Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15551
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBaptista, Felipe Augusto de Oliveira
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:17Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:17Z-
dc.date.issued2013-08-12
dc.identifier.citationBAPTISTA, Felipe Augusto de Oliveira. Ensino de matemática à distância: uma experiência com o ensino de probabilidade. 2013. 69 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15551-
dc.description.abstractA Educação a Distância (EAD), apoiada por tecnologias de informação, principalmente pelo computador e ambientes virtuais de aprendizagem, permite inúmeros avanços do ponto de vista educacional. Neste contexto, esse trabalho apresenta um projeto instrucional de um curso de Probabilidades, totalmente a distância, que será utilizado como apoio às aulas presenciais de uma turma do 3º Ano do Ensino Médio. Com o intuito de verificar a qualidade e coerência das atividades propostas no curso, o mesmo foi aplicado paralelamente ao trabalho presencial do professor, tendo como característica ampliar ou recuperar estudos. Também foi feita, junto aos alunos dessa turma, pesquisa qualitativa e outra quantitativa viabilizadas através de um questionário padrão próprias do Ambiente Virtual utilizado, o Moodle. Então, através do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que recursos da EAD quando utilizados no ensino presencial podem contribuir para um melhor rendimento dos alunos, haja vista que os recursos necessários as atividades desenvolvidas no referido curso e em outros da modalidade à distância, estão muito mais adequadas ao perfil dos alunos de hoje.por
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasilpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação a Distânciapor
dc.subjectEnsino de Probabilidadepor
dc.subjectDesign Instrucional e Aprendizagem em Ambientes Virtuaispor
dc.subjectDistance Learningeng
dc.subjectTeaching Probabilityeng
dc.subjectInstructional Design and Learning in Virtual Environmentseng
dc.titleEnsino de matemática à distância: uma experiência com o ensino de probabilidadepor
dc.title.alternativeDistance mathematics teaching: an experience with the teaching of probabilityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe distance education (EAD), supported by information technologies, especially the computer and virtual learning environments, allows numerous advances in educational standpoint. In this context, this work presents an instructional design of a course in Probability, totally distance that will be used as support for the classroom of a class of 3rd year of high school. In order to verify the quality and consistency of proposed activities in the course, the course was applied parallel to the work of the classroom teacher, having a feature to extend or retrieve studies. Was this made, with the students of the course, qualitative and quantitative research, funded by a standard questionnaire used own Virtual Environment, Moodle. Then, through the development of this study, it was observed that many features of the EAD when used in classroom teaching can contribute to improved student achievement, considering that with the resources the activities in that course and other modality to distance are much more appropriate to the profile of today's students.eng
dc.contributor.advisor1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.advisor1ID646.919.007-30por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4832316123512245por
dc.contributor.referee1Santos, Douglas Monsores de Melo
dc.contributor.referee2Mattos, José Roberto Linhares de
dc.creator.ID103.363.637-10por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6682113090175128por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesALMEIDA, M.E.B. Educação a Distância na Internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem In: Educação e Pesquisa. São Paulo: v.29, n.2, p.327- 340, 2003. ALMEIDA, L. R. G. Ensino colaborativo de eletrônica em ambiente síncrono e assíncrono usando software livre. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, 2010. BRAGA, Marta; ULBRICHT, Vania. Acessibilidade em Ambiente Virtuais de Aprendizagem: Abordagem Teórica. Santa Catarina: UFSC, 2006. Disponível em: < http://www.infodesign.org.br/conteudo/pontoVista/3/ing/Ponto_de_vista_web.pdf >. CAMPOS, Fernanda; COSTA, Rosa Maria; SANTOS, Neide. Fundamentos da Educação a Distância, Mídias e Ambientes Virtuais. Juiz de Fora: Ed. Editar, 2007. FILATRO, Andrea. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008. FRANCO, L. R. H. R. et al. (Org.). Capacitação em Ambientes de Aprendizagem Virtual. Itajubá: UNIFEI, 2007. Disponível em: <http://www.ead.unifei.edu.br/~novolivrodigital/geralivro.php?codlivro=16&idsess=ld28052009110750>. GONZALES, M. Fundamentos da Tutoria em Educação a Distância. São Paulo: Editora Avercamp, 2005. LOPES, Maria Sandra Souza. Avaliação da Aprendizagem em Atividades Colaborativas em EaD viabilizada por um Fórum Categorizado. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007. 168 p. Dissertação (Mestrado em Informática) - Instituto de Matemática / Núcleo de Computação Eletrônica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. MAIA, Carmem. ABC da EaD. 1a. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 48 MOORE, Michel. Educação a Distância: Uma visão Integrada. Tradução Roberto Galman. São Paulo: Thomson Learning, 2007. NASCIMENTO, L.; COSTA, G. Educação e Treinamento a Distância Mediados por Computador: em busca da Aprendizagem Significativa. In: Novas Tecnologias na Educação. Rio Grande do Sul: CINTED-UFRGS, v.2, n.1, 2004. SANTOS, Cyntia Fernanda Gomes dos. Fórum Virtual: uma nova especialidade para a sala de aula, um novo olhar para professor e uma forma de aprender interagindo. Rio de Janeiro, 2007. Dissertação (Mestrado em Informática) - Instituto de Matemática / Núcleo de Computação Eletrônica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.por
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/62071/2013%20-%20Felipe%20Augusto%20de%20Oliveira%20Baptista.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3919
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-09-21T22:27:56Z No. of bitstreams: 1 2013 - Felipe Augusto de Oliveira Baptista.pdf: 871673 bytes, checksum: a2f173abf159b13156cbc3a2b25f45b5 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-21T22:27:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - Felipe Augusto de Oliveira Baptista.pdf: 871673 bytes, checksum: a2f173abf159b13156cbc3a2b25f45b5 (MD5) Previous issue date: 2013-08-12eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Felipe Augusto de Oliveira Baptista.pdf2013 - Felipe Augusto de Oliveira Baptista851.24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.