Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15529
Tipo do documento: Dissertação
Title: Fractais:motivando a Matemática no ensino médio
Other Titles: Fractals: Motivating Math in High School
Authors: Médice Júnior, Fábio
Orientador(a): Conceição Junior, Duilio Tadeu da
Primeiro membro da banca: Santos, Douglas Monsôres de Melo
Segundo membro da banca: Antunes, Gladson Octaviano
Keywords: Ensino Médio;Geometria;Fractais;Secondary School, ,;Geometry;Fractals
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Issue Date: 30-Aug-2014
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citation: Médice Júnior, Fábio. Fractais:motivando a Matemática no ensino médio. 2014. [67 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
Abstract: O interesse dos alunos pela matemática é corriqueiramente baixo, e isto muito se deve à falta de estimulos concretos e aplicações no cotidiano do aluno. Os fractais e sua geometria fazem vislumbrar aplicações da matemática raramente apresentadas aos nossos alunos. Neste trabalho apresentamos os fractais construídos a partir de figuras geométricas simples como retas, triângulos, cubos, etc., e de processos iterativos simples realizando manipulações de figuras geométricas das figuras geométricas. Apresentamos um estudo do perímetro e área e sua relação com Progressões Geométricas. O estudo da dimensão de alguns fractais é também abordado através de uma forma construtiva e simples, onde é possível também utilizar os logaritmos. Veremos também que é possível construir alguns fractais com papel e tesoura, através de recortes e dobraduras, instigando a curiosidade nos alunos pois torna a matemática construtiva e concreta, saindo um pouco do abstratismo
Abstract: The interest of our students for mathematics is routinely low, and this really is due to the absence of specific stimuli and application in everyday student. Fractals and their geometry is rarely glimpse of mathematical applications presented to our students. We present the fractals built from simple geometric figures such as straight lines, triangles, cubes, etc., and simple iterative processes, performing geometric manipulation of these figures. We present a study of the perimeter and area, and its relationship with Geometric Progressions. The study of some fractal dimension is also addressed through a constructive and simple way, where you can also use logarithms. We will also see that it is possible to build some fractals with paper, scissors, through cuts and folds, instigating curiosity in students as it makes the mathematics more constructive and concrete
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15529
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Fábio Médice Júnior.pdfFábio Médice Júnior22.9 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.