Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15558
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGonçalves, Victor Wagner de Souza
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:20Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:20Z-
dc.date.issued2020-12-18
dc.identifier.citationGONÇALVES, Victor Wagner de Souza. Um olhar para o desempenho de algumas escolas de diferentes sistemas de ensino da Cidade do Rio de Janeiro em avaliações nacionais de matemática. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15558-
dc.description.abstractEsse trabalho tem por objetivo geral investigar fatores que podem colaborar para o bom desempenho dos estudantes de instituições de ensino da cidade do Rio de Janeiro nas avaliações nacionais de Matemática (OBMEP, ENEM e IDEB). Pretende-se ainda coletar dados relativos às escolas mais bem colocadas nestas avaliações; conhecer o Plano de Carreira vinculado a cada sistema de ensino de modo a avaliar como o professor é valorizado no desempenho de suas funções; obter dados que deem indícios do impacto da renda familiar no rendimento acadêmico nestas instituições; avaliar a importância da estrutura física da escola para o ensino-aprendizagem dos estudantes; analisar a relação entre a estrutura escolar (condições de trabalho propiciadas aos professores, renda dos estudantes, condições físicas da instituição) e o desempenho nas avaliações nacionais (OBMEP, ENEM e IDEB) por meio da observação das estatísticas de instituições de diferentes sistemas de ensino existentes no município do Rio de Janeiro. A partir do cumprimento de tais objetivos, pretende-se responder a seguinte questão-problema: quais fatores que podem colaborar para o bom desempenho dos estudantes de instituições de ensino do Rio de Janeiro nas avaliações nacionais de Matemática (OBMEP, ENEM e IDEB)? Trata-se de um estudo comparativo, realizado a partir da coleta de dados relativos às características das escolas com melhor desempenho nas avaliações nacionais localizadas no Rio de Janeiro. Foi realizado o levantamento documental e bibliográfico sobre os diferentes sistemas de ensino, considerando suas características em relação ao Plano de Carreira estabelecido para os professores; e pesquisa de campo para coleta de dados sobre as condições socioeconômicas do corpo estudantil e infraestrutura dos prédios das instituições de ensino analisadas. O corpus da pesquisa abrange escolas que tenham até o 9º ano do Ensino Fundamental e/ou ofereçam o Ensino Médio, considerando realidades diferentes (escola da rede particular de ensino, da rede pública municipal e estadual, e do colégio militar do Rio de Janeiro). Em virtude da pesquisa supracitada, conseguiu-se atingir os objetivos propostos e se averiguou fatores externos e internos das instituições que contribuíram para um melhor rendimento de seus alunos nas avaliações que foram utilizadas como parâmetrospor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAvaliações nacionais de matemáticapor
dc.subjectDesempenhopor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectNational mathematics assessmentseng
dc.subjectPerformanceeng
dc.titleUm olhar para o desempenho de algumas escolas de diferentes sistemas de ensino da Cidade do Rio de Janeiro em avaliações nacionais de matemáticapor
dc.title.alternativeA look at the performance of some schools in different education systems in the City of Rio de Janeiro in national mathematics assessmentseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work has the general objective of investigating factors that can contribute to the good performance of students from educational institutions in the city of Rio de Janeiro in the national mathematics assessments (OBMEP, ENEM and IDEB). It is also intended to collect data on the schools best placed in these assessments; know the Career Plan linked to each education system in order to assess how the teacher is valued in the performance of their duties; obtain data that give evidence of the impact of family income on academic performance in these institutions; evaluate the importance of the physical structure of the school for the teaching-learning of students; to analyze the relationship between school structure (working conditions provided to teachers, student income, physical conditions of the institution) and performance in national assessments (OBMEP, ENEM and IDEB) by observing statistics from institutions in different education systems existing in the municipality of Rio de Janeiro. Based on the fulfillment of these objectives, we intend to answer the following question-problem: what factors