Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15559
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBorges, Diogo Sérgio
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:20Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:20Z-
dc.date.issued2021-08-23
dc.identifier.citationBORGES, Diogo Sérgio. Sequências didáticas para o ensino de progressões geométricas e probabilidade: explorando problemas motivadores no ensino médio. 2021. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15559-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é apresentar um conjunto de atividades para o ensino de progressões geométricas e probabilidades de forma detalhada (sequências didáticas), começando e entremeando as etapas de ensino com uma coleção de problemas curiosos e instigantes, de maneira a manter a atenção e o interesse dos alunos do ensino médio. Este trabalho defende que a motivação é a ferramenta fundamental para que o aluno volte sua atenção e suas energias para a aula, e que a utilização de um problema motivador no momento certo da aula pode fazer a provocação necessária para que o discente dê uma chance ao que está sendo apresentado. O tutorial ensinado mostra como inserir problemas tradicionalmente motivadores como o problema da mesada, o paradoxo de Zenão, o problema dos aniversários e outros vários numa aula de forma que sejam pontos de atração para os assuntos ministrados. Recursos como o LibreOffice e páginas da web também complementam as ferramentas motivadoras utilizadas nas aulas.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmotivaçãopor
dc.subjectprobabilidadespor
dc.subjectprogressões geométricaspor
dc.subjectensino médiopor
dc.subjectmotivationeng
dc.subjectprobabilitieseng
dc.subjectgeometric progressionseng
dc.subjecthigh schooleng
dc.titleSequências didáticas para o ensino de progressões geométricas e probabilidade: explorando problemas motivadores no ensino médiopor
dc.title.alternativeDidactic sequences for teaching geometric progressions and probability: exploring motivating problems in high schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe objective of this work is to present a set of activities for teaching geometric progressions and probabilities in detail (didactic sequences), starting and interweaving the teaching steps with a collection of curious and thought-provoking problems, in order to maintain attention and interest of high school students. This work argues that motivation is the fundamental tool for the student to turn their attention and energy to the class, and that the use of a motivating problem at the right time in class can provoke the necessary provocation so that the student gives a chance to what is being presented. The taught tutorial shows how to insert traditionally motivating problems such as the allowance problem, the Zenão paradox, the birthday problem and several others into a class so that they are points of attraction for the subjects taught. Features such as LibreOffice and web pages also complement the motivating tools used in classes.eng
dc.contributor.advisor1Oliveira Júnior, Montauban Moreira de
dc.contributor.advisor1ID053.670.767-77por
dc.contributor.referee1Oliveira Júnior, Montauban Moreira de
dc.contributor.referee2Barbosa, Aline Maurício
dc.contributor.referee3Antunes, Gladson Octaviano
dc.creator.ID123.696.347-40por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2508300752518015por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesBARICHELLO, Leonardo; NEHRING, Marta; W. PAQUES, Otília. Pra lá de Bagdá - Coleção de recursos educacionais – Matemática multimídia. [S. l.], [s. d.]. Disponível em: https://m3.ime.unicamp.br/recursos/1158. Acesso em: 12 nov. 2020. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: MEC / SEB, 2018. 595 p. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_sit e.pdf. Acesso em: 11 set. 2021. BRASIL. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (ENSINO MÉDIO) - Parte III - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2000. 58 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acesso em: 11 set. 2021. BRASIL. PCN+ Ensino Médio - Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 144 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acesso em: 11 set. 2021. FREITAS, Hélia Maria Soares de; BARRENECHEA, Miguel Angel de. Filosofia e educação - UNIRIO. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2012. v. único LOURENÇO, Abílio Afonso; ALMEIDA DE PAIVA, Maria Olímpia. A motivação escolar e o processo de apredizagem. [s. l.], 2010. MAXIMIANO, Cesar Amaru. Introdução à administração. São Paulo: Atlas, 2003. MORGADO, Augusto Cézar; PINTO CARVALHO, Paulo Cezar. Matemática Discreta. 2. ed. Rio de Janeiro: SBM, 2015. (Coleção Profmat, v. 12). POSAMENTIER, ALFRED S.; KRULIK, STEPHEN. a arte de motivar os estudantes do ensino médio para a matemática. Porto Alegre: AMGH Editora Ltda., 2014. RAMOS RIFO, Laura Leticia; ROMAN, Patrícia; DE ANDRADE CAMPELLO JUNIOR, Antonio Carlos. À espera da meia-noite – Coleção de recursos educacionais – Matemática multimídia. [S. l.], [s. d.]. Disponível em: https://m3.ime.unicamp.br/recursos/1041. Acesso em: 12 nov. 2020. RPM 39 - O PARADOXO DE ZENÃO. [S. l.], [s. d.]. Disponível em: https://www.rpm.org.br/cdrpm/39/2.htm. Acesso em: 10 set. 2021. TAHAN, Malba. O Homem que Calculava. 89. ed. Rio de Janeiro: Record, 2016.por
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/72654/2021%20-%20Diogo%20S%c3%a9rgio%20Borges.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6443
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-03-21T15:10:30Z No. of bitstreams: 1 2021 - Diogo Sérgio Borges.pdf: 1245930 bytes, checksum: dbf7d5f69e18a5a3049dd2faeca0c276 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-21T15:10:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Diogo Sérgio Borges.pdf: 1245930 bytes, checksum: dbf7d5f69e18a5a3049dd2faeca0c276 (MD5) Previous issue date: 2021-08-23eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Diogo Sérgio Borges.pdf1.22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.