Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15539
Tipo do documento: Dissertação
Title: Uma abordagem construtivista do teorema de Tales sob a perspectiva da teoria de Van Hiele
Other Titles: A constructivist approach to Tales' theorem from the perspective of Van Hiele's theory
Authors: Martins, Erickson Nunes
Orientador(a): Pereira, André Luiz Martins
Primeiro membro da banca: Pereira, Orlando dos Santos
Segundo membro da banca: Silva, Maria Darci Godinho
Keywords: História da Matemática;Construtivismo;Teorema de Tales;Teoria de Van Hiele;History of Mathematics;Constructivism;Theorem Tales;Van Hiele Theory
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Issue Date: 30-Aug-2014
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citation: MARTINS, Erickson Nunes. Uma abordagem construtivista do teorema de Tales sob a perspectiva da teoria de Van Hiele. 2014. 84 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2014.
Abstract: Este trabalho busca verificar quais são as dificuldades de aprendizagem reveladas pelos alunos do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental, nas atividades que envolvem o teorema de Tales. Através de uma abordagem construtivista, pretende-se direcionar e orientar o aluno para uma análise gradativa e interpretativa das ações tomadas para o entendimento e a resolução de situações-problemas que envolvam o teorema de Tales. Para tanto, buscou-se olhar o teorema de Tales sob a perspectiva da teoria de Van Hiele, cuja aprendizagem , sobretudo em geometria, se dá em níveis de compreensão, cabendo ao professor o papel de atuar apenas nos momentos em que o aluno se encontra apto, ou não, a progredir de nível, condição que a teoria de Van Hiele chama de fase de aprendizagem, e ainda, dentro desse contexto, utilizar a história da matemática como elemento motivador. A elaboração das atividades teve um enfoque na compreensão dos elementos formadores e que compõem o teorema de Tales, bem como as diversas formas que eles aparecem em nosso cotidiano e, assim, fazer uma análise interpretativa de situações-problemas em que podemos aplicar o teorema e avaliar se as habilidades e competências, necessárias ao processo de ensino-aprendizagem, foram adquiridas de maneira satisfatória.
Abstract: This paper seeks to determine which learning difficulties are revealed by the students of 8th and 9th grade of elementary school, in activities involving the theorem of Thales. Through a constructivist approach, we intend to direct and guide the student to a gradual and interpretative analysis of the actions taken to understand and solve problem situations involving the theorem of Thales. In order to achieve this aim, we thought to look at the theorem of Thales from the perspective of the Van Hiele theory, whose learning, particularly in geometry, occurs in levels of understand of teacher's role acts only at times when the student is able, or not, progressing level, condition that the theory of Van Hiele calls learning phase, and also, in this context, to use the history of mathematics as motivator. The preparation of the activities had a focus on understanding the forming elements which compose the theorem of Thales, as well as the various forms they appear in everyday life and, thus, to interpretative analysis of problem situations in which we can apply the theorem and assess whether the necessary skills and competencies to the teaching-learning process were acquired in a satisfactory manner
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15539
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Erickson Nunes Martins.pdf3.56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.