carcerária do Brasil, estimativa do consumo de combustível de um automóvel e projeções sobre a demografia brasileira.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectInterpolação e Regressão Polinomialpor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectModelagem no Ensinopor
dc.subjectGeogebrapor
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectPolynomial Interpolation and Regressioneng
dc.subjectHigh Schooleng
dc.subjectModeling in Teachingeng
dc.subjectGeogebraeng
dc.titleInterpolação e regressão polinomial: uma proposta para o ensino médio com auxílio do Geogebrapor
dc.title.alternativePolynomial interpolation and regression: a proposal for high school with the help of Geogebraeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work aims to bring a proposal for teaching interpolation and polynomial regression for high school classes. In this way, every theoretical part has as reference the National Curriculum Parameters (PCN) and authors such as Biembengut (2014), Ruggiero (2000), among others. With this, the work will be based on interpolation methods such as Lagrange and Newton, error study, choice of the degree of the interpolator polynomial, Runge phenomenon, inverse interpolation and polynomial regression by the least squares method. In addition, the area of mathematical education will also enter into the foundation of work through history, model, modeling and modeling as a teaching method, together with the help of educational software in the teaching of mathematics, in this case, Geogebra. Finally, a sequence of examples that can be worked on, discussed, proposed in research projects and in interdisciplinary classes in high school classes will be presented, using and comparing concepts of interpolation and polynomial regression. In this case, the activities are summarized in current studies and problems in our daily lives, such as the contamination curve by Covid-19, problems with the increase in the prison population in Brazil, an estimate of the fuel consumption of a car and projections on the Brazilian demography.eng
dc.contributor.advisor1Oliveira Júnior, Montauban Moreira de
dc.contributor.advisor1ID053.670.767-77por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5171-9133por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363558791271144por
dc.contributor.referee1Oliveira Júnior, Montauban Moreira de
dc.contributor.referee1ID053.670767-77por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5171-9133por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363558791271144por
dc.contributor.referee2Forte, Vinícius Leal do
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5246371559103159por
dc.contributor.referee3Antunes, Gladson Octaviano
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-3692-374Xpor
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6725560105680636por
dc.creator.ID060.843.187-70por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4247562451353700por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesBARBOSA, J. C. Modelagem Matemática: O que é? Por que? Como? Veritati, n. 4, p. 73- 80, 2004. Disponível em: < http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Matematica/artigo_veritati_jonei.pdf> Acesso em: 19 dez. 2020 BASSANEZI, Rodney C.. Modelagem Matemática Uma disciplina emergente nos programas de formacão de professores. 1999. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Rodney_Bassanezi/publication/242289078_Modelagem_Matematica_Uma_disciplina_emergente_nos_programas_de_formac_ao_de_professores/links/0c9605251e38583e5a000000.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2016. BIEMBENGUT, Maria Salett; HEIN, Nelson. Modelagem Matemática no Ensino. 5. ed. São Paulo: Contexo, 2014. BIEMBENGUT, Maria Salett. 30 Anos de Modelagem Matemática na Educação Brasileira: das propostas primeiras às propostas atuais. Alexandria, Santa Catarina, v. 2, n. 2, p.7-32, jul. 2009. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37939/28967>. Acesso em: 19 dez. 2020. BORGES, Laryssa. População carcerária triplica em 20 anos; déficit de vagas chega a 312 mil: quantidade de presos atingiu 773.151 no primeiro semestre de 2019, diz depen. 2020. Disponível em: https://veja.abril.com.br/brasil/populacao-carceraria-triplica-em-20-anos-deficit-de-vagas-chega-a-312-mil/. Acesso em: 06 fev. 2021. BRASIL. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Departamento Penitenciário Nacional realiza esforço para atualização dos dados do sistema prisional. 2020. Disponível em: <https://www.justica.gov.br/news/collective-nitf-content-1562941435.15>. Acesso em: 28 dez. 2019. BRASIL. Ministério da Saúde. Painel Coronavírus. 2020. Disponível em: < https://covid.saude.gov.br>. Acesso em: 28 dez. 2020. BRASIL. Ministério da Saúde. Coronavírus Covid-19: o que você precisa saber. 2020. Disponível em: <https://coronavirus.saude.gov.br/>. Acesso em: 28 dez. 2020. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 142p. COSTA, Felipe de Almeida. ENSINO MATEMÁTICA POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emd/article/viewFile/29005/20276. Acesso em: 28 dez. 2020. 83 INSTITUTO GEOGEBRA NO RIO DE JANEIRO (Rio de Janeiro). UFF. O que é o GeoGebra? Disponível em: <http://www.geogebra.im-uff.mat.br/>. Acesso em: 19 dez. 2020. LAURIANO, Carolina; DUARTE, Nathália. IBGE atualiza dados do Censo e diz que Brasil tem 190.755.799 habitantes: dados preliminares divulgados em 2010 apontavam 190.732.694. população cresceu quase 20 vezes em 140 anos, segundo ibge. 2011. Disponível em: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/04/ibge-atualiza-dados-do-censo-e-diz-que-brasil-tem-190755799-habitantes.html. Acesso em: 06 fev. 2021. RUGGIERO, Márcia A. Gomes; LOPES, Vera Lúcia da Rocha. Cálculo Numérico Aspectos Teóricos e Computacionais. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2000.por
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/73024/2021%20-%20M%c3%a1rio%20Henrique%20D%e2%80%99%20Anello%20Espolador.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6542
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2023-04-26T12:08:25Z No. of bitstreams: 1 2021 - Mário Henrique D’ Anello Espolador.pdf: 2556968 bytes, checksum: 358924a4dddb47da0c80e999741c6552 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-26T12:08:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Mário Henrique D’ Anello Espolador.pdf: 2556968 bytes, checksum: 358924a4dddb47da0c80e999741c6552 (MD5) Previous issue date: 2022-12-02eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Mário Henrique D’ Anello Espolador.pdf2021 - Mário Henrique D’ Anello Espolador2.5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.