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dc.contributor.authorSilva, Fabrício de Azevedo
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:17Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:17Z-
dc.date.issued2015-08-31
dc.identifier.citationSILVA, Fabrício de Azevedo. O método da falsa posição: Uma alternativa para o ensino de resolução de problemas envolvendo equações do 1º grau. 2015. 51 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2015.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15550-
dc.description.abstractO principal objetivo desta pesquisa é verificar se o método da falsa posição, utilizado para resolver alguns problemas do Papiro de Rhind, pode ser uma alternativa para resolução de problemas que envolvem equações do 1º grau com uma incógnita para alunos do 7º ano do ensino fundamental. Esse método era utilizado pelos egípcios e trata-se de um caminho para encontrar a solução do problema através da estipulação de um valor inicial, considerado a falsa posição, que deverá ser ajustado imediatamente após para se obter o valor correto. Como observamos não ser raro que essa estratégia seja adotada pelos discentes nos dias atuais, acreditamos ser essa uma alternativa plausível para o ensino do conteúdo. Para verificar a eficácia do método, realizamos um estudo de caso – adotando uma abordagem qualitativa para analisar os dados recolhidos na pesquisa – com uma turma do 7° ano em uma escola da rede municipal do Rio de Janeiro. Propomos uma sequência de três atividades, aplicada em um único encontro, onde após a resolução dos problemas pelos discentes, iniciávamos uma discussão sobre quais estratégias adotaram. Após a resolução da primeira atividade, um problema retirado do Papiro de Rhind, durante o período destinado à discussão do problema, mostramos como os egípcios o resolviam. Podemos perceber que uma quantidade considerável deles se identificou com o método, pela forma como resolveram as atividades posteriores.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProblem solvingeng
dc.subject1st degree equationeng
dc.subjectfalse position methodeng
dc.subjectRhind Papyruseng
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectequação do 1º graupor
dc.subjectmétodo da falsa posiçãopor
dc.subjectPapiro de Rhindpor
dc.titleO método da falsa posição: Uma alternativa para o ensino de resolução de problemas envolvendo equações do 1º graupor
dc.title.alternativeThe False Position method: An alternative for teaching problem solving involving the 1st degree equationseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe main objective of this research is to see whether the false position method, used to solve some problems Rhind Papyrus, can be an alternative for solving problems that involve the 1st degree equations with one unknown for students from the 7th grade of elementary school. The Egyptians used this method and this is a way to find the solution of the problem by requiring an initial value, considered the false position, which should be adjusted immediately to obtain the correct value. As we noted not rare that this strategy is adopted by students nowadays, we believe this is a plausible alternative to the teaching content. To check the effectiveness of the method, We conducted a case study – adopting a qualitative approach to analyze the data collected in search – with a group of the 7th grade in a municipal school in Rio de Janeiro. We propose a sequence of three activities, applied in a single meeting, where after the resolution of problems by students, we began a discussion of what strategies adopted. After the resolution of the first activity, a problem taken from the Rhind Papyrus, during the period for the discussion of the problem, we show how the Egyptians resolved. We can see that a considerable amount of them identified with the method, by the way they decided later activities.eng
dc.contributor.advisor1Pereira, Pedro Carlos
dc.contributor.advisor1ID568.361.207-15por
dc.contributor.referee1Pereira, Pedro Carlos
dc.contributor.referee2Pereira, Orlando dos Santos
dc.contributor.referee3Mattos, José Roberto Linhares de
dc.creator.ID101.197.237-94por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5771870637605840por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqMatemáticapor
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dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2314
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-05-17T18:02:00Z No. of bitstreams: 1 2015 - Fabrício de Azevedo Silva.pdf: 2083796 bytes, checksum: d9a26681bab37d5289f5f06f93a62cc8 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-17T18:02:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Fabrício de Azevedo Silva.pdf: 2083796 bytes, checksum: d9a26681bab37d5289f5f06f93a62cc8 (MD5) Previous issue date: 2015-08-31eng
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