can contribute to the good performance of students from educational institutions in Rio de Janeiro in national mathematics assessments (OBMEP, ENEM and IDEB)? This is a comparative study, carried out from the collection of data related to the characteristics of the schools with the best performance in the national assessments located in Rio de Janeiro. A documentary and bibliographic survey was carried out on the different teaching systems, considering their characteristics in relation to the Career Plan established for teachers; and field research to collect data on the socioeconomic conditions of the student body and infrastructure of the buildings of the analyzed educational institutions. The research corpus covers schools that have up to the 9th grade of elementary school and / or offer high school, considering different realities (private school, state and municipal public schools, and the military college of Rio de Janeiro). Due to the aforementioned research, it was possible to achieve the proposed objectives and to investigate external and internal factors of the institutions that contributed to a better performance of their students in the evaluations that were used as parameterseng
dc.contributor.advisor1Forte, Vinícius Leal do
dc.contributor.advisor1ID101.235.307-92por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5246371559103159por
dc.contributor.referee1Forte, Vinícius Leal do
dc.contributor.referee1ID101.235.307-92por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5246371559103159por
dc.contributor.referee2Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8084-7126por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4832316123512245por
dc.contributor.referee3Venceslau, Marilis Bahr Karam
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1469022160931686por
dc.creator.ID058.142.077-28por
dc.creator.Lattes-por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesAUSUBEL, David. P; NOVAK, Joseph. D.; HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. BAPTISTA, J.; et al. Recuperação desenvolvimental após a adoção: características da criança e da família. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto, Portugal. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 26, n. 2, p. 396-404. 2008. BAQUERO, R. Vygotsky e a aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008. BOUDON, Raymond. A desigualdade das oportunidades. Brasília, Editora da UnB, 1981. BREEN , R, GOLDTHORPE, JH - Racionalidade e sociedade, 1997. BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília-DF, 1988. Promulgada em 05/10/1988. BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Brasília, 1998. BRASIL, Lei nº 1614, de 24 de janeiro de 1990. Dispõe sobre o Pessoal do Magistério Público do Estado do Rio de Janeiro fica organizado em carreira, conforme previsto nos artigos 39 da Constituição Federal e 82 da Constituição Estadual. BRASIL, Lei nº 5623, de 1º de outubro de 2013. Dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos funcionários da Secretaria Municipal de Educação - SME e adota outras providências no interesse da valorização do pessoal da área de Educação e da melhoria da qualidade do ensino público municipal do Rio de Janeiro. BRASIL, Lei Nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012. Dispõe sobre o Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e sobre o Plano de Carreiras 81 de Magistério do Ensino Básico Federal, de que trata a Lei Nº 11.784, de 22 de setembro de 2008, e dá outras providências. CALDAS, C.C.S.; VIANA, C.S. As Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas na Formação de Professores e Alunos. Revista Margens Interdisciplinar, v.10, 2016. CARNEIRO, Verônica Lima. As avaliações estandartizadas e o papel do exame nacional do ensino médio (ENEM) na etapa final da educação básica. Revista Exitus, v.02, nº1, 2012. CARVALHO, S. L. Escalas da desigualdade urbana: a cidade do Rio de Janeiro e as favelas. Cadernos de desenvolvimento fluminense, 2016. COLÉGIO PEDRO II. CPII em Números - Perfil Discente 2018, Rio de Janeiro, 2019a. Disponível em: <http://www.cp2.g12.br/images/comunicacao/2019/Outubro/ pdi/1.%20Plano%20de%20Desenvolvimento%20Institucional.pdf >. Acesso em: 05/07/2020 COLÉGIO PEDRO II. Projeto Político Pedagógico Institucional 2017-2020. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: <http://www.cp2.g12.br/images/comunicacao/2018/ JUL/PPPI%20 NOVO.pdf>. Acesso em: 31/06/2020. D´AMBROSIO, U. Filosofia, Matemática e a Formação de Professores. Brasilia: UNESCO/Universidade de Brasília/Liber Livro Editora, 2009. ECHEVERRÍA, A. R.; BELISÁRIO, C. M. Formação inicial e continuada de professores num núcleo de pesquisa em ensino da Mate. