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dc.contributor.authorBento, Helom Ávila
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:33Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:33Z-
dc.date.issued2020-12-16
dc.identifier.citationBENTO, Helom Ávila. Diálogo entre a Etnomatemática e a Sala de Aula. 2020. 184 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional ) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15584-
dc.description.abstractEste ensaio propôs dialogar. O ponto de interesse do diálogo foi investigar e refletir sobre as possibilidades de recuperar Sentido e Significado na sala de aula, em especial na aula de matemática, sob os percursos e práticas da pesquisa no Programa em Etnomatemática. O objetivo foi investigar percursos e propostas do Programa em Etnomatemática que possibilitem uma prática pedagógica possível, e que permitam restaurar Sentido e Significado aos conteúdos da disciplina de matemática, dentro da sala de aula. A metodologia buscou direcionamentos à aprendizagem significativa, contextualizada e aproximações com o Programa em Etnomatemática sob relações socioafetivas; à matemática do sentido auxiliadas pelas possibilidades e procedimentos da História Oral. Este ensaio se justifica em contribuir para base teórica e para pautar uma prática educacional, estimulante e democrática. Enfim, como trazer para a sala de aula sentido e significado através do diálogo com pesquisadores pioneiros e contemporâneos do programa em Etnomatemática? Buscou-se dialogar para solucionar esta questão. Realizou-se ao longo do ano de 2020 entrevistas com seis autores, pioneiros e contemporâneos, do Programa em Etnomatemática: Ubiratan D’Ambrosio, Eduardo Sebastiani Ferreira, Pedro Paulo Scandiuzzi, Cristiane Coppe Oliveira, Olenêva Sanches Sousa e José Roberto Linhares de Mattos. Recorreu-se a teóricos como Abreu (2017), Coppe (Apêndice E), Margarete Costa (2018), D’Ambrosio (1998, 2001, 2017, 2018, 2020a, 2020b, Apêndice B), Fantinato e Freitas (2018), Farias (2018), Ferreira (1997, 2009, Apêndice C), Frege (2009), Freire (D'AMBROSIO; DOMITE, 1996), Gerdes (2010, 2014), Hernández (1998), Knijnik (2001), Marchon e Claudio Costa (2018), Mattos (2020, Apêndice G), Moreira (1982, 2010), Santos (2007), Scandiuzzi (Apêndice D), Silva (2007), Sousa (Apêndice F) e Vygotsky (2001). Refletir sobre as possibilidades pedagógicas para a educação matemática, sob olhar das matemáticas Significativa e de Sentido, alinhadas ao Programa em Etnomatemática e a História Oral, conduz às expectativas propostas, uma vez que tais alinhamentos reverenciam os aspectos de valoração, valorização, reconhecimento e respeito, essências para a consolidação das relações que se dão em sala de aulapor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrograma em etnomatemáticapor
dc.subjectHistória oralpor
dc.subjectMatemática significativapor
dc.subjectMatemática de sentidopor
dc.subjectEthnomathematics programeng
dc.subjectOral historyeng
dc.subjectSignificant mathematics.eng
dc.subjectSensorial mathematics.eng
dc.titleDiálogo entre a Etnomatemática e a Sala de Aulapor
dc.title.alternativeDialogue between Ethnomathematics and the Classroomeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis essay is meant to be a dialogue. The point of interest of this dialogue is to investigate and reflect on the possibilities of recovering the essence and meaning in the classroom, especially in the discipline of mathematics, under the research paths and practices in the program of Ethnomathematics. The objective was to investigate paths and proposals of the program in Ethnomathematics that enables a pedagogical practice that is possible, and able to restore meaning and understanding to the contents of the discipline of Mathematics within the classroom. The methodology sought directions to meaningful learning and approximations within the program of Ethnomathematics under socio-affective relationships to the mathematics of sense, aided with the possibilities and procedures of Oral History. This research is justified in contributing to theoretical basis and to guide educational, stimulating, and democratic practice. Finally, how to bring essence and meaning to the classroom through dialogue with pioneer and contemporary researchers from the program in Ethnomathematics? We sought dialogue to solve. Interviews were conducted with six authors, pioneers, and contemporaries from the program: Ubiratan D’Ambrosio, Eduardo Sebastiani Ferreira, Pedro Paulo Scandiuzzi, Cristiane Coppe Oliveira, Olenêva Sanches Sousa e José Roberto Linhares de Mattos. Also, theorists such as Abreu (2017), Coppe (Apêndice E), Margarete Costa (2018), D’Ambrosio (1998, 2001, 2017, 2018, 2020a, 2020b, Apêndice B), Fantinato e Freitas (2018), Farias (2018), Ferreira (1997, 2009, Apêndice C), Frege (2009), Freire (D'AMBROSIO; DOMITE, 1996), Gerdes (2010, 2014), Hernández (1998), Knijnik (2001), Marchon e Claudio Costa (2018), Mattos (2020, Apêndice G), Moreira (1982, 2010), Santos (2007), Scandiuzzi (Apêndice D), Silva (2007), Sousa (Apêndice F) e Vygotsky (2001). To reflect on the pedagogical possibilities for mathematics education under the eyes of the Significant and Sensorial Mathematics, aligned with the Ethnomathematics program and Oral History leads to the proposed expectations, since such alignments reverence the aspects of valuation, appreciation, recognition, and respecteng
dc.contributor.advisor1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.advisor1ID646.919.007-30por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8084-7126por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4832316123512245por
dc.contributor.referee1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.referee1ID646.919.007-30por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8084-7126por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4832316123512245por
dc.contributor.referee2Mattos, Sandra Maria Nascimento de
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2622-0506por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632990540395574por
dc.contributor.referee3Fantinato, Maria Cecilia de Castello Branco
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8341268660622707por
dc.contributor.referee4Vianna, Márcio de Albuquerque
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-6751-7926por
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1194444335975667por
dc.contributor.referee5Oliveira Júnior, Montauban Moreira de
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-5171-9133por
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363558791271144por
dc.creator.ID002.916.747-71por
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-2209-3434por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2100481192052009por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
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dc.subject.cnpqMatemáticapor
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