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dc.contributor.authorFerreira, Edhana das Graças
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:09Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:09Z-
dc.date.issued2017-08-31
dc.identifier.citationFERREIRA, Edhana das Graças. Uma proposta metodológica para o ensino de gráficos de funções trigonométricas. 2017. 90 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15533-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo propor uma metodologia que auxilie os professores no ensino de gráficos de funções trigonométricas a partir do desenvolvimento de estudos dirigidos com atividades envolvendo o uso de tecnologia, neste caso o software Graphmatica. É realizada uma revisão bibliográfica sobre a evolução histórica da Trigonometria, o uso de tecnologia e dos estudos dirigidos na educação. Em seguida, são analisados os capítulos referentes às funções trigonométricas nos livros didáticos propostos no guia mais recente, o PNLD 2015. A utilização da tecnologia é proposta como uma alternativa ao método tradicional de ensino e visa aumentar o interesse dos alunos por se tratar de algo muito presente em seu cotidiano cada vez mais dominado por computadores, tablets e smartphones. A partir das representações gráficas das funções básicas seno, cosseno e tangente, busca-se a análise de particularidades das famílias de funções, como domínio, imagem e período, através de atividades direcionadas até a generalização dessas especificidades com as mudanças de parâmetros, bem como das transformações gráficas ocorridas. É realizada uma exposição dos resultados qualitativos da aplicação do material em pesquisa realizada em uma turma de primeira série do ensino médio, que em aspectos gerais foram considerados positivos.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectEstudo Dirigidopor
dc.subjectRepresentação Gráficapor
dc.subjectFunções Trigonométricaspor
dc.subjectGraphmaticapor
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectDirected Studyeng
dc.subjectGraphic representationeng
dc.subjectTrigonometric Functionseng
dc.subjectGraphmaticaeng
dc.titleUma proposta metodológica para o ensino de gráficos de funções trigonométricaspor
dc.title.alternativeA methodological proposal for the teaching of graphs of trigonometric functionseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work aims to propose a methodology that helps teachers on the teaching of graphs of trigonometric functions from the development of studies directed with activities involving the use of technology, in this case the software Graphmatica. It is made a bibliographical review on the historical evolution of Trigonometry, the use of technology and the studies directed in education. Then, are analyzed the chapters on trigonometric functions in the textbooks proposed in the most recent guide, the PNLD 2015. The use of technology is proposed as an alternative to the traditional method of teaching and aims to increase the interest of students as it is something very present in their daily life increasingly dominated by computers, tablets and smartphones. From the graphical representations of the basic functions sine, cosine and tangent, seek the analysis of particularities of the families of functions, such as domain, image and period, through directed activities until the generalization of these specificities with the parameters changes, as well as the graphical transformations that occurred. It is held an exposition of the qualitative results of the application of the material in research conducted in a first year class in high school, which in general aspects were considered positiveeng
dc.contributor.advisor1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.advisor1ID64691900730por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4832316123512245por
dc.contributor.referee1Pereira, André Luiz Martins
dc.contributor.referee2Esquincalha, Agnaldo da Conceição
dc.creator.ID09006099740por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesBITTAR, M. Possibilidade e dificuldades da incorporação do uso de softwares na aprendizagem da matemática. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), 3, 2006, Águas de Lindóia, São Paulo. Anais eletrônicos... G06 - Educação Matemática novas tecnologias e educação a distância. Disponível em: <http://tecmat-ufpr.pbworks.com/f/R0182-1.pdf>. Acesso em: 01 de dezembro de 2016. BORTOLLI, G. Um Olhar Histórico nas Aulas de Trigonometria: Possibilidades de Uma Prática Pedagógica Investigativa. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas) – Centro Universitário Univates, Lajeado, 2012. Disponível em: <https://www.univates.br/bdu/handle/10737/281>. Acesso em 20 dez. 2014. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Guia de Livros Didáticos: PNLD 2015: Matemática: Ensino Médio. Brasília, DF: Secretaria de Educação Básica, 2015. 108 p. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1997. CINEL, N. C. B. Estudo dirigido. Revista do Professor, Porto Alegre, 19 (73): 31-35, Jan./mar. 2003. Disponível em: <www.portal.educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos/.../estudo%20dirigido.pdf>. Acesso em: 01 de dezembro de 2016. COSTA, N. M. L. A História da Trigonometria. Revista da SBEM, ano 10, São Paulo, n° 13, p. 60-69, março, 2003. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/espmat/disciplinas/geotri/modulo3/mod3_pdf/historia_triogono.pdf >. Acesso em: 01 de dezembro de 2016. DANTE, L. R. Matemática: Contexto e Aplicações. Vol. 2. 2. ed. São Paulo: Ática, 2013. EVES, H. Introdução à História da Matemática. Tradução: Hygino H. Domingues. 3 ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2004. GRAVINA, M. A.; SANTAROSA, L. M. A Aprendizagem da Matemática em Ambientes Informatizados. IV Congresso RIBIE, Brasília, 1998. Disponível em: <http://lsm.dei.uc.pt/ribie/docfiles/txt200342413933117.PDF>. Acessado em: 20 dez. 2014. 75 IEZZI, G., DOLCE, O., DEGENSZAJN, D. M., PÉRIGO, R., ALMEIDA, N. S. Matemática: Ciências e Aplicações. Vol. 2. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2013. LEONARDO, F. M. Conexões Com a Matemática. Vol. 2. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2013. LIBÂNEO, J.C. Didática. 2ª ed. São Paulo: Cortez; 1994. MACHADO, C. P. Investigando o Uso de Softwares Educacionais Como Apoio ao Ensino de Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do S, Porto Alegre, 2011. Disponível em: <http://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/3075?locale=pt_BR>. Acesso em 01 dez. 2016. NÉRI, I. C. Guia do Usuário do Graphmatica versão 2003p. São Paulo 2007. http://www.Graphmatica.com/user/GuiaDoUsuario-Graphmaticav2003p.pdf. Acesso em 01 dez. 2016. PAIVA, M. R.Matemática Paiva. Vol. 2. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2013. PALIS, G. R. O conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo do professor de Matemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 12, n. 3, p. 432-51, 2010. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4288/3695>. Acesso em: 01 de dezembro de 2016. RIO DE JANEIRO. Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Currículo Mínimo de Matemática. 2011a. Rio de Janeiro, 17 de janeiro de 2011. Disponível em: <http://conexaoescola.rj.gov.br/curriculo-basico/matemática>. Acesso em: 01 de dezembro de 2016. SMOLE, K. S., DINIZ, M. I. Matemática: Ensino Médio. Vol. 2. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2013. SOUZA, J. R. Novo Olhar: Matemática. Vol. 2. 2. ed. São Paulo: FTD, 2013. VALENTE, J. A. (1993a). Diferentes Usos do Computador na Educação. Em Aberto, Brasília, ano 12, n.57, jan./mar. 1993. Disponível em: <http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/1876>. Acesso em: 01 de dezembro de 2016.por
dc.subject.cnpqMatemáticapor
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