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Tipo do documento: Dissertação
Title: Ensino-Aprendizagem de Matemática – TDAH, inclusão e metodologias ativas
Authors: Rangel, Fillipe
Orientador(a): Fontes Júnior, Edivaldo Figueiredo
Primeiro membro da banca: Fontes Júnior, Edivaldo Figueiredo
Segundo membro da banca: Pereira, Orlando dos Santos
Terceiro membro da banca: Paula, Marília Rios de
Keywords: TDAH;Inclusão;Metodologia Ativa;Matemática;ADHD;Inclusion;Active Methodology;Mathematics;Teacher;Professor
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 18-Nov-2020
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citation: RANGEL, Fillipe. Ensino-Aprendizagem de Matemática - TDAH, inclusão e metodologias ativas. 2020. 56 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.
Abstract: O ensino da matemática encontra-se marcado por certa resistência, “bloqueio cognitivo” no momento da compreensão e aplicação dos conteúdos. Essa questão passa pela didática da matemática empregada em sala de aula. Cabe ao professor dispor de linguagens e metodologias para alcançar os alunos. Principalmente, os alunos que apresentam Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Esta dissertação tem como objetivo abordar o processo de ensino-aprendizagem da matemática e apresentar uma sequencia didática com ênfase no aluno com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), considerando as dificuldades de aprendizagem. Para tal, temos que compreender as propostas de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), levando em consideração que as crianças e jovens têm o direito de aprender matemática e de ser confrontadas com experiências de aprendizagem ricas e diversificadas, há que procurar, então, propor metodologias ativas para o desenvolvimento do aprendizado esperado para quem apresenta o transtorno. Por fim, convém destacar que o compromisso do professor de matemática com a educação será muito mais significativo quando este estiver estabelecido uma relação interpessoal com seu aluno, relação que constitui, por um lado, o núcleo das atividades do processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: The teaching of mathematics is marked by a certain resistance, “cognitive block” when understanding and applying the contents.This question involves the didactics of mathematics used in the classroom. It is up to the teacher to have languages and methodologies to reach students. Mainly, students who have Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). This dissertation aims to approach the teaching-learning process of mathematics with an emphasis on the student diagnosed with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), considering the learning difficulties. To this end, we must understand the proposals for inclusion of students with Special Educational Needs (SEN), taking into account that children and young people have the right to learn mathematics and to be confronted with rich and diverse learning experiences, we must look for, then, propose active methodologies for the development of the expected learning for those who present the disorder. Finally, it should be noted that the mathematics teacher's commitment to education will be much more significant when he establishes an interpersonal relationship with his student, a relationship that constitutes, on the one hand, the core of the activities of the teaching-learning process.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15582
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

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