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dc.contributor.authorArroio, Richard dos Santos
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:10Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:10Z-
dc.date.issued2013-03-25
dc.identifier.citationARROIO, Richard dos Santos. Ensino de Matemática para alunos surdos com a utilização de recursos visuais. 2013. 47 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15534-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo apresentar uma abordagem diferente no ensino de matemática para alunos surdos. Serão utilizados recursos visuais e tecnológicos para promover uma maior interação do aluno com o processo de aprendizagem e consequentemente melhorar a aprendizagem da matemática. No primeiro momento é abordado o que é surdez, a identificação da cultura surda e sua história, assim como as principais características do aprendizado matemático dos alunos surdos. Num segundo momento descreveremos passo a passo como foi desenvolvimento do trabalho realizado em sala de aula com essa abordagem. Por fim apresentaremos as conclusões, o que funcionou bem e o que foi necessário mudar para ter um melhor proveito.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizado matemáticopor
dc.subjectSurdezpor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectlearning of mathematicseng
dc.subjectDeafnesseng
dc.subjectTeacheng
dc.titleEnsino de Matemática para alunos surdos com a utilização de recursos visuaispor
dc.title.alternativeTeaching mathematics to deaf students with visual tollseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis paper aims to present a different approach in teaching mathematics to deaf students. Will use visual and technological tools to promote greater student interaction with the learning process and consequently improve the learning of mathematics. At first is discussed what is deafness, the identification of deaf culture and history, as well as them a in features of mathematical learning of deaf students. In a second moment we describe step by step how was the development work done in the classroom with this approach. Finally we present the conclusions, which worked well and what may need to change was to have a better advantage.eng
dc.contributor.advisor1Pereira, André Luiz Martins
dc.contributor.advisor1ID021.508.077-77por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5539956300898040por
dc.contributor.referee1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.referee2Yukizaki, Suemy
dc.contributor.referee3Gonçalves, Adilson
dc.contributor.referee4Pereira, Alex Farah
dc.creator.ID091.582.317-90por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0565916062834724por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesALENCAR, Rayane. LIBRAS, Imperatriz, 27 jul. 2010. Disponível em: <http://librasitz.blogspot.com.br/2010/07/os-cinco-parametros.html>. Acesso em 5ago. 2012. Não paginado ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002. AZEVEDO, Luiz Augusto. Ângulos. Aula do Guto, 28 mar. 2012a. Não paginado.Disponível em <www.auladoguto.com.br/videoaulas-de-matematica/videoaula-angulo>. Acesso em 20 de jul. 2012. AZEVEDO, Luiz Augusto. Fundamentos de geometria plana. Aula do Guto, 28 mar. 2012b. Não paginado.Disponível em: <www.auladoguto.com.br/videoaulas-de-matematica/videoaula-fundamentos-de-geometria-plana>. Acesso em: 5de set. 2012. AZEVEDO, Luiz Augusto. Polígonos e seus elementos.Aula do Guto, 4 abr. 2012c. Não paginado. Disponível em: <www.auladoguto.com.br/videoaulas-de-matematica/videoaulas-poligonos-e-seus-elementos>. Acesso em: 5 de set. 2012. BRASIL, MEC, SEESP. 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dc.subject.cnpqMatemáticapor
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