Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15585
Tipo do documento: Dissertação
Title: Uma reflexão sobre o ensino da unidade temática Grandezas e Medidas, à luz da BNCC, dos PCN e de relatos de professores sobre suas práticas docentes nos anos finais do Ensino Fundamental
Other Titles: A consideration about the teaching of thematic unit Quantities and Measures, under the light of the BNCC, of the PCN and of teachers’ reports of their teaching practices in Middle School
Authors: Catta Prêta, Juliana Mattos
Orientador(a): Barbosa, Aline Mauricio
Primeiro membro da banca: Barbosa, Aline Mauricio
Segundo membro da banca: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Terceiro membro da banca: Dias, Marcelo de Oliveira
Keywords: Grandezas e Medidas;prática docente;Base Nacional Comum Curricular;Parâmetros Curriculares Nacionais;Ensino Fundamental;Quantities and Measures;teaching practice;Middle School
Área(s) do CNPq: Educação
Matemática
Idioma: por
Issue Date: 27-Nov-2020
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citation: CATTA PRÊTA, Juliana Mattos. Uma reflexão sobre o ensino da unidade temática Grandezas e Medidas, à luz da BNCC, dos PCN e de relatos de professores sobre suas práticas docentes nos anos finais do Ensino Fundamental. 2020. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.
Abstract: Este trabalho consiste numa reflexão sobre o ensino da unidade temática Grandezas e Medidas nos anos finais do Ensino Fundamental, à luz dos principais documentos norteadores da Educação no Brasil: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O objetivo desta pesquisa foi investigar se as práticas docentes nos anos finais do Ensino Fundamental estão alinhadas às orientações desses documentos norteadores, favorecendo a integração da Matemática a outras áreas de conhecimento. Foi usada neste trabalho uma metodologia exploratória, por meio de uma pesquisa de levantamento, em que os instrumentos utilizados foram a revisão bibliográfica e um questionário aplicado para professores de Matemática da Educação Básica. O tratamento dado à análise dos dados obtidos foi uma abordagem Quanti-Quali, sendo complementado por uma reflexão acerca das práticas docentes em relação à temática Grandezas e Medidas, relatadas pelos professores que responderam o questionário. Compuseram o embasamento teórico desta pesquisa a análise dos PCN e da BNCC, no que limitou os objetivos específicos deste trabalho. Além disso, foi realizada uma pesquisa para identificação das ideias de autores, como Tardif (2000), Oliveira e Fiorentini (2018), Shulman (1986), Altino Filho (2019), Monteiro (2001), Cruz (2007), Castilho (2015), Pimenta (2005) e Ferreira (2009), no que diz respeito aos saberes e práticas docentes. As reflexões acerca dos resultados obtidos mostraram que os professores respondentes têm formação adequada à sua função, que a unidade temática em questão tem pouco destaque no currículo de Matemática de suas escolas (contudo elas promovem relevante integração dessa unidade a outras unidades/disciplinas), que há falta de recursos materiais pertinentes à prática desta unidade e que, dentro do grupo pesquisado, mais da metade dos professores participantes ainda não adotam esses documentos de orientação à prática docente.
Abstract: This work consists of a consideration about the teaching of thematic unit Quantities and Measures in Middle School under the light of the main guiding documents of the education in Brazil: The Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). The purpose of this research was to inquire if the teaching practices in Middle School are aligned with the orientation of these guiding documents favoring the integration of Math and the other knowledge areas. An exploratory methodology was used in the work, through data collection, where the tools used were the bibliographic review and a questionary applied on Math teachers of the basic education. The treatment given to the obtained data analysis was a quantitative and qualitative approach and was complemented by consideration about teaching practices regarding to the thematic Quantities and Measures reported by the teachers who answered the questionary. The analysis of the PCN and the BNCC of this research composed the theoretical basis and limited the specific aims of this work. Besides that a search to get the identification of authors ideas, such as Tardif (2000), Oliveira & Fiorentini (2018), Shulman (1986), Altino Filho (2019), Monteiro (2001), Cruz (2007), Castilho (2015), Pimenta (2005) and Ferreira (2009) was performed regarding to teacher knowledges and practices. The considerations about the obtained results showed that the teachers who answered have proper qualification to their role, that the present thematic unit has a little features in the math curriculum of their school (however they promote relevant integration of this unit to the other units/subjects), that there is lack of material resources pertinent to the practice of this unit and that inside the studied group more than half of the participant teachers still have not adopted these documentation to the teaching practice.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15585
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Juliana Mattos Catta Prêta.pdf864.79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.