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 8, n. 3, 2008. FARIA, A. R. O desenvolvimento da criança e do adolescente segundo Piaget. São Paulo: Ática, 2009. FELDMAN, R. D.; et al. Desenvolvimento humano. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 82 FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996. GARDNER, H. Inteligências múltiplas. A Teoria na prática. Rio de Janeiro: Artmed, 2007. GLOBO G1, Disponóivel em: <https://especiais.g1.globo.com/educacao/raio-x-das-escolas-do-brasil/> Acesso em: 05 fev 2020. GRANDO, N. I.; SCHNEIDER, I. J. Matemática: alguns elementos históricos e contemporâneos. Zetetiké, Campinas, v. 18, n. 33, p. 43-62, jan./jun. 2010. HERINGER, R HONORATO, G S. Acesso e sucesso no ensino superior: uma sociologia dos estudantes, 2015 IDEB, Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/conheca-o-ideb> Acessado em 06 de junho de 2020. KLÜSENER, R. Ler, escrever e compreender a matemática, ao invés de tropeçar nos símbolos. In: NEVES, I. C.B.; et al (orgs.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2007. p. 179-193. MACHADO, D.; GONZAGA, G. O impacto dos fatores familiares sobre a defasagem idade-série de crianças no Brasil. Revista brasileira de Economia. v. 61, n. 4. Rio de Janeiro, 2007. MONTOYA, A. O. D. Pensamento e linguagem: percurso piagetiano de investigação. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 1, p. 119-127, jan./abr. 2006. MORAN, J. Autonomia e colaboração em um mundo digital. Revista Educatrix, n.7. 2014. 83 MOURA, T. R. S. O conforto ambiental em edifícios escolares: da análise ao projeto. 116 f. 2006. Trabalho Final de Graduação. Universidade Estadual Paulista, Bauru. OBMEP, Disponível em: http://www.obmep.org.br. Acessado em 10 de outubro de 2020. ONUCHIQ, L R. Resolução de problemas na formação inicial de professores de Matemática, 2013. PADILHA, P R. Educar em todos os cantos: reflexões e canções por uma educação intertranscultural, 2007. PERRENOUD, Philippe. Formando professores profissionais: Que estratégia?Que competência. Porto Alegre, RS: Artmed Editora, 2001. PIAGET, J. Biologia e conhecimento: ensaio sobre as relações entre as regulações orgânicas e os processos cognoscitivos. Petrópolis: Vozes, 1973. PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil lexivo no Brasil: lexivo no Brasil gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. PONTE, J. P.; BROCADO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2003. PONTILLI, R. M; KASSOUF, A. L. Fatores que afetam a frequência e o atraso escolar. Revista de economia e sociologia rural, 2007. PORTELLA, A. L.; BUSSMANN, T. B.; OLIVEIRA, A. M. H. de. A relação de fatores individuais, familiares e escolares com a distorção idade-série no ensino público brasileiro. Nova Economia v. 27, n. 3, p. 477-509, 2017. ROCHA, A. M. da S. Adaptação escolar x angústia x trauma x prazer. Vitória-ES: 2013. 84 SANTOS, W. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CT-S (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, dez. 2012. SÁTYRO, N.; SOARES, S. A infraestrutura das escolas brasileiras de ensino fundamental: um estudo com base nos censos escolares de 1997 a 2005. Textos para Discussão nº 1267. Brasília: Ipea, 2007. SILVA, C. P. A Matemática no Brasil: uma história do seu desenvolvimento. 3. ed. São Paulo. SMOLE, K. C. S. A matemática na educação Infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artmed, 2010. TACHIZAWA, T.; ANDRADE, R. O. B. Gestão de Instituições de Ensino. Rio de Janeiro: FGV, 2006. VEGAS, E; UMANSKY, I. Melhorando o ensino e a aprendizagem por meio de incentivos eficazes. 2015. WAYNE, AJ, YOUNGS, P. Características do professor e avaliação do desempenho do aluno: uma revisão. 2003.por
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/72474/2020%20-%20Victor%20Wagner%20de%20Souza%20Gon%c3%a7alves.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6404
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2023-03-09T16:14:47Z No. of bitstreams: 1 2020 - Victor Wagner de Souza Gonçalves.pdf: 1121288 bytes, checksum: 112028d9662465b8f22e904e1ca89617 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-09T16:14:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Victor Wagner de Souza Gonçalves.pdf: 1121288 bytes, checksum: 112028d9662465b8f22e904e1ca89617 (MD5) Previous issue date: 2020-12-18eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Victor Wagner de Souza Gonçalves.pdf2020 - Victor Wagner de Souza Gonçalves1.